Projeto

TAD: The Ability Advisor

O projeto “TAD – The Ability Advisor”  visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto irá lançar um um curso de formação em b-learning que incluirá incluirá uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)

 

Data: 2017 - 2019
Promotor: Public institution Panevezys Labour Market Training Centre
Projeto

TOUR4all

O projeto Desenvolvimento de Módulo de Formação sobre Turismo Acessível para Cursos Profissionais de Turismo (TOUR4ALL) é financiado pelo Programa ERASMUS+ e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um módulo e-learning sobre Turismo Acessível para estudantes do ensino profissional, professores / formadores e profissionais de turismo. Recursos humanos melhor formados proporcionarão melhores serviços e o setor do turismo e a sociedade beneficiarão dessa formação. No final do projeto, o estudo e o módulo estarão disponíveis gratuitamente numa plataforma online.

Parceria: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda. (PT), Ovar Forma – Ensino e Formação Lda. (PT), INOVAMAIS- Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica S.A. (PT), The Lithuanian Association of People with Disabilities (LT), CSC- Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (IT), Fondazione M.E.T.A – Musei Eventi Turismo Alghero (IT), EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training (BE), STEP – Stage Within European Programmes, S.L. (E), IHK – Projektgesellschaft (DE).

Financiamento: programa Erasmus+

Data: 2016 - 2016
Promotor: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda.
Projeto

LEARNINGTEX

O projeto LEARNINGTEX pretende desenvolver um curso WBL (Work Based Learning) com uma abordagem MOOC (Massive Open Online Course) baseada em REA (Recursos Educacionais Abertos) sobre tecnologias avançadas para controle de qualidade têxtil, não apenas para funcionários têxteis desatualizados, mas também para trabalhadores inexperientes que acabaram de terminar seus estudos. O curso será orientado para funcionários de têxteis e estudantes interessados em atualizar conhecimentos sobre tecidos, máquinas e aplicação de novas tecnologias para melhorar os processos de controle de qualidade e reduzir custos.
O curso a desenvolver consistirá em duas partes fortemente orientadas para as necessidades dos RH, ambos baseados numa metodologia inovadora, desenvolvendo um Recurso Educacional Aberto (REA) moldado num MOOC. No final do projeto, será realizado um curso piloto em Portugal e Espanha, com visitas às instalações dos parceiros do consórcio do setor têxtil (CITEVE, AITEX e UPV).

Ano: 2016
Promotor: AITEX
Projeto

Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN

O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).

Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade do Minho, e Latino Group.

Data: 2016 - 2017
Promotor: Politechnika Rzeszowska im. Ignacego Lukasiewicza PRz (Polónia)
Projeto

Tex Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises

Difundir a cultura organizacional criativa e inovadora dentro das empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para alcançar melhor formação. A parceria entre instituições de investigação ajudará as empresas têxteis envolvidas neste projeto a aprender como aplicar o pensamento criativo nas suas organizações e como desenvolver a capacidade de inovação e mudança.
O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada. Esta ferramenta de software irá ajudar as equipas de tomada de decisões das empresas (gestores, especialistas em RH, profissionais), bem como os estagiários (funcionários jovens, estudantes, investigadores) a lidar com os novos desafios da inovação e da competitividade para a área têxtil.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:

INCDTP – National Research and Development Institute for Textiles and Leather (Roménia)
TecMinho (Portugal)
Centrocot  (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Technical University – Iasi (Roménia)

Data: 2016 - 2018
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Projeto

Advan2Tex – E-learning course for innovative textile fields

O projeto Advan2Tex pretende contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.

Este projeto é dinamizado numa parceria entre o INCDTP – Instituto Nacional  de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (Roménia – coordenador do projeto), Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (Portugal), TZU – Instituto de Ensaios Têxteis (República Checa), Universidade de Maribor (Eslovénia), e Universidade Técnica de Iasi (Roménia).

Financiado pela Comissão Europeia – Parceria estratégica KA2 na área de têxteis inovadores – programa Erasmus+.

Data: 2014 - 2016
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Projeto

Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e Tecnologias Digitais

O projeto “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias digitais” é desenvolvido pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto pretende identificar, divulgar e promover práticas inovadoras no domínio da utilização das tecnologias no ensino e e-learning na Universidade de Lisboa (ULisboa) e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Pretende-se  apresentar atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula presencial potencializadas pela utilização de aplicações, ambientes e ferramentas online no trabalho desenvolvido com estudantes, e partilhar experiências de desenvolvimento de oferta formativa totalmente a distância ou blended-learning em diferentes áreas científicas.

O O projeto é financiado pela FCT no âmbito do Programa “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Projeto

Le@d3.0 Academy

O projeto visa criar bases para uma cooperação de longo prazo entre a Academia e as Empresas constituindo-se como uma plataforma de aprendizagem virtual e uma academia internacional para formadores (das Universidades, Business Schools & Empresas) que trabalhem no desenvolvimento das competências transversais do e-líder.

A parceria conta ainda com a participação de Universidades – Coventry University e Münster University of Applied Sciences; grandes empresas – Grupo Auchan e Unicredit Group; Business schools – Fondazione ISTUD e OIC Poland Foundation; redes internacionais de Educação Executiva – EFMD – European Foundation for Management & Development -; e Pequenas e Médias Empresas – Gruppo Pragma e Advancis Business Services (Portugal).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+.
Entidade parceria portuguesa: Advancis Business Services.

Data: 2015 - 2015
Promotor: Fondazione ISTUD
Projeto

GAIN TIME

O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.

Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.

Data: 2014 - 2016
Promotor: CECE - Confederación Española de Centros de Enseñanza
Projeto

eFinLit

Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa:  Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).

Data: 2014 - 2015
Promotor: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)