Repositório

Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

e-learning e formação avançada : casos de sucesso no ensino superior da Europa e América Latina

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão a ser forçadas a reagir às recentes transformações sociais, económicas, culturais e tecnológicas. Nomeadamente, debatem-se com questões relacionadas com a capacitação dos seus alunos para uma formação contínua ao longo da vida e para o apoio formativo especializado a um público novo, que tenta conciliar a sua vida profissional e social com a sua progressão e qualificação. O projecto FADO – Formação Avançada e Desenvolvimento Organizacional, aborda esta problemática, visando propor uma estratégia e um modelo de desenvolvimento para IES europeias e latino americanas que lhes permita proporcionar oportunidades de qualificação, através de formação contínua avançada, a toda a sociedade envolvente. A utilização do e-learning como suporte para esta formação, para além de permitir uma abordagem muito flexível, just-in-time, adequada às necessidades e restrições de cada indivíduo, permitirá que estes se integrem virtualmente na própria IES, criando comunidades de aprendizagem alargadas.

Ano: 2006
Autor(es): Carlos Vaz de Carvalho (org.)
Editora: Politema - IPP

E-Learning para e-Formadores

A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

Ano: 2004
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho

e-Learning –O Papel dos Sistemas de gestão da Aprendizagem na Europa

Grande parte do sucesso do e-Learning pode ser atribuído à disponibilidade dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (Learning Management Systems – LMSs), também conhecidos por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Virtual Learning Environments – VLEs) ou plataformas de aprendizagem.  O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMSs nos diferentes países europeus.  Através deste estudo foi identificado o grau de satisfação das instituições europeias em relação aos LMSs adquiridos no mercado e/ou desenvolvidos à medida. Numa altura em que inúmeras instituições e empresas se confrontam com a decisão da disponibilização da educação e formação online, o estudo revela-se particularmente oportuno, podendo as diferentes análises assumirem-se como estratégicas para decisões futuras.

Ano: 2002
Autor(es): Desmond Keegan, Ana Dias, Carina Baptista, Gro-Anett Olsen, Helmut Fritsch, Holger Föllmer, Mária Micincová, Morten Flate Paulsen, Paulo Dias, Pedro Pimenta
Editora: INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação