Quem é quem

Jorge Freire

Completei um mestrado em tecnologias educativas na Birkbeck University e no Institute of Education e tenho desenvolvido a prática profissional no apoio a alunos e professores no uso das tecnologias educativas, tendo cinco anos de experiência tanto no ensino superior, como ao nível do ensino secundário no Reino Unido, como designer instrucional, formador de e-elearning e em administração de plataformas de tecnologia educacional (Moodle e Blackboard; Ech360 e Panopto; Adobe Connect; Planet eStream; Poll Everywhere, etc.). Trabalhando em equipas multidisciplinares, dei apoio e formação, promovi inovação e participei num vasto leque de projetos nas áreas do ensino à distância, b-learning, avaliação online, uso de multimédia para o ensino-aprendizagem e avaliação, m-learning e no ensino presencial f2f enriquecido pela tecnologia, em papéis diferentes: gestão de projetos, gestão de mudança, administração de sistemas, consultadoria no desenho instrucional, pesquisa, formação de professores, alunos e equipas, desenho de cursos, etc. Na City University London, colaborei com várias equipas com competências pedagógicas e tecnológicas para construir, promover e apoiar o ensino-aprendizagem f2f em espaços flexíveis de aprendizagem, trabalhando num projecto inovador que, de forma coordenada, transforma centenas de espaços de aprendizagem formais e informais e o ensino nestes. Também na City University London e no Newham Sixth Form College, dei formação a professores e equipas em como desenhar actividades, conteúdos e currículos para m-learning, b-learning e ensino f2f em várias plataformas, fazendo parte de serviços de consultadoria de desenho de currrículos, actividades e conteúdos para modalidades e grupos diferentes. Na University of Westminster, promovo boas práticas no uso de espaços flexíveis de aprendizagem, b-learning e m-learning, dando formação e liderando projetos.

Currículo: http://www.linkedin.com/in/jorgefreireEdTech

Categorias: Consultor, Formador
Quem é quem

José Carvalho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do Centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve, ainda, envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão de projetos nacionais e internacionais (RCAAP, Necobelac, Foster).

Categorias: Consultor, Formador, Perito
Repositório

Design de e-Conteúdos para e-Learning

Apresenta-se, neste artigo, a especificação IMS –Learning Design, uma especificação que está a mudar a forma como desenhamos processos de aprendizagem na esfera e-learning. No âmbito desta comunicação poderá tomar conhecimento acerca da especificação e dos seus contornos, bem como conhecer a melhor forma de entrar em contacto com uma comunidade de especialistas e-learning que trabalha em torno de comunidades de aprendizagem acerca do Design de Aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Ana Dias, José Carvalho
Repositório

e-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação

O e-Learning é uma temática que entrou definitivamente na agenda educativa e constitui uma alternativa válida e legalmente enquadrada nas modalidades especiais de educação escolar enunciadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português. Configuram-se vários cenários de e-Learning não só no âmbito da formação contínua e do ensino recorrente, mas também no contexto do ensino secundário através da modalidade Blended Learning. Por conseguinte, exige-se uma reflexão quer em torno dos conceitos de ensino a distância e de e-Learning, quer das metodologias de desenvolvimento e das modalidades de utilização. Esta comunicação apresenta as principais linhas dessa reflexão e as diferenças entre as especificações SCORM e IMS Learning Design no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem, ilustrando-as com a exploração de uma das plataformas de e-Learning que mais interesse tem despertado na actualidade: Moodle Course Management System.

Ano: 2007
Autor(es): Vítor Gonçalves