Projeto

Tex Matrix of Knowledge for Innovation and Competitiveness in Textile Enterprises

Difundir a cultura organizacional criativa e inovadora dentro das empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para alcançar melhor formação. A parceria entre instituições de investigação ajudará as empresas têxteis envolvidas neste projeto a aprender como aplicar o pensamento criativo nas suas organizações e como desenvolver a capacidade de inovação e mudança.
O projeto visa colmatar o fosso entre a necessidade das empresas têxteis em deter pessoal qualificado, e a força de trabalho jovem. Pretende-se desenvolver uma matriz de conhecimento inovador para os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa e um estudo de referência, com base no qual uma ferramenta de software dedicada será criada. Esta ferramenta de software irá ajudar as equipas de tomada de decisões das empresas (gestores, especialistas em RH, profissionais), bem como os estagiários (funcionários jovens, estudantes, investigadores) a lidar com os novos desafios da inovação e da competitividade para a área têxtil.

Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.

Parceria:

INCDTP – National Research and Development Institute for Textiles and Leather (Roménia)
TecMinho (Portugal)
Centrocot  (Itália)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Technical University – Iasi (Roménia)

Data: 2016 - 2018
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Projeto

Advan2Tex – E-learning course for innovative textile fields

O projeto Advan2Tex pretende contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.

Este projeto é dinamizado numa parceria entre o INCDTP – Instituto Nacional  de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (Roménia – coordenador do projeto), Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (Portugal), TZU – Instituto de Ensaios Têxteis (República Checa), Universidade de Maribor (Eslovénia), e Universidade Técnica de Iasi (Roménia).

Financiado pela Comissão Europeia – Parceria estratégica KA2 na área de têxteis inovadores – programa Erasmus+.

Data: 2014 - 2016
Promotor: INCDTP – The National R&D Institute for Textiles and Leather (Roménia)
Projeto

Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e Tecnologias Digitais

O projeto “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias digitais” é desenvolvido pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto pretende identificar, divulgar e promover práticas inovadoras no domínio da utilização das tecnologias no ensino e e-learning na Universidade de Lisboa (ULisboa) e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Pretende-se  apresentar atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula presencial potencializadas pela utilização de aplicações, ambientes e ferramentas online no trabalho desenvolvido com estudantes, e partilhar experiências de desenvolvimento de oferta formativa totalmente a distância ou blended-learning em diferentes áreas científicas.

O O projeto é financiado pela FCT no âmbito do Programa “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Projeto

Le@d3.0 Academy

O projeto visa criar bases para uma cooperação de longo prazo entre a Academia e as Empresas constituindo-se como uma plataforma de aprendizagem virtual e uma academia internacional para formadores (das Universidades, Business Schools & Empresas) que trabalhem no desenvolvimento das competências transversais do e-líder.

A parceria conta ainda com a participação de Universidades – Coventry University e Münster University of Applied Sciences; grandes empresas – Grupo Auchan e Unicredit Group; Business schools – Fondazione ISTUD e OIC Poland Foundation; redes internacionais de Educação Executiva – EFMD – European Foundation for Management & Development -; e Pequenas e Médias Empresas – Gruppo Pragma e Advancis Business Services (Portugal).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+.
Entidade parceria portuguesa: Advancis Business Services.

Data: 2015 - 2015
Promotor: Fondazione ISTUD
Projeto

GAIN TIME

O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.

Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.

Data: 2014 - 2016
Promotor: CECE - Confederación Española de Centros de Enseñanza
Projeto

eFinLit

Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa:  Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).

Data: 2014 - 2015
Promotor: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)
Projeto

Panorama e-learning no Ensino Superior

O estudo irá analisar, ao longo de 2015/2016, o estado da arte da governação e práticas do setor da formação e-learning no Ensino Superior (ES), para além de prever o lançamento de uma proposta de carta da qualidade para o e-learning no ES.
Ao longo do projeto, serão realizados debates com peritos, investigadores e representantes da governação que operam a política pública, e trabalho de campo, com estudos de caso e entrevistas, recolha de boas práticas e  benchmarking internacional sobre governação e práticas do e-learning no ensino superior.

