Projetos

Informação sobre projetos no âmbito do e-Learning, os quais são/foram promovidos por entidades portuguesas ou com parcerias portuguesas.

Skills4Smartex – Smart textiles for STEM Training

O projeto “Skills4Smartex” é um projeto com o objetivo principal de melhorar o conhecimento, as competências e a empregabilidade dos alunos de Formação Profissional nos campos relacionados com as STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática), fornecendo instrumentos de formação adequados para compreender o trabalho multidisciplinar através de têxteis inteligentes.
Um dos outputs deste projeto transnacional será um curso b-learning sobre Têxteis Inteligentes, estimulando o pensamento multidisciplinar.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação
TecMinho (Portugal)
Universidade de Ghent (Bélgica)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Iasi, Roménia)
TZU – The Textile Testing Institute (Brno – República Checa)

Data: 2018 - 2020
Promotor: INCDTP

UNorteX – Universidade do Norte Extension School

O projeto UNorteX.pt pretende apostar no desenvolvimento de uma estrutura de gestão e implementação de cursos a distância no âmbito do consórcio UNorte.pt, envolvendo infraestrutura, equipamento e desenvolvimento de uma estratégia de articulação da oferta educativa das instituições envolvidas.
Pretende-se reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região de intervenção: Norte de Portugal.

Entidades beneficiárias: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta operação pretende dotar o consórcio da infraestrutura necessária, sendo os objetivos específicos da operação os seguintes:

– Desenvolvimento de uma infraestrutura comum para a educação a distância, que permita a produção e oferta de MOOCs (Massive Open Online Courses) e outros modelos de formação oferecidos em regime de e-learning e b-learning;
– Desenvolvimento de regras comuns para a creditação interinstitucional de MOOCs e outros cursos de educação a distância;
– Contribuição para a modernização tecnológica e pedagógica na área da educação a distância, tanto nos cursos conferentes de grau, como na educação contínua;
– Aumento do acesso a formação a novos públicos, seja ao nível da formação pós-graduada conferente de grau, como ao nível da formação ao longo da vida;
– Facilitar a expansão da oferta formativa das instituições do consórcio U.Norte.pt nos países de língua portuguesa;
– Assegurar a coordenação de esforços para a criação de uma oferta formativa partilhada;
– Desmaterializar o processo de formação, avaliação e certificação.

Data: 2017 - 2020
Promotor: Universidade do Porto

Inclusive Tourism

O projeto internacional “Inclusive Tourism – Turismo Inclusivo” visa apoiar a inserção profissional de pessoas com deficiência no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo (setor do Turismo). O principal objetivo é o desenvolvimento de ferramentas formativas inovadoras para aumentar as competências das Pessoas com Deficiência, dos formadores e técnicos que com elas trabalham e dos profissionais do setor do Turismo como forma de melhorar a empregabilidade das Pessoas com Deficiência no contexto do Turismo Inclusivo.

Os materiais formativos produzidos serão traduzidos para 4 línguas diferentes: Português, Espanhol, Esloveno e Inglês e serão alojados numa plataforma aberta e acessível à comunidade em geral, com um curso online.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus +.

Parceria:
– Câmara do Comércio de Valência (Espanha)
– AMICA (Espanha)
– CUDV Draga (Eslovénia)
– CPU (Eslovénia)
– PERFIL (Portugal)
– CERCIGUI (Portugal)

Data: 2017 - 2019
Promotor: Câmara do Comércio de Valência

TAD: The Ability Advisor

O projeto “TAD – The Ability Advisor”  visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto lançou um um curso de formação em b-learning que incluiu uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.

O curso online “Consultor de Turismo Acessível” está disponível em https://learning.abilityadvisor.eu/

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)

 

Data: 2017 - 2019
Promotor: Public institution Panevezys Labour Market Training Centre

Tex Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises

Difundir a cultura organizacional criativa e inovadora dentro das empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para alcançar melhor formação. A parceria entre instituições de investigação ajudará as empresas têxteis envolvidas neste projeto a aprender como aplicar o pensamento criativo nas suas organizações e como desenvolver a capacidade de inovação e mudança.
O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada. Esta ferramenta de software irá ajudar as equipas de tomada de decisões das empresas (gestores, especialistas em RH, profissionais), bem como os estagiários (funcionários jovens, estudantes, investigadores) a lidar com os novos desafios da inovação e da competitividade para a área têxtil.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:

INCDTP – National Research and Development Institute for Textiles and Leather (Roménia)
TecMinho (Portugal)
Centrocot  (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Technical University – Iasi (Roménia)

Data: 2016 - 2018
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)