Repositório

Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

Using games to make the process of learning sign language enjoyable and interactive

O trabalho apresentado consiste no desenvolvimento de um jogo para tornar agradável e interativo o processo de aprender língua gestual. Neste jogo, o jogador controla um personagem que interage com vários objetos e outras personagens com o objetivo de recolher vários gestos da Língua Gestual Portuguesa. Esta interação é suportada por luvas de dados e Kinect. Para melhorar a interatividade, vários postos de controlo foram colocados ao longo dos níveis do jogo. Um sistema de pontuação também foi criado, assim como uma história de assegurar que o jogo é um processo contínuo motivador, bem como um processo de aprendizagem.

Ano: 2014
Autor(es): Paula Escudeiro, Nuno Escudeiro, Rosa Reis, Maciel Barbosa, Ana Bela Baltazar, Pedro Rodrigues, Jorge Lopes, Marcelo Norberto

A importância do e-Learning na transformação de estratégias organizacionais: o caso da RIPE NCC

Este trabalho tem como propósito verificar se, e de que modo, a introdução de práticas de eLearning numa organização conduz, ou potencia, a transformação das suas estratégias. O trabalho apresentado consiste no estudo de caso da RIPE NCC, uma organização não lucrativa sediada em Amesterdão, cuja região de serviços abrange toda a Europa, Médio Oriente e partes da Ásia Central. A área de negócio da RIPE NCC é a Internet, sendo a sua função principal a coordenação e distribuição de endereços IP e Autonomous Systems Numbers (ASN) na sua região de serviços. A organização de cursos presenciais em determinados países da referida região é difícil pelas mais variadas razões. No âmbito deste trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de práticas de eLearning, tais como vídeos, Webinars e à sua avaliação através da utilização de questionários; desenvolveu-se também o conceito para a criação da RIPE NCC Academy e analisou-se o impacto que o eLearning poderá ter nas estratégias da organização.

Ano: 2013
Autor(es): Sandra Brás, António Teixeira
Editora: Dissertação de Mestrado

A importância do eLearning na transformação de estratégias organizacionais

Este trabalho tem com o propósito de verificar se, e de que modo, a introdução de práticas de e-Learning numa organização conduz, ou potencia, a transformação das suas estratégias. O trabalho apresentado consiste no estudo de caso da RIPE NCC, uma organização não lucrativa sediada em Amesterdão, cuja região de serviços abrange toda a Europa, Médio Oriente e partes da Ásia Central. A área de negócio da RIPE NCC é a Internet, sendo a sua função principal a coordenação e distribuição de endereços IP e Autonomous Systems Numbers (ASN) na sua região de serviços. A organização de cursos presenciais em determinados países da referida região é difícil pelas mais variadas razões. No âmbito deste trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de práticas de e-Learning, tais como Webinars e à sua avaliação através da utilização de questionários; analisou-se, também, o impacto que o e-Learning poderá ter nas estratégias da organização.

Ano: 2013
Autor(es): Sandra Brás, Cristina Quintino
Editora: Tese de mestrado

Aprendizagem potenciada pela tecnologia no ensino superior: uma metodologia para o desenvolvimento de critérios de qualidade

O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma investigação que tem com o objetivo construir um referencial de qualidade da Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia e desenvolver um modelo para avaliar a Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior. O processo de construção desse referencial integra um quadro teórico, proveniente da literatura da especialidade com um estudo empírico de cariz interpretativo e exploratório. O artigo conceptualiza a problemática assente na qualidade da Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia dando relevo à metodologia de quadro referencial utilizada para delinear de forma transparente critérios para aferir a existência de qualidade desta modalidade de aprendizagem. Serão apresentados os passos metodológicos assim como alguns resultados preliminares.

Ano: 2013
Autor(es): Diogo Casa Nova, Nilza Costa, António Moreira
Editora: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

As interações na tutoria: um estudo de caso

Há enorme potencial da Tutoria para a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na definição de uma nova cultura escolar/cultura de escola. Assim, a partir de um estudo de caso, procurou-se definir o perfil do Tutor em contextos educativos diversos, na especificidade desses contextos e na diversidade dos seus intervenientes, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas. Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do Tutor, foi intenção relevar o estudo das interações desenvolvidas, através das diferentes práticas tutoriais identificadas.

Ano: 2013
Autor(es): Teotónio Paulo de Jesus Cavaco
Editora: Tese de mestrado