Plena.mente, Eventos e Serviços Educativos, Lda.

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Ano
2015
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Documentos regulamentadores da formação e templates de apoio são fornecidos pela Plena.mente, Lda.
As propostas de ações de formação são feitas pelos formadores que colaboram com a Plena.mente.
Todo o material elaborado para a ação é da responsabilidade do formador.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Após a inscrição efetiva do formando é enviada em suporte informático uma pasta que servirá de apoio à formação, onde constam: Regulamento interno da formação; Guia do e-formando; Instruções de acesso à plataforma; Cronograma; Contrato de formação.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
Plataforma utilizada pela empresa Plena.mente é a Moodle. Nesta, ultilizamos as seguintes ferramentas: - Fórum: O fórum servirá para desenvolvimento dos temas abordados no respetivo bloco formativo entre os formandos, discussão e partilha de ideias, esclarecimento de dúvidas, concluindo-se com a intervenção final do formador. -Mensagem: Através do sistema de mensagens os formandos poderão esclarecer diretamente com formador questões que não tenham visto resolvidas no fórum. Caso exista alguma situação que o formador considere relevante poderá entrar em contacto diretamente com o formando através do sistema de mensagens. É também importante que no início sejam definidas as expectativas quanto ao ritmo de comunicação. O formador deve anunciar qual o prazo máximo em que responderá às mensagens dos formandos (e esse prazo deverá ser definido de forma a nunca ser ultrapassado). -Chat: As aulas síncronas serão realizadas através do chat. O formador estará online para o esclarecimento de dúvidas e dar o feedback aos formandos sobre avaliações. Cada curso terá 3 sessões síncronas: início, meio e fim do curso. -Testes, questionários e trabalhos práticos: Uma das principais estratégias para promover e avaliar a aprendizagem, a interação e a construção de conhecimento entre os participantes de cursos em regime de e-learning, é a realização de atividades e trabalhos práticos, bem como a resposta a testes e questionários.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
O tipo de atividades que os formandos têm de desenvolver dividem-se entre visionamento de vídeos, manuais e realização de propostas de trabalho para que possam validar os conhecimentos adquiridos, participação em fóruns temáticos para desenvolver alguns temas, discutir e partilhar ideias e, por fim, a realização de avaliações.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Cada ação de formação pode ser objeto das seguintes modalidades de avaliação: 
Avaliação diagnóstica ou inicial: ocorrendo no início da atividade formativa, esta avaliação não se rege por qualquer intenção classificativa. O seu objetivo é, antes de mais, identificar o nível de conhecimentos dos formandos em relação ao tema. 
Avaliação formativa ou contínua: aplicável no decurso da formação, com a finalidade de obter informação sobre o grau de envolvimento dos formandos, participação nas sessões e aplicação de conhecimentos. 
Avaliação sumativa ou final: realizada no final da atividade formativa permitindo atribuir uma classificação final em função da avaliação formativa e da assiduidade. 
Avaliação da satisfação do formando: no final do curso, o formando deve ainda proceder à avaliação da forma como decorreu a ação de formação e do desempenho do formador. A ponderação e a definição dos critérios de avaliação devem ser propostos pelo e-formador.
As aulas em e-learning têm apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão e de um chat aberto 24 horas por dia, onde o formando poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
Os formandos terão que realizar um conjunto de atividades de aprendizagem, sendo a gestão do tempo da sua responsabilidade, no entanto, devem ter em conta as datas definidas para a realização das atividades. As atividades propostas pelo formador são de carácter obrigatório.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
A ação deve encontrar-se dividida em módulos e cada um destes será composto por tópicos. Este modelo aplica-se quando existe um elevado número de conteúdos a serem tratados. Caso a ação abarque apenas um tema, pode-se simplificar a estrutura da forma sistematizada da seguinte forma: a ação é constituída apenas por unidades de conhecimento que serão subtemas do tema geral.
Dentro de cada unidade de conhecimento o formando é conduzido num percurso de aprendizagem que inclui a descrição clara dos objetivos que é suposto atingirem, conteúdos e exercícios práticos.
A ação encontra-se estruturada em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
Cada aula tem uma duração média estimada de duas horas (aulas assíncronas e de autoestudo).  Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.  As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro duas a três vezes por semana (de acordo com o cronograma de cada curso), podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação.  Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar. 
No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
O e-formador é a pessoa responsável por planear, implementar, orientar, monitorar e avaliar uma ação de formação em regime de e-learning. Tal como no ensino presencial, o formador num curso em e-learning tem de atuar como organizador e facilitador da participação dos formandos, usando o conjunto de estratégias pedagógicas necessárias para lhes assegurar uma experiência de aprendizagem enriquecedora.
Ao e-formador é atribuído o papel de: -Informar e esclarecer os formandos sobre o programa, objetivos e atividades da formação; -Estabelecer ligações, gerar entusiasmo, manter interesse, e ajudar nas dificuldades; -Introduzir conteúdos e materiais pedagógicos e orientar a sua exploração; -Fazer acontecer, ser um incentivador (quando necessário), identificar quando é necessário agir e fazê-lo; -Compreender as necessidades de cada um dos formandos e do grupo e ter flexibilidade de ajustar o curso, na medida do possível, a essas necessidades; -Manter o foco no essencial, impedindo os formandos de se afastarem, e resolver os problemas, técnicos ou de outra natureza; -Avaliar os formandos.
5.1. Duração dos cursos/projeto
Exemplo: 16 h (10 horas síncronas de 1 hora cada e 6 horas assíncronas)
Entidade
Plena.mente, Eventos e Serviços Educativos, Lda.
3. Caracterização dos cursos online
Temos uma oferta formativa em diversas áreas desde: - Gestão de empresas; - Formação para empreendedores; - Formação para a cidadania; - Psicologia; - Pedagogia; - Formação de Formadores. A nossa oferta formativa, neste momento, é em regime de e-learning com tutor.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
50 %
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
Com uma oferta diferenciada de serviços na área da Educação, Formação e Animação, primamos pela qualidade, rigor e paixão pelo que fazemos. A equipa de profissionais credenciados e multidisciplinar que nos acompanha dia a dia, ajuda-nos a dar forma a estes atributos, garantindo a singularidade do nosso trabalho.
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Grande parte dos cursos são organizados para avançar apenas com uma inscrição - cursos individuais. Também temos uma oferta de formação que se realizará em grupo (é necessário um n.º mínimo de formandos para iniciar a formação). As ações promovidas pela Plena.mente, Lda. são realizadas em regime formação a distância (sessões online síncronas e assíncronas).
Responsável pelo e-learning
Celina Oliveira
Email de contacto
formacao@plenamente.pt
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
A Formação a Distância é uma forma de organização da formação que é caracterizada fundamentalmente pela flexibilidade temporal (ex: aprendizagem individualizada e de acordo com o ritmo do formando) e espacial (não obrigatoriedade da presença do formando num espaço de formação específico).
É essencial dois aspetos: - O formando conhecer 2 ferramentas de comunicação para que possa tirar o melhor partido das mesmas: Síncronas - chat, partilha de aplicações e Assíncronas - fórum de discussão, e-mail. - O formador desempenha um papel fundamental ao longo de todo o curso, sendo ele um promotor da aprendizagem dos formandos. - Acompanhamento constante pela empresa responsável pela formação.
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