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Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

Projetos de e-Learning , Inovação, Implementação e Gestão

Este livro está organizado em duas partes complementares: uma primeira parte, destinada a pessoas que estão a dar os primeiros passos nestes contextos, onde são apresentados os principais fundamentos do Ensino a Distância, do e-Learning, do b-Learning e do m-Learning; e uma segunda parte, para pessoas com conhecimentos mais avançados nesta temática e que desejem conhecer a estratégia e o processo de implementação de projetos de e-Learning em organizações. Apresenta-se um conjunto de espaços inovadores de aprendizagem, enquanto tendências futuras nesta área de atividade, nomeadamente aprender em ambiente Web 2.0 e PLE, aprendizagem em ambientes 3D, learning objects, Serious Games e Context Aware for Learning. Para além de apresentar os fundamentos das learning organizations, do Ensino a Distância, da comunicação multimédia para formação, do e-Learning, do b-Learning, do m-Learning e dos seus principais componentes estratégicos, este livro mostra como se faz a gestão e a implementação de um projeto de e-Learning numa organização, apoiando-se em sete casos reais de implementação de em organizações privadas e do Estado

Ano: 2015
Autor(es): Arnaldo Santos, Filipe Peixinho, Lúcia Moreira
Editora: Lidel

A Acessibilidade das Plataformas de Elearning em Instituições de Ensino Superior Público em Portugal: Contributos Iniciais

Num mundo cada mais monopolizado pelas tecnologias da informação e da comunicação em que o ensino e a educação passam, cada vez mais, por uma modalidade de elearning, a acessibilidade é um conceito que se distingue pela sua utilidade. Estudos efetuados sobre a acessibilidade dos sites da Administração Pública em Portugal revelam lacunas graves no cumprimento da legalidade. A legislação (Lei nº 36/2011 e RCM 91/2012) existente em Portugal está ainda longe de ser cumprida com efetividade. O recente estudo da unidade Acesso (2013) mostrou, ainda, que a acessibilidade dos sítios web das instituições de ensino superior português se encontra com um índice de conformidade com as WCAG que está no limiar da avaliação das notas positivas. Por estes dois motivos, o presente estudo procura analisar a acessibilidade da página inicial das plataformas de elearning das instituições de ensino superior públicas de Portugal. Foi através do validador automático AcessMonitor criado pela Unidade Acesso da FCT que se efetuou uma análise por instituição, índice e nível de conformidade e principais erros das página iniciais das plataformas de elearning de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo Web 2.0 das instituições de ensino superior públicas portuguesas que tenham uma plataforma ‘mãe’, excluindo-se desta análise aquelas que não satisfaçam este requisito. Os resultados obtidos revelaram que no domínio das instituições de ensino superior público português as página iniciais das plataformas de elearning manifestam graves falhas tanto no índice como no nível de conformidade para com as referidas diretrizes e os principais erros são comuns aos dois grupos de instituições de ensino superior analisadas.

Ano: 2014
Autor(es): Cecília Cristina dos Reis Tomás

Adding the process perspective to Spanish quality standards – Digital educational resources

Learning digital resources availability is currently huge, mostly due to higher education institutions that create their own resources, specialized companies in this area or to others that produce them for their workers own benefit.

Ano: 2014
Autor(es): João Paulo Vagarinho,Martín Llamas-Nistal
Editora: Computers in Education (IEEE xPlore)

Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior: Construção de um Referencial de Qualidade

A utilização da tecnologia como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável no Ensino Superior e nas prioridades institucionais. A sua utilização tem sido, no entanto, mais norteada por um paradigma de disponibilização em vez de ser norteada por um paradigma de potenciação. Este estudo procura discutir o papel da tecnologia como potenciadora da aprendizagem, através da introdução de um conceito de aprendizagem potenciada pela tecnologia. Nesse sentido o estudo procura apresentar um referencial de qualidade dos pressupostos para a existência de uma aprendizagem potenciada pela tecnologia que permita orientar os diversos atores para práticas de qualidade na utilização da tecnologia e facilitar o desenho de instrumentos de avaliação, autoavaliação e monitorização.

Ano: 2014
Autor(es): Diogo Casanova
Editora: Tese de doutoramento

Building (e-)learning bridges between Portugal and Turkey

E-Learning has revolutionized learning as we know it. Shifting beyond traditional mode of education, e-Learning has become an advantage for all learners in general. Further, e-Learning also bridges the gap of learning across borders, emerging as the new paradigm of modern education [2]. With e-Learning, learners can have access to training in other universities and to academic resource materials from other countries, thereby broadening the knowledge base of students. Despite these promising advantages, there are many barriers that face both trainers and trainees within an e- Learning environment. These barriers to e-Learning are very similar across European countries, example of that is Portugal and Turkey. This is a clear finding of the Building (e)Learning Bridges project (Lifelong Learning Programme – Grundtvig Learning Partnerships, 2012-14). This project aimed to design and test a usable web based protocol to facilitate the creation of effective e-Learning activities. This paper presents the accomplished e-Learning Protocol and the results of the mentioned test activity.

Ano: 2014
Autor(es): José Alberto Lencastre, José Carlos Bronze, Sukru Çetin Ilin, Mesut Özonur