Projeto

e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates

Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. O principal objetivo do projeto é responder à necessidade clara na Europa em geral, e dos países (TR, PL, PT, HU, ES) para fortalecer a alunos dos parceiros do projecto e as competências dos diplomados para interagir com uma proporção considerável da futura força de trabalho qualificada.

Os Objetivos do Projeto são:
– Denunciar atuais aplicações relacionadas com a formação baseada na Web, portfolio e e-portfolio na educação profissional na Europa.
– Para construir uma estrutura de e-portfolio que seria usado por formadores de projetar e-carteira de processos em diferentes áreas de formação profissional.
– Desenvolver materiais de aprendizagem baseados na web para ensinar aprendizagem e avaliação abordagem de e-portfolio e seu uso no ensino profissional.
– Para projetar processos e-carteira de amostra para diferentes profissões em educação profissional e aplicá-los em grupos-alvo.
– Para relatar os resultados relacionados com a aplicação de e-portfolio no ensino profissional.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Universidade de Çukurova
Projeto

EMMA – providing multilingual access to European MOOCs

O European Multiple MOOC Aggregator (designado como EMMA), é uma acão-piloto de 30 meses apoiada pela União Europeia. Destina-se a mostrar a excelência em metodologias inovadoras de ensino e abordagens de aprendizagem por meio da criação de MOOCs-piloto em grande escala sobre assuntos diversos. O projeto EMMA irá fornecer um sistema de disponibilização de cursos online livres e abertos em vários idiomas a partir de diferentes universidades europeias, de forma a ajudar a preservar a rica herança cultural, educativa e linguística da Europa e para promover a aprendizagem intercultural e multilingue.

EMMA vai funcionar em dois modos principais: como um sistema agregador e de alojamento de cursos produzidos por universidades europeias ; e como um sistema que permite aos alunos a construção de dos seus próprios cursos utilizando unidades de MOOCs como blocos de construção. A equipa EMMA recorre a uma abordagem deliberada multi-lingual, multi-cultural de aprendizagem, oferecendo serviços de tradução e transcrição embutidos para cursos alojados na plataforma.

O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Entidade parceria portuguesa:  Universidade Aberta.

http://europeanmoocs.eu/

Data: 2014 - 2016
Promotor: Università degli Studi di Napoli Federico II
Projeto

TEACAMP – Teacher Virtual Campus: Research, Practice, Apply

Com este projeto pretendeu-se aumentar a mobilidade virtual entre os docentes, ao facilitar o desenvolvimento, gestão e implementação da pesquisa virtual sobre as experiências e peculiaridades da mobilidade virtual, a preparação de um módulo de estudo interuniversitário dirigido ao desenvolvimento de competências de mobilidade virtual dos participantes.

A finalidade da investigação foi mostrar que a mobilidade virtual deve ser uma atividade de aprendizagem comunicativa e colaborativa dos alunos e um alinhamento mútuo de componentes educacionais entre professores e instituições de ensino superior, a fim de enriquecer ou substituir a mobilidade física e promover o Processo de Bolonha no Espaço Europeu de Ensino Superior.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Multilateral Virtual Campuses.

Entidade portuguesa portuguesa: Universidade de Aveiro.

Data: 2009 - 2011
Promotor: Vytautas Magnus University
Projeto

E-ViEW – Building a European Virtual Environment for Worked Based Learning

Os parceiros E-ViEW procuraram desenvolver um Campus Virtual Europeu cujo objetivo é apoiar iniciativas de aprendizagem “work-based” e que será utilizado numa edição piloto internacional com foco particular em aprendizagens interculturais.  Este projeto iniciou-se com uma análise de necessidades seguida do desenvolvimento da estrutura do Campus Virtual utilizando código aberto e um módulo de aprendizagem baseado na análise de necessidades para treino de gestores em empresas europeias. O módulo, com ênfase no trabalho Europeu, será testado com 100 trabalhadores do Reino Unido, Polónia, Portugal e Irlanda envolvendo 4 empregadores. Deste projeto resultarão um módulo de aprendizagem e uma estrutura definida de um Campus Virtual para aprendizagem work-based. A implementação do módulo piloto online e um guia com a descrição de experiências na criação e administração deste curso são também produtos relevante do E-ViEW.

Projeto financiado pelo programa de Lifelong Learning da Comissão Europeia.

Entidade parceira de Portugal: Universidade do Porto.

Data: 2010 - 2012
Promotor: Universidade de East London
Projeto

TALOE – Time to Assess Learning Outcomes in E-learning

O principal objetivo do projeto TALOE é desenvolver uma plataforma baseada na web para ajudar os professores e formadores no processo de decisão sobre as estratégias de e-avaliação a usar nos seus cursos online. A ideia principal é que um professor/formador irá descrever os resultados de aprendizagem de seu curso ou módulo, e a plataforma TALOE irá analisá-los e fornecer uma estratégia de e-avaliação que seja coerente com a aprendizagem pretendida.