O estudo, organizado pelo Observatório Panorama e-Learning , está a ser desenvolvido por Ana Dias (TecMinho),  Paula Peres (Instituto Politécnico do Porto), Neuza Pedro (Universidade de Lisboa) e Leonor Rocha, pretendendo-se alargar o leque de investigadores envolvidos.

Data: 2015 - 2016
Promotor: Observatório e-Learning 360
Projeto

e-Solve – Ready to Use VET

O projeto E-SOLVE visa filtrar conhecimento de projetos inseridos no programa Leonardo da Vinci relacionados com e-learning, classificando-os de acordo com vários aspetos, selecionando boas práticas setoriais e disseminando-as entre as partes interessadas em formação e educação vocacional em toda a Europa. O foco incide em soluções que poderiam ser utilizadas na educação e formação de quadros de topo/de gestão.

A fim de ir de encontro às novas necessidades e comportamentos dos seus alunos/formandos adultos, as entidades de educação e formação profissional precisa familiarizar-se com os mais recentes conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras baseadas em TIC para a aprendizagem ao longo da vida. Tal requer atividades de disseminação e valorização. Centenas de boas soluções foram financiadas com a contribuição financeira do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, os prestadores de serviços na área de formação e educação vocacional necessitam de uma orientação através desta grande seleção de projetos, de modo a mais facilmente poderem encontrar as melhores soluções para a sua atividade específica.

Os resultados finais deste projeto incluem as 50 melhores práticas internacionais em e-learning (“TOP 50 of Best Practices in E-Learning for Vocational Education and Training (VET)”), incluindo a dissertação do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta, integrada na investigação desenvolvida no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning e realizada por Sandra Brás, com o título “A importância do E-Learning na transformação de estratégias organizacionais: O estudo de caso da The Réseaux IP Européens Network Coordination Centre”.

O consórcio do projeto E-SOLVE inclui diversas universidades e associações de e-learning oriundos  de quatro países europeus.

O projecto foi financiado através do apoio do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia.

Data: 2013 - 2014
Promotor: Universidade de Pannonia - Hungria
Projeto

Higher education Online: MOOCs the European way

O objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer uma rede aberta para a cooperação europeia sobre a educação aberta, em geral, e MOOCs, em particular.
Os parceiros vão construir uma rede institucional aberta em MOOC com base nos valores europeus como a transparência, equidade, qualidade e diversidade.

O projeto é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira portuguesa:  Universidade Aberta.

Data: 2014 - 2015
Promotor: EADTU - European Association of Distance Teaching Universities
Projeto

ECO – Elearning Communication Open-Data

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm o potencial de ampliar o acesso à educação e de melhorar a qualidade e a eficiência de custos do ensino e aprendizagem na Europa. A forma mais eficaz para alcançar uma aplicação prática dos REA é através de cursos abertos massivos online (MOOC). Os MOOC podem ser aplicados a regimes de aprendizagem informal/formal ou não-formal e tornar a aprendizagem sempre presente. O projeto ECO vai concentrar-se em estender, a uma escala pan-europeia, as experiências de MOOC com maior sucesso na Europa, através de cursos piloto/teste e mostrando essas melhores práticas pela sua implementação em centros regionais de excelência em toda a Europa, avaliando os resultados, e divulgando as lições aprendidas com essas melhores práticas de aprendizagem em ambiente aberto e móvel.

O ECO irá implementar uma plataforma agregadora de MOOC através da integração de diferentes módulos fornecidos por alguns parceiros ECO, para a formação de professores para a aprendizagem colaborativa online e para a certificação dos professores que irão criar os seus próprios cursos.

O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade Aberta; Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.

Data: 2014 - 2015
Promotor: UNED - Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha)