Boas Práticas

Dedicamos esta página à partilha de boas práticas em formação e-learning / b-learning de entidades diversas em Portugal, tanto a nível público, como privado, enriquecendo a base de conhecimento sobre o e-learning nacional.

Grande parte dos cursos são organizados para avançar apenas com uma inscrição - cursos individuais. Também temos uma oferta de formação que se realizará em grupo (é necessário um n.º mínimo de formandos para iniciar a formação). As ações promovidas pela Plena.mente, Lda. são realizadas em regime formação a distância (sessões online síncronas e assíncronas).
Ano: 2015
Responsável: Celina Oliveira
Como testemunho de boas práticas gostaríamos de partilhar um curso sobre Gestão de Tempo, em b-learning intitulado "Manage yourself in Time", o qual foi desenvolvido em conjunto por diferentes territórios, trabalhando também de forma colaborativa à distância, com o duplo propósito de construir uma solução para o mercado, bem como para os colaboradores PwC. A tradição de utilização das novas tecnologias na formação já é vasta pelo que o trabalho desenvolvido na área das "Learning Tecnologies", permitiu à PwC ser uma das vencedoras do 2012 Brandon Hall Excellence in Learning Awards com a melhor blended solution pelo seu currículo em Learning Technologies e também como Best Learning Team.
Ano: 2014
Responsável: Catarina J. Morgado
A oferta de cursos online tem a particularidade de ter sido desenvolvida de forma modular, podendo o participante optar por adquirir todo o programa ou apenas os módulos que façam mais sentido para a sua aprendizagem. Assim, embora se tratem de produtos desenvolvidos para um público heterogéneo, existe flexibilidade na seleção do percurso individual de cada participante. Além do anterior, destaca-se o regime de autoestudo, o que permite: total flexibilidade de horários e de momento de inscrição e frequência do curso. O formando pode iniciar o seu estudo sem estar dependente de turmas ou edições, definindo não só o seu horário, como também o seu período de estudo (num máximo de 3 meses).
Ano: 2014
Responsável: Catarina J. Morgado