Projetos

Informação sobre projetos no âmbito do e-Learning, os quais são/foram promovidos por entidades portuguesas ou com parcerias portuguesas.

Tex Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises

Difundir a cultura organizacional criativa e inovadora dentro das empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para alcançar melhor formação. A parceria entre instituições de investigação ajudará as empresas têxteis envolvidas neste projeto a aprender como aplicar o pensamento criativo nas suas organizações e como desenvolver a capacidade de inovação e mudança.
O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada. Esta ferramenta de software irá ajudar as equipas de tomada de decisões das empresas (gestores, especialistas em RH, profissionais), bem como os estagiários (funcionários jovens, estudantes, investigadores) a lidar com os novos desafios da inovação e da competitividade para a área têxtil.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:

INCDTP – National Research and Development Institute for Textiles and Leather (Roménia)
TecMinho (Portugal)
Centrocot  (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Technical University – Iasi (Roménia)

Data: 2016 - 2018
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)

Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN

O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).

Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade do Minho, e Latino Group.

Data: 2016 - 2017
Promotor: Politechnika Rzeszowska im. Ignacego Lukasiewicza PRz (Polónia)

Advan2Tex – E-learning course for innovative textile fields

O projeto Advan2Tex pretende contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.

Este projeto é dinamizado numa parceria entre o INCDTP – Instituto Nacional  de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (Roménia – coordenador do projeto), Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (Portugal), TZU – Instituto de Ensaios Têxteis (República Checa), Universidade de Maribor (Eslovénia), e Universidade Técnica de Iasi (Roménia).

Financiado pela Comissão Europeia – Parceria estratégica KA2 na área de têxteis inovadores – programa Erasmus+.

Data: 2014 - 2016
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)

EMMA – providing multilingual access to European MOOCs

O European Multiple MOOC Aggregator (designado como EMMA), é uma acão-piloto de 30 meses apoiada pela União Europeia. Destina-se a mostrar a excelência em metodologias inovadoras de ensino e abordagens de aprendizagem por meio da criação de MOOCs-piloto em grande escala sobre assuntos diversos. O projeto EMMA irá fornecer um sistema de disponibilização de cursos online livres e abertos em vários idiomas a partir de diferentes universidades europeias, de forma a ajudar a preservar a rica herança cultural, educativa e linguística da Europa e para promover a aprendizagem intercultural e multilingue.

EMMA vai funcionar em dois modos principais: como um sistema agregador e de alojamento de cursos produzidos por universidades europeias ; e como um sistema que permite aos alunos a construção de dos seus próprios cursos utilizando unidades de MOOCs como blocos de construção. A equipa EMMA recorre a uma abordagem deliberada multi-lingual, multi-cultural de aprendizagem, oferecendo serviços de tradução e transcrição embutidos para cursos alojados na plataforma.

O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Entidade parceria portuguesa:  Universidade Aberta.

http://europeanmoocs.eu/

Data: 2014 - 2016
Promotor: Università degli Studi di Napoli Federico II

GAIN TIME

O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.

Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.

Data: 2014 - 2016
Promotor: CECE - Confederación Española de Centros de Enseñanza