Quem é quem

Mariana Barros

Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Mariana Barros é formadora nos cursos de Especialização EaD (E-Learning) em Organização e Gestão da Formação, em Gestão de Recursos Humanos e coordenadora dos cursos de Formação pedagógica inicial de Formadores, homologados pelo IEFP. Faz parte da Equipa de coordenação e gestão dos cursos homologados pela ACT. Atualmente, desempenha funções de Coordenadora da Formação na Twofold – Academia de Formação.

Categorias: Formador, Perito
Entidade: Twofold - Academia de Formação
Quem é quem

Joana A. P. Fernandes da Costa

Joana Costa é licenciada em Educação, pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Foi autora de um dos primeiros estudos sobre o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na vida dos adultos certificados. Atualmente desempenha funções de Gestora da Formação , Coordenadora Científica e E-Formadora na Twofold – Academia de Formação.

Categorias: Formador, Perito
Entidade: Twofold - Academia de Formação
Quem é quem

Jorge Freire

Completei um mestrado em tecnologias educativas na Birkbeck University e no Institute of Education e tenho desenvolvido a prática profissional no apoio a alunos e professores no uso das tecnologias educativas, tendo cinco anos de experiência tanto no ensino superior, como ao nível do ensino secundário no Reino Unido, como designer instrucional, formador de e-elearning e em administração de plataformas de tecnologia educacional (Moodle e Blackboard; Ech360 e Panopto; Adobe Connect; Planet eStream; Poll Everywhere, etc.). Trabalhando em equipas multidisciplinares, dei apoio e formação, promovi inovação e participei num vasto leque de projetos nas áreas do ensino à distância, b-learning, avaliação online, uso de multimédia para o ensino-aprendizagem e avaliação, m-learning e no ensino presencial f2f enriquecido pela tecnologia, em papéis diferentes: gestão de projetos, gestão de mudança, administração de sistemas, consultadoria no desenho instrucional, pesquisa, formação de professores, alunos e equipas, desenho de cursos, etc. Na City University London, colaborei com várias equipas com competências pedagógicas e tecnológicas para construir, promover e apoiar o ensino-aprendizagem f2f em espaços flexíveis de aprendizagem, trabalhando num projecto inovador que, de forma coordenada, transforma centenas de espaços de aprendizagem formais e informais e o ensino nestes. Também na City University London e no Newham Sixth Form College, dei formação a professores e equipas em como desenhar actividades, conteúdos e currículos para m-learning, b-learning e ensino f2f em várias plataformas, fazendo parte de serviços de consultadoria de desenho de currrículos, actividades e conteúdos para modalidades e grupos diferentes. Na University of Westminster, promovo boas práticas no uso de espaços flexíveis de aprendizagem, b-learning e m-learning, dando formação e liderando projetos.

Currículo: http://www.linkedin.com/in/jorgefreireEdTech

Categorias: Consultor, Formador
Quem é quem

Francisco Sousa

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Coordenador da pós-graduação em e-learning na Universidade dos Açores. Investigador do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Co-convenor da rede 3 (Curriculum Innovation) da EERA (European Educational Research Association).

Curriculum DeGóis

Categorias: Professor
Entidade: Universidade dos Açores
Quem é quem

Adriana Maria P. Marques Teixeira

7 anos de experiência na área do e-Learning. Formadora e Tutora Certificada na Modalidade e-learning (com experiência na utilização da Plataforma Moodle e na Plataforma de Comunicação Microsoft Teams). Colabora com regularidade com entidades formadoras certificadas pela DGERT em e-learning, como o Webstudy Lda e PSZ Academy, em cursos nas áreas da Gestão e Jurídica. Elemento da Bolsa de Formadores da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução desde Setembro de 2021.

Categorias: Formador
Entidade: Diversas
Quem é quem

José Carvalho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do Centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve, ainda, envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão de projetos nacionais e internacionais (RCAAP, Necobelac, Foster).

Categorias: Consultor, Formador, Perito
Quem é quem

José Bidarra

Professor na Universidade Aberta onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer várias funções de coordenação académica. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning, ebooks, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas organizações.

Categorias: Consultor, Formador, Perito, Professor
Entidade: Universidade Aberta
Quem é quem

António Vilela

Director Geral da ED-ROM – Produção de Conteúdos Multimédia desde 2002, empresa Moodle Partner em Portugal, vocacionada para a produção de conteúdos multimédia para a área do e-learning. Responsável pela implementação de Plataforma de ensino on-line em diversos clientes da ed-rom como o Instituto de Meteorologia, o INDEG/ISCTE, o Instituto de Formação Bancária de Moçambique, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Instituto de Meteorologia, entre outros. A paixão pelo e-learning começou em 1997, com a sua grande participação o projeto de sensibilização para a Engenharia Financeira promovido pelo IAPMEI e consubstanciou-se no ano 2000, sendo responsável pela implementação de um curso de pós-graduação em Finanças totalmente online no CEMAF/ISCTE, ficando assim para sempre associado a estas iniciativas pioneiras de e-learning em Portugal. Movido pela crença que era possível fazer e-learning de qualidade, por um custo aceitável, e que a qualidade não se mede pela quantidade de botões, imagens, vídeos e animações, mas sim pela capacidade de motivar os alunos, pela eficácia pedagógica e pelos resultados de aprendizagem obtidos, quando foi confrontado com o projeto Moodle, teve um caso de amor à primeira vista. Em 2006 fechou finalmente o acordo de parceria com o Moodle tornando a ED-ROM na única empresa Moodle Partner em Portugal.

Categorias: Consultor, Formador, Professor
Entidade: ED-ROM – Produção de Conteúdos Multimédia