Projeto

UNorteX – Universidade do Norte Extension School

O projeto UNorteX.pt pretende apostar no desenvolvimento de uma estrutura de gestão e implementação de cursos a distância no âmbito do consórcio UNorte.pt, envolvendo infraestrutura, equipamento e desenvolvimento de uma estratégia de articulação da oferta educativa das instituições envolvidas.
Pretende-se reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região de intervenção: Norte de Portugal.

Entidades beneficiárias: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta operação pretende dotar o consórcio da infraestrutura necessária, sendo os objetivos específicos da operação os seguintes:

– Desenvolvimento de uma infraestrutura comum para a educação a distância, que permita a produção e oferta de MOOCs (Massive Open Online Courses) e outros modelos de formação oferecidos em regime de e-learning e b-learning;
– Desenvolvimento de regras comuns para a creditação interinstitucional de MOOCs e outros cursos de educação a distância;
– Contribuição para a modernização tecnológica e pedagógica na área da educação a distância, tanto nos cursos conferentes de grau, como na educação contínua;
– Aumento do acesso a formação a novos públicos, seja ao nível da formação pós-graduada conferente de grau, como ao nível da formação ao longo da vida;
– Facilitar a expansão da oferta formativa das instituições do consórcio U.Norte.pt nos países de língua portuguesa;
– Assegurar a coordenação de esforços para a criação de uma oferta formativa partilhada;
– Desmaterializar o processo de formação, avaliação e certificação.

Data: 2017 - 2020
Promotor: Universidade do Porto
Projeto

Skills4Smartex – Smart textiles for STEM Training

O projeto “Skills4Smartex” é um projeto com o objetivo principal de melhorar o conhecimento, as competências e a empregabilidade dos alunos de Formação Profissional nos campos relacionados com as STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática), fornecendo instrumentos de formação adequados para compreender o trabalho multidisciplinar através de têxteis inteligentes.
Um dos outputs deste projeto transnacional será um curso b-learning sobre Têxteis Inteligentes, estimulando o pensamento multidisciplinar.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação
TecMinho (Portugal)
Universidade de Ghent (Bélgica)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Iasi, Roménia)
TZU – The Textile Testing Institute (Brno – República Checa)

Data: 2018 - 2020
Promotor: INCDTP
Projeto

Inclusive Tourism

O projeto internacional “Inclusive Tourism – Turismo Inclusivo” visa apoiar a inserção profissional de pessoas com deficiência no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo (setor do Turismo). O principal objetivo é o desenvolvimento de ferramentas formativas inovadoras para aumentar as competências das Pessoas com Deficiência, dos formadores e técnicos que com elas trabalham e dos profissionais do setor do Turismo como forma de melhorar a empregabilidade das Pessoas com Deficiência no contexto do Turismo Inclusivo.

Os materiais formativos produzidos serão traduzidos para 4 línguas diferentes: Português, Espanhol, Esloveno e Inglês e serão alojados numa plataforma aberta e acessível à comunidade em geral, com um curso online.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus +.

Parceria:
– Câmara do Comércio de Valência (Espanha)
– AMICA (Espanha)
– CUDV Draga (Eslovénia)
– CPU (Eslovénia)
– PERFIL (Portugal)
– CERCIGUI (Portugal)

Data: 2017 - 2019
Promotor: Câmara do Comércio de Valência
Projeto

TOUR4all

O projeto Desenvolvimento de Módulo de Formação sobre Turismo Acessível para Cursos Profissionais de Turismo (TOUR4ALL) é financiado pelo Programa ERASMUS+ e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um módulo e-learning sobre Turismo Acessível para estudantes do ensino profissional, professores / formadores e profissionais de turismo. Recursos humanos melhor formados proporcionarão melhores serviços e o setor do turismo e a sociedade beneficiarão dessa formação. No final do projeto, o estudo e o módulo estarão disponíveis gratuitamente numa plataforma online.

