Repositório

Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

LMS vs PLE: fusão ou choque?

Uma vez que a tecnologia não é neutra ao nível dos impactos que produz nos seus diversos contextos de utilização, os autores deste artigo pretendem contribuir para uma discussão enriquecedora acerca do confronto latente entre tecnologias distintas (LMS vs PLE) e os princípios educativos, também eles diferentes, que lhes estão subjacentes, nomeadamente no contexto do Ensino Superior.

Ano: 2010
Autor(es): Ana Dias, Carlos Santos, Cristina Costa, Luís Borges Gouveia, Luís Pedro, Paula Peres, Paulo Simões, Sofia Torrão

Ensino a Distância – Conceitos e Práticas

Um manual sobre ensino a distância em elearning deve ser visto tendo em conta o contexto em que vai ser utilizado, particularmente os níveis de formação e o público-alvo. O presente manual faz parte de um conjunto de materiais que se complementam para propiciar uma aprendizagem na unidade curricular Ensino a distância em elearning, do curso de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, desenvolvido em regime de ensino a distância. Este manual é complementado com os materiais pedagógicos considerados adequados, não só ao público-alvo mas também ao regime em que o ensino é desenvolvido. Esses complementos foram construídos em suporte vídeo, com a transcrição mediatizada das lições transcritas para linguagem gestual num DVD e a disponibilização de um guião de actividades, em papel e em suporte digital, este disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem, para cada um dos capítulos. O objetivo desta Unidade Curricular é a de familiarizar os estudantes com o regime de ensino em que vão estar imersos durante o desenvolvimento da sua licenciatura. Trata-se de um manual introdutório à temática, pelo que a sua profundidade é adequada a um estádio inicial do seu estudo.

Ano: 2009
Autor(es): José Reis Lagarto
Editora: Universidade Católica Editora

Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia

Esta obra reúne um conjunto de autores que se debruçam sobre estes desafios que hoje  se colocam ao mundo do ensino e da aprendizagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação. A qualidade, o rigor e a simplicidade dos textos organizados pela Prof. Guilhermina Miranda prometem colmatar um vazio no mercado ao nível da reflexão e da análise, em língua portuguesa, de conceitos vários como o e-learning, tutoria online, e-cursos, sistemas de gestão de aprendizagem, recursos educativos, avaliação online, design educacional, ambientes de aprendizagem, interatividade, literacia, etc.

Ano: 2009
Autor(es): Guilhermina Lobato Miranda (org.)
Editora: Relógio D’Água

Ambientes educativos emergentes

A publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas: a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem;  a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem;  a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Dias, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho

As Características dos Aprendentes na Educação a Distância. Impacto no Processo Educativo com vista ao Desenvolvimento de Estratégias de Sucesso

As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. As estratégias que têm sido recomendadas, incluem diversificar os recursos e evidenciar a eficiência do sistema, envolvendo reformas estruturais e limitação das despesas, recorrendo a novas tecnologias de informação e comunicação e abordagens alternativas, na tentativa de melhorar o acesso, a relação custo-eficiência, a qualidade, e os resultados da aprendizagem. Desta forma, a Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção.

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Alexandre Lima Rurato
Editora: Tese de Doutoramento