Repositório

Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

E-Learning para e-Formadores

A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

Ano: 2004
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho

e-Learning –O Papel dos Sistemas de gestão da Aprendizagem na Europa

Grande parte do sucesso do e-Learning pode ser atribuído à disponibilidade dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (Learning Management Systems – LMSs), também conhecidos por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Virtual Learning Environments – VLEs) ou plataformas de aprendizagem.  O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMSs nos diferentes países europeus.  Através deste estudo foi identificado o grau de satisfação das instituições europeias em relação aos LMSs adquiridos no mercado e/ou desenvolvidos à medida. Numa altura em que inúmeras instituições e empresas se confrontam com a decisão da disponibilização da educação e formação online, o estudo revela-se particularmente oportuno, podendo as diferentes análises assumirem-se como estratégicas para decisões futuras.

Ano: 2002
Autor(es): Desmond Keegan, Ana Dias, Carina Baptista, Gro-Anett Olsen, Helmut Fritsch, Holger Föllmer, Mária Micincová, Morten Flate Paulsen, Paulo Dias, Pedro Pimenta
Editora: INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação

Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta – para uma Universidade do Futuro

O Modelo Pedagógico Virtual inaugura um modo diferente de entender o ensino superior, fortemente dominado pela valorização da integração social e comunitária dos estudantes, do acompanhamento personalizado da sua aprendizagem e do respeito pelo contexto específico da experiência de vida da cada aluno. Tudo isso, fazendo uso de uma nova dimensão que marca hoje fortemente a existência humana, nascida da implantação das novas tecnologias da informação e da comunicação: o fenómeno da rede. Mas, o Modelo abre igualmente um novo caminho para as Universidades se repensarem enquanto instituições.
O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta não constitui um documento encerrado em si próprio. A modernidade deste instrumento deriva do facto de ter sido concebido como dinâmico e inter-activo. O Modelo está por isso em constante evolução, e  é, pois, um instrumento inovador, que se entende como permanentemente aberto… ao Futuro.

Ano:
Autor(es): Alda Pereira, António Quintas Mendes, Lina Morgado, Lúcia Amante, José Bidarra
Editora: Universidade Aberta