PwC – UnYLeYa (Parceria)

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Ano
2014
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Em ambos os cursos, a sequência de aprendizagem (estrutura) é referenciada no módulo introdutório, no qual também se esclarece o formando relativamente aos objetivos de cada módulo e ao processo de avaliação.Antes de aceder aos conteúdos, o formando é convidado a visitar um Guia de Navegação Interativo que explora e explica os vários espaços/elementos de navegação que o formando deverá dominar para concluir o seu processo de formação com sucesso: acesso ao portal, acesso aos cursos, navegação dentro do curso (menus, ferramentas), significado da iconografia utilizada e tipologias de atividades fechadas e respetiva forma de resolução.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Antes de aceder aos conteúdos, o formando é convidado a visitar um Guia de Navegação Interativo que explora e explica os vários espaços/elementos de navegação que o formando deverá dominar para concluir o seu processo de formação com sucesso: acesso ao portal, acesso aos cursos, navegação dentro do curso (menus, ferramentas), significado da iconografia utilizada e tipologias de atividades fechadas e respetiva forma de resolução. Está contemplado um serviço de help desk disponível nos dias de semana, no horário 9h-18h. Sendo o curso de autoaprendizagem, os conteúdos estão cosntruídos de tal forma que o formando reconhece constantemente em que momento se encotnra no seu percurso por exemplo através de um menu de navegação entre capítulos, do acesso a um mapa do curso e ainda de uma ferramenta de controlo do progresso.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
Os cursos são disponibilizados através de um portal e-learning customizado com interface totalmente personalizado e acesso simples e apelativo aos cursos, que inclui integração com Plataforma (LMS) open source. Desta forma garantimos um interface simples mas robusto, eficaz mas de baixo custo. O Portal inclui o acesso a: Cursos e-learning mediante interface intuitivo e apelativo, que respeita as regras de usabilidade Web; Catálogo de Formação (consulta de cursos disponíveis); Perguntas Mais Frequentes (Frenquently Asked Questions); Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona (quando aplicável).
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Os cursos são desenvolvidos com base em materiais fornecidos por especialistas na matéria e na adaptação dos mesmos para e-learning de acordo com as diretrizes pedagógicas definidas pela Framework de Instructional Design EPTEALAS (Pena, N. & Isaias, P. (2011), The IPTEACES e-Learning Framework - success indicators, the impact on student social demographic characteristics and the assessment of effectiveness, in Towards Learning and Instruction in Web 3.0. – Advances in Cognitive and Educational Psychology, Springer, New York.). Sucintamente, a framework EPTEALAS operacionaliza-se pela inclusão de estratégias pedagógicas e percursos formativos que procuram uma motivação intrínseca constante por parte dos formandos, diminuindo e evitando eventuais desistências.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Todos os módulos terminam com uma avaliação sumativa. Os formandos deverão obter uma percentagem mínima de 70% para passar na avaliação e prosseguir para o módulo seguinte. Têm um máximo de 3 tentativas para passar e, caso não obtenham os 70% nas 3 tentativas deverão voltar a percorrer todo o módulo para responderem novamente.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Os formandos são confrontados com atividades formativas regulares durante o período de transmissão dos conhecimentos. Todas as atividades são fechadas, com feedback pré-definido. Não havendo um momento obrigatório para a realização das atividades, a periodicidade de resposta às mesmas dependerá exclusivamente do ritmo do formando.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
Nos programas descritos não se prevê a existência de interação entre tutor e formandos, no entanto, a possibilidade de colocação de questões ao tutor, de forma assíncrona, é algo que prevemos nos próximos cursos em implementação. O curso prevê a existência de feedback contínuo ao longo das diferentes unidades de aprendizagem, nomeadamente através da realização de exercícios de avaliação formativa através dos quais os participantes têm a possibilidade de testar a aquisição dos conhecimentos ao longo do curso, recolhendo feedback do seu desempenho até serem testados, no fim do curso, através de um teste de avaliação sumativa.
5.1. Duração dos cursos/projeto
O programa "Finanças para Não Financeiros" tem a duração total de 45 horas assíncronas, sendo composto por 3 cursos de 15 horas cada: 1. Princípios da Contabilidade Financeira; 2. Princípios da Análise Financeira; 3. Gestão previsional e contabilidade analítica. O programa "SNC - Políticas Contabilísticas" tem a duração total de 48 horas assíncronas, com cursos de 8 horas cada: 1. Estrutura conceptual e alterações nas políticas contabilísticas; 2. Ativos fixos tangíveis e custos de empréstimos; 3. Propriedades de investimento e locações; 4. Ativos não correntes detidos para venda e imparidades; 5. Provisões e acontecimentos após a data do balanço; 6. Ativos intangíveis; 7. Crédito, contratos de construção e inventário.
Entidade
Parceria PwC - UnYLeYa
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
A oferta de cursos online tem a particularidade de ter sido desenvolvida de forma modular, podendo o participante optar por adquirir todo o programa ou apenas os módulos que façam mais sentido para a sua aprendizagem. Assim, embora se tratem de produtos desenvolvidos para um público heterogéneo, existe flexibilidade na seleção do percurso individual de cada participante. Além do anterior, destaca-se o regime de autoestudo, o que permite: total flexibilidade de horários e de momento de inscrição e frequência do curso. O formando pode iniciar o seu estudo sem estar dependente de turmas ou edições, definindo não só o seu horário, como também o seu período de estudo (num máximo de 3 meses).
3. Caracterização dos cursos online
Os cursos desenvolvidos nesta parceria compreendem, até ao momento, dois programas de e-learning para o cliente externo, com componente exclusivamente de autoestudo, ou seja, sem tutor.
Trata-se dos programas 'Finanças para Não Financeiros', (composto por 3 cursos) e 'SNC - Políticas Contabilísticas' (composto por 7 cursos).
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
100 %
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
A PwC, no âmbito da sua prestação de serviços profissionais em auditoria, assessoria fiscal e assessoria de gestão, tem desenvolvido as suas competências em serviços de formação e desenvolvimento, organizando, executando e apoiando soluções pedagógicas que procuram ir ao encontro das necessidades efectivas dos seus clientes, colocando em prática a vasta experiência dos seus profissionais bem como a promoção de competências especializadas e reconhecidas de outros profissionais de idêntica qualidade e mérito profissional.
A UnYLeYa é uma entidade constituída por profissionais de elevada e reconhecida qualificação, devidamente credenciados e certificados para o exercício da sua actividade profissional e cuja especialidade poderá potenciar o alargamento do espectro do seu portefólio de serviços, em especial na área da formação em e-learning, em parceria com a PwC, no âmbito da promoção da sua oferta formativa especializada.
Email de contacto
pwcs.academy@pt.pwc.com
Responsável pelo e-learning
Catarina J. Morgado
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
1. Orientações pedagógicas claras e sustentadas cientificamente;
2. Suporte tecnológico rubosto que garanta o acesso à formação sem falhas e o registo dos percursos, progressos e resultados da formação; que disponibilize ferramentas de apoio à formação e-learning;
3. Garantia de suporte pedagógico e técnico (através de variados isntrumentos) de apoio aos vários momentos do percurso formativo.
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