Projeto

TAD: The Ability Advisor

O projeto “TAD – The Ability Advisor”  visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto irá lançar um um curso de formação em b-learning que incluirá incluirá uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)

 

Data: 2017 - 2019
Promotor: Public institution Panevezys Labour Market Training Centre
Projeto

TOUR4all

O projeto Desenvolvimento de Módulo de Formação sobre Turismo Acessível para Cursos Profissionais de Turismo (TOUR4ALL) é financiado pelo Programa ERASMUS+ e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um módulo e-learning sobre Turismo Acessível para estudantes do ensino profissional, professores / formadores e profissionais de turismo. Recursos humanos melhor formados proporcionarão melhores serviços e o setor do turismo e a sociedade beneficiarão dessa formação. No final do projeto, o estudo e o módulo estarão disponíveis gratuitamente numa plataforma online.

Parceria: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda. (PT), Ovar Forma – Ensino e Formação Lda. (PT), INOVAMAIS- Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica S.A. (PT), The Lithuanian Association of People with Disabilities (LT), CSC- Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (IT), Fondazione M.E.T.A – Musei Eventi Turismo Alghero (IT), EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training (BE), STEP – Stage Within European Programmes, S.L. (E), IHK – Projektgesellschaft (DE).

Financiamento: programa Erasmus+

Data: 2016 - 2016
Promotor: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda.
Projeto

e-Solve – Ready to Use VET

O projeto E-SOLVE visa filtrar conhecimento de projetos inseridos no programa Leonardo da Vinci relacionados com e-learning, classificando-os de acordo com vários aspetos, selecionando boas práticas setoriais e disseminando-as entre as partes interessadas em formação e educação vocacional em toda a Europa. O foco incide em soluções que poderiam ser utilizadas na educação e formação de quadros de topo/de gestão.

A fim de ir de encontro às novas necessidades e comportamentos dos seus alunos/formandos adultos, as entidades de educação e formação profissional precisa familiarizar-se com os mais recentes conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras baseadas em TIC para a aprendizagem ao longo da vida. Tal requer atividades de disseminação e valorização. Centenas de boas soluções foram financiadas com a contribuição financeira do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, os prestadores de serviços na área de formação e educação vocacional necessitam de uma orientação através desta grande seleção de projetos, de modo a mais facilmente poderem encontrar as melhores soluções para a sua atividade específica.

Os resultados finais deste projeto incluem as 50 melhores práticas internacionais em e-learning (“TOP 50 of Best Practices in E-Learning for Vocational Education and Training (VET)”), incluindo a dissertação do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta, integrada na investigação desenvolvida no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning e realizada por Sandra Brás, com o título “A importância do E-Learning na transformação de estratégias organizacionais: O estudo de caso da The Réseaux IP Européens Network Coordination Centre”.

O consórcio do projeto E-SOLVE inclui diversas universidades e associações de e-learning oriundos  de quatro países europeus.

O projecto foi financiado através do apoio do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia.

Data: 2013 - 2014
Promotor: Universidade de Pannonia - Hungria