Parceria: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda. (PT), Ovar Forma – Ensino e Formação Lda. (PT), INOVAMAIS- Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica S.A. (PT), The Lithuanian Association of People with Disabilities (LT), CSC- Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (IT), Fondazione M.E.T.A – Musei Eventi Turismo Alghero (IT), EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training (BE), STEP – Stage Within European Programmes, S.L. (E), IHK – Projektgesellschaft (DE).

Financiamento: programa Erasmus+

Data: 2016 - 2016
Promotor: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda.
Projeto

LEARNINGTEX

O projeto LEARNINGTEX pretende desenvolver um curso WBL (Work Based Learning) com uma abordagem MOOC (Massive Open Online Course) baseada em REA (Recursos Educacionais Abertos) sobre tecnologias avançadas para controle de qualidade têxtil, não apenas para funcionários têxteis desatualizados, mas também para trabalhadores inexperientes que acabaram de terminar seus estudos. O curso será orientado para funcionários de têxteis e estudantes interessados em atualizar conhecimentos sobre tecidos, máquinas e aplicação de novas tecnologias para melhorar os processos de controle de qualidade e reduzir custos.
O curso a desenvolver consistirá em duas partes fortemente orientadas para as necessidades dos RH, ambos baseados numa metodologia inovadora, desenvolvendo um Recurso Educacional Aberto (REA) moldado num MOOC. No final do projeto, será realizado um curso piloto em Portugal e Espanha, com visitas às instalações dos parceiros do consórcio do setor têxtil (CITEVE, AITEX e UPV).

Ano: 2016
Promotor: AITEX
Projeto

Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN

O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).

Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade do Minho, e Latino Group.

Data: 2016 - 2017
Promotor: Politechnika Rzeszowska im. Ignacego Lukasiewicza PRz (Polónia)
Projeto

Advan2Tex – E-learning course for innovative textile fields

O projeto Advan2Tex pretende contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.

Este projeto é dinamizado numa parceria entre o INCDTP – Instituto Nacional  de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (Roménia – coordenador do projeto), Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (Portugal), TZU – Instituto de Ensaios Têxteis (República Checa), Universidade de Maribor (Eslovénia), e Universidade Técnica de Iasi (Roménia).

Financiado pela Comissão Europeia – Parceria estratégica KA2 na área de têxteis inovadores – programa Erasmus+.

Data: 2014 - 2016
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Projeto

Le@d3.0 Academy

O projeto visa criar bases para uma cooperação de longo prazo entre a Academia e as Empresas constituindo-se como uma plataforma de aprendizagem virtual e uma academia internacional para formadores (das Universidades, Business Schools & Empresas) que trabalhem no desenvolvimento das competências transversais do e-líder.

A parceria conta ainda com a participação de Universidades – Coventry University e Münster University of Applied Sciences; grandes empresas – Grupo Auchan e Unicredit Group; Business schools – Fondazione ISTUD e OIC Poland Foundation; redes internacionais de Educação Executiva – EFMD – European Foundation for Management & Development -; e Pequenas e Médias Empresas – Gruppo Pragma e Advancis Business Services (Portugal).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+.
Entidade parceria portuguesa: Advancis Business Services.

Data: 2015 - 2015
Promotor: Fondazione ISTUD
Projeto

eFinLit

Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa:  Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).

Data: 2014 - 2015
Promotor: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)
Projeto

Panorama e-learning no Ensino Superior

O estudo irá analisar, ao longo de 2015/2016, o estado da arte da governação e práticas do setor da formação e-learning no Ensino Superior (ES), para além de prever o lançamento de uma proposta de carta da qualidade para o e-learning no ES.
Ao longo do projeto, serão realizados debates com peritos, investigadores e representantes da governação que operam a política pública, e trabalho de campo, com estudos de caso e entrevistas, recolha de boas práticas e  benchmarking internacional sobre governação e práticas do e-learning no ensino superior.

O estudo, organizado pelo Observatório Panorama e-Learning , está a ser desenvolvido por Ana Dias (TecMinho),  Paula Peres (Instituto Politécnico do Porto), Neuza Pedro (Universidade de Lisboa) e Leonor Rocha, pretendendo-se alargar o leque de investigadores envolvidos.

Data: 2015 - 2016
Promotor: Observatório e-Learning 360