Referência:  543097-LLP-1-2013-1-PT-KA3-KA3MP

Data: 2014 - 2016
Promotor: Universidade do Porto
Projeto

TRACER – O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português

Em Portugal, o conhecimento acerca do modo como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas usam as Tecnologias da Comunicação (TC) é ainda escasso e pouco estruturado. Para além da natureza recente e da evolução constante das TC, a ausência de políticas institucionais claras quanto à sua implementação e uso, o reduzido número de casos documentados de uso das TC, e a natureza bottom-up/isolada de algumas tentativas de uso das TC tornam necessária uma visão sistemática, útil tanto às IES, quanto aos decisores nacionais nesta área.
Com o projeto TRACER pretende-se caracterizar a adoção e uso das TC nas IES do sistema público português;  desenvolver e distribuir online uma ferramenta de visualização da informação que permita às IES partilhar e atualizar o modo como usam as TC; identificar boas práticas que possam ser úteis aos decisores no plano político, administrativo e pedagógico.

Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Programa Compete.

Data: 2011 - 2014
Promotor: Universidade de Aveiro - Departamentos de Educação e de Comunicação e Arte
Projeto

TARGET

Os objetivos do projeto TARGET foram pesquisar, analisar e desenvolver um novo género de ambiente de Technology Enhanced Learning (TEL) que apoia o desenvolvimento rápido de competências dos indivíduos, nomeadamente trabalhadores do conhecimento nos domínios de living labs (inovação) e gestão de projetos. O projeto visou disponibilizar um novo ambiente de aprendizagem aos indivíduos e às empresas que seja mais eficaz do que existe atualmente. O ambiente TARGET está concebido como um processo de aprendizagem complexo na plataforma, que consiste num conjunto de ferramentas e serviços avançados e inovadores. O formando/aluno é presenteado com situações complexas em forma de cenários de jogos: interagindo com os resultados do jogo em experiências enriquecidas que gradualmente representam aquisição de conhecimento.

Projeto colaborativo cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do 7FP.

Entidade parceira portuguesa: INESC ID.

Data: 2009 - 2011
Promotor: Sintef
Projeto

GREAT – Game-based Research in Education & Action Training

Este projeto visou transferir metodologias inovadoras na aprendizagem, de modo a permitir que formadores e professores (e gestores) incrementem o seu trabalho, melhorando a sua criatividade e inovação através da aprendizagem baseada em jogos. Tradicionalmente, os sistemas educacionais e de formação têm promovido um paradigma educacional centrado mais no formador, como o agente exclusivo da ação, e menos como um facilitador do conhecimento. Neste sentido, o paradigma da aprendizagem baseada em jogos faz parte de uma metodologia de educação não-formal e informal e de aprendizagem ao longo da vida, que a União Europeia promove em todas as dimensões, assumindo relevância na Estratégia E&T 2020.

Data: 2011 - 2013
Promotor: APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas
Projeto

LECH-e – Lived Experience of Climate Change: interdisciplinary e-module development and virtual mobility

O projeto “A Experiência vivenciada da alteração climática: desenvolvimento de e-módulo interdisciplinar e mobilidade virtual (LECH-e)” desenhou um conjunto de módulos de ensino inovadores e desenvolveu também um espaço virtual de aprendizagem aberto, que promove a criação de uma comunidade europeia de académicos, estudantes e cidadãos, os quais têm vindo a contribuir, coletivamente e de forma relevante, para a década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Este projeto dirige-se à promoção da participação alargada dos cidadãos na discussão das questões associadas à mudança climática, visando contribuir pela aprendizagem ao longo da vida para uma cidadania Europeia informada e ativa na definição da política europeia neste domínio. Centrando-se nas experiências vivenciadas das mudanças climáticas de como os indivíduos, as comunidades e as organizações enquadram e respondem aos impactos locais, o projeto visa complementar outros trabalhos nesta área.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus.

Entidade parceira portuguesa: Universidade Aberta.

Data: 2009 - 2012
Promotor: The Open University
Projeto

Dialogue – Bridges between Research & Practice in ULLL

O projeto Dialogue visa colmatar a lacuna que existe entre a pesquisa académica na Universidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (ULLL) e a prática profissional em torno do ensino, aprendizagem e orientação de adultos. Ao fortalecer estes laços, o projeto apoia a produção coletiva de conhecimento e a troca interativa de informação. Projeto coordenado pelo EUCEN em colaboração com Intituições de Ensino Superior de 15 países europeus.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Grundtvig.

Entidade parceira portuguesa: Universidade do Porto.

Data: 2010 - 2013
Promotor: EUCEN