ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho

Voltar à lista

Ano
2013
Entidade
ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho
Responsável pelo e-learning
Maria Eduarda Caridade
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho. Entidade que garante o cumprimento da legislação em vigor relativamente ao normativo do trabalho e segurança e saúde no trabalho.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
34 %
3. Caracterização dos cursos online
A formação realizada é interna totalmente a distância ou com uma ou duas sessões presenciais, sempre com tutoria.
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
A formação online realizada pela ACT é interna, para um número elevado de formandos (máximo 500 formandos), é individual, totalmente a distância ou com uma ou duas sessões presenciais, com avaliação sumativa realizada online.
5.1. Duração dos cursos/projeto
100% assíncronas.
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Manual de formação realizado pelo grupo de formadores nomeado para cada formação, com toda a informação sobre o curso. Conteúdos divididos em módulos com questões para responder em fórum de discussão. Formação estimada para duas horas diárias. Número de dias variável de acordo com o tema a abordar.
A avaliação também varia, podendo ter avaliação diagnóstica, intermédia e final. A participação nos fóruns também é avaliada.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
O tutor disponibiliza os conteúdos e coloca no fórum questões para discussão. Intervem sempre que necessário.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
As atividades a realizar pelo formando são diárias e consistem em ler os documentos disponibilizados e participar nos fóruns.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Avaliação pode ter avaliação diagnóstica, intermédia e final. A participação nos fóruns também é avaliada e tem um peso de 10 a 20% na nota final.
A avaliação é realizada por teste com questões de escolha multipla (5 a 12), ou (raramente) questões abertas.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Os conteúdos diaponibilizados podem ser textos elaborados pelos formadores. Legislação, fotografias, videos, filmes, links para instituições, sites e outros.
Os conteúdos são validados pelos coordenadores das ações e revistos sempre que seja necessário repetir esta formação para novos formandos.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
A ACT utiliza o MOODLE, por tópicos e cada um destes corresponde a um módulo do curso que pode durar mais de um dia de formação. Os testes de avaliação também são construídos na plataforma assim como os questionários de satisfação,
É fechada aos trabalhadores da ACT e são admitidos pelo administrador da plataforma.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Manual de formação (guia) realizado pelo grupo de formadores nomeado para cada formação, com toda a informação sobre o curso, o que é disponibilizado e quando, os passos que devem seguir, o modo como será efetuada a avaliação.
Informação sobre: objetivos do curso, público-alvo, competências a desenvolver, pré-requisitos, duração e estrutura do curso, metodologia, recursos de aprendizagem, compromissos a assumir pelo formador e pelo formando.
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
Que todos tenham conhecimento das regras (formadores, formandos, dirigentes e direção da ACT).
Uma boa ligação à internet e computadores compatíveis.
Bons conteúdos e bom acompanhamento.
Voltar à lista