Repositório

Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas

Este estudo tem como principal foco analisar os fatores de relevo associados à dimensão institucional no desenvolvimento de programas de e-learning no contexto do Ensino Superior. Em específico procura-se identificar os fatores organizacionais que potenciam e inibem o processo de desenvolvimento do e-learning, elegendo como campo de análise o ensino universitário e politécnico público português.

Ano: 2017
Autor(es): João Monteiro, Neuza Pedro
Editora: Indagatio Didactica, CIDTFF, Universidade de Aveiro
Projeto

Tex Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises

Difundir a cultura organizacional criativa e inovadora dentro das empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para alcançar melhor formação. A parceria entre instituições de investigação ajudará as empresas têxteis envolvidas neste projeto a aprender como aplicar o pensamento criativo nas suas organizações e como desenvolver a capacidade de inovação e mudança.
O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada. Esta ferramenta de software irá ajudar as equipas de tomada de decisões das empresas (gestores, especialistas em RH, profissionais), bem como os estagiários (funcionários jovens, estudantes, investigadores) a lidar com os novos desafios da inovação e da competitividade para a área têxtil.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:

INCDTP – National Research and Development Institute for Textiles and Leather (Roménia)
TecMinho (Portugal)
Centrocot  (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Technical University – Iasi (Roménia)

Data: 2016 - 2018
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Repositório

A importância do e-Learning na transformação de estratégias organizacionais: o caso da RIPE NCC

Este trabalho tem como propósito verificar se, e de que modo, a introdução de práticas de eLearning numa organização conduz, ou potencia, a transformação das suas estratégias. O trabalho apresentado consiste no estudo de caso da RIPE NCC, uma organização não lucrativa sediada em Amesterdão, cuja região de serviços abrange toda a Europa, Médio Oriente e partes da Ásia Central. A área de negócio da RIPE NCC é a Internet, sendo a sua função principal a coordenação e distribuição de endereços IP e Autonomous Systems Numbers (ASN) na sua região de serviços. A organização de cursos presenciais em determinados países da referida região é difícil pelas mais variadas razões. No âmbito deste trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de práticas de eLearning, tais como vídeos, Webinars e à sua avaliação através da utilização de questionários; desenvolveu-se também o conceito para a criação da RIPE NCC Academy e analisou-se o impacto que o eLearning poderá ter nas estratégias da organização.

Ano: 2013
Autor(es): Sandra Brás, António Teixeira
Editora: Dissertação de Mestrado
Repositório

A importância do eLearning na transformação de estratégias organizacionais

Este trabalho tem com o propósito de verificar se, e de que modo, a introdução de práticas de e-Learning numa organização conduz, ou potencia, a transformação das suas estratégias. O trabalho apresentado consiste no estudo de caso da RIPE NCC, uma organização não lucrativa sediada em Amesterdão, cuja região de serviços abrange toda a Europa, Médio Oriente e partes da Ásia Central. A área de negócio da RIPE NCC é a Internet, sendo a sua função principal a coordenação e distribuição de endereços IP e Autonomous Systems Numbers (ASN) na sua região de serviços. A organização de cursos presenciais em determinados países da referida região é difícil pelas mais variadas razões. No âmbito deste trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de práticas de e-Learning, tais como Webinars e à sua avaliação através da utilização de questionários; analisou-se, também, o impacto que o e-Learning poderá ter nas estratégias da organização.

Ano: 2013
Autor(es): Sandra Brás, Cristina Quintino
Editora: Tese de mestrado