PwC – PricewaterhouseCoopers

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Ano
2014
Entidade
PwC - PricewaterhouseCoopers
Responsável pelo e-learning
Catarina J. Morgado
Email de contacto
pwcs.academy@pt.pwc.com
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
A PwC, no âmbito da sua prestação de serviços profissionais em auditoria, assessoria fiscal e assessoria de gestão, tem desenvolvido as suas competências em serviços de formação e desenvolvimento, organizando, executando e apoiando soluções pedagógicas que procuram ir ao encontro das necessidades efectivas dos seus clientes, colocando em prática a vasta experiência dos seus profissionais bem como a promoção de competências especializadas e reconhecidas de outros profissionais de idêntica qualidade e mérito profissional.
A nossa oferta formativa contempla a existência de 5 portefólios de formação em cinco áreas de especialidade:
1. Contabilidade e Finanças
2. Fiscalidade
3. Governance, Risk, Compliance & Fraud
4. Management, Innovation & Business Skills
5. Banca e Seguros
Temos atualmente uma oferta interempresa que ronda os 50 cursos, dos quais cerca de 10 são cursos com componente online, ou seja, estes representam perto de 20% da nossa oferta.
Encontrando-se em constante atualização, a nossa oferta pode ser consultada em www.pwc.pt/academy.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
20 %
3. Caracterização dos cursos online
A nossa oferta de cursos online integra cursos em e-learning desenvolvidos em conjunto com parceiros de referência, bem como cursos em formato de b-learning, prevendo-se a realização de módulos de autoestudo complementados com sessões de formação síncrona em sala ou em ambiente virtual.
Encontrando-se em constante atualização, a nossa oferta pode ser consultada em www.pwc.pt/academy/elearn.
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Como testemunho de boas práticas gostaríamos de partilhar um curso sobre Gestão de Tempo, em b-learning intitulado "Manage yourself in Time", o qual foi desenvolvido em conjunto por diferentes territórios, trabalhando também de forma colaborativa à distância, com o duplo propósito de construir uma solução para o mercado, bem como para os colaboradores PwC. A tradição de utilização das novas tecnologias na formação já é vasta pelo que o trabalho desenvolvido na área das "Learning Tecnologies", permitiu à PwC ser uma das vencedoras do 2012 Brandon Hall Excellence in Learning Awards com a melhor blended solution pelo seu currículo em Learning Technologies e também como Best Learning Team.
5.1. Duração dos cursos/projeto
A duração total do curso "Manage Yourself in Time" é de 7,5 horas, as quais podem ser promovidas à distância, na sua totalidade, das quais 3,5 horas de forma síncrona (cerca de 47%)
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
O curso compreende um roteiro pedagógico base, com a duração de 4 a 5 semanas, através do qual se vai alternando a componente de autoestudo com a componente síncrona e se encontra encadeado da seguinte forma:
Semana 1 - Realização de trabalho prévio ao curso;
Semana 2 - 1ª sessão síncrona em ambiente virtual, a qual compreende a realização do autoestudo e regresso ao ambiente de sala virtual para partilha de experiências e preparação para a aplicação no local de trabalho;
Semana 3 - Semana de aplicação no local de trabalho;
Semana 4 - Sessão virtual final de recapitulação e partilha de experiências.
A componente que decorre em ambiente virtual pode também decorrer em formato presencial e/ou ser complementada com uma workshop em sala.
Pode ainda ser disponibilizado um wiki através do qual os participantes vão partilhando a utilização das técnicas adquiridas ao longo da duração do programa, bem como se constitui como uma comunidade de apoio para a troca de experiências.
Dependendo da especificidade do público-alvo, é possível adaptar também os conteúdos, tornando o autoestudo como um trabalho prévio a uma sessão em sala se trabalhem os conteúdos através do trabalho em grupo.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
Os tutores têm um papel ativo neste programa uma vez que acompanham os participantes na definição dos seus objetivos de aprendizagem, na 1ª sessão síncrona, orientando as restantes sessões de forma a que os formandos sejam chamados a contribuir sempre que o seu tópico crítico se encontrar em discussão. Além do mais estão sempre disponíveis por email, de forma a responder às questões dos participantes ou suscitar o debate no grupo, bem como relembram os participantes das ações e tarefas a serem realizadas de forma síncrona.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Antes do início do curso os participantes são convidados a desenvolver a primeira reflexão (com a duração estimada de 1 hora), a qual consiste no registo diário das suas atividades e sua classificação como urgentes/não urgentes, importantes/não importantes, de forma a registar a sua perceção sobre as solicitações com as quais são confrontados diariamente.
Na semana seguinte, na sessão síncrona com a duração total de 4 horas, os participantes são convidados a partilhar experiências e a conhecer os restantes membros do grupo. É dado tempo para realizarem o módulo de autoestudo e definirem os seus objetivos individuais a alcançar com a aprendizagem realizada.
Segue-se o período de aplicação em contexto de trabalho, onde é proposto que os participantes disponham de pelo menos meia hora para preencher uma checklist que os ajuda a fazer o ponto de situação sobre essa mesma aplicação.
Na sessão síncrona final existe a oportunidade de revisitar os contéudos, havendo espaço para os participantes partilharem os desenvolvimentos conseguidos no uso das técnicas de gestão de tempo.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
A avaliação é formativa e de acompanhamento dos trabalhos individuais desenvolvidos, o foco deste curso encontra-se em controlar e acompanhar os participantes na utilização das ferramentas cuja reflexão é posteriormente partilhada em grupo.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Os participantes dispõem de acesso a vídeos, módulo de autoformação e templates de ferramentas de aplicação prática. Os conteúdos foram produzidos por uma equipa multidisciplinar internacional e são alvo de revisão anual e de introdução de melhorias de acordo com o feedback obtido nas ações que vão sendo realizadas.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
A componente síncrona é desenvolvida com a utilização da solução de formação virtual 'webEx' e a componente de autoestudo constitui um pacote Scorm, o qual pode ser alojado em qualquer LMS ou servidor online.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Os participantes recebem toda a informação via e-mail ou através do wiki criado para o efeito, bem como as instruções de acesso e funcionamento das sessões online.
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
Em primeiro lugar há que fazer uma aposta na sensibilização para o potencial do e-learning como ferramenta de aprendizagem dinâmica, flexível e enriquecedora do processo de aprendizagem. Há que desmistificar alguns receios que ficaram de más experiência no passado, em que se construiram soluções sem grande grau de interatividade. Hoje em dia, as possibilidades são inúmeras e recorrendo a metodologias testadas e validadas, proporcionando feedback da aprendizagem e apostando no mix de diferentes soluções, sempre que possível, acreditamos que é possível proporcionar maiores oportunidades de formação, num contexto restritivo como o atual. Parece-nos que o crescimento do e-learning é inevitável, há que fazer a aposta no produto certo e contar com as vantagens que as tecnologias podem proporcionar.
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