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A Passagem para um Modelo de e-Learning num Contexto de Crise Pandémica

Em março de 2020, a declaração de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19) e a decorrente declaração de Estado de Emergência conduziu à suspensão de todas as aulas presenciais nas instituições de ensino superior. Uma adaptação a um modelo de e-learning começou a ser desenhado nas instituições de ensino superior, cuja génese sempre foi, para a maioria, de modelo presencial. A transição abrupta implicou enormes desafios para os atores envolvidos (alunos e docentes). Quais as suas perceções sobre o processo de transição presencial para não presencial e como perspetivam o futuro? Estas questões analisadas na perspetiva dos alunos e na dos docentes estiveram na origem do estudo ESup realizado pela equipa de investigadores CICS.NOVA-Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH e CEACT/UAL – Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com a equipa do GESA/GiiEM da Cooperativa de Ensino Egas Moniz.

Ano: 2021
Autor(es): Liliana Pascueiro, Filipa Ramalhete, Inês Vicente, Teresa Santos
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Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta – para uma Universidade do Futuro

O Modelo Pedagógico Virtual inaugura um modo diferente de entender o ensino superior, fortemente dominado pela valorização da integração social e comunitária dos estudantes, do acompanhamento personalizado da sua aprendizagem e do respeito pelo contexto específico da experiência de vida da cada aluno. Tudo isso, fazendo uso de uma nova dimensão que marca hoje fortemente a existência humana, nascida da implantação das novas tecnologias da informação e da comunicação: o fenómeno da rede. Mas, o Modelo abre igualmente um novo caminho para as Universidades se repensarem enquanto instituições.
O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta não constitui um documento encerrado em si próprio. A modernidade deste instrumento deriva do facto de ter sido concebido como dinâmico e inter-activo. O Modelo está por isso em constante evolução, e  é, pois, um instrumento inovador, que se entende como permanentemente aberto… ao Futuro.

Ano:
Autor(es): Alda Pereira, António Quintas Mendes, Lina Morgado, Lúcia Amante, José Bidarra
Editora: Universidade Aberta
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A wake-up call for b-learning in Portuguese higher education

A Universidade do Minho e outras instituições de ensino superior (IES) estão a criar novos currículos de 2º ciclo do 3º ciclo, proporcionando cursos b-learning ágeis com modelos e formatos pedagógicos diferentes. Esses cursos estão a modelar um setor contemporâneo de IES, visando estudantes online e atraindo estudantes internacionais para estudos de curto prazo. O panorama do e-learning nas IES em Portugal está a mudar, com a criação de programas a solo ou em consórcio, desenvolvendo políticas internas, regulamentos e programas para alunos em todo o mundo, em e-learning ou b-learning.

Ano: 2018
Autor(es): Ana Silva Dias, Maria João Gomes
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Avaliação de um Curso Online Desenvolvido para Estudantes de Engenharia: Estudo do Caso “Certificado de Infoliteracia”

O ensino à distância no ensino superior tem crescido muito nos últimos anos por força da ubiquidade da tecnologia e da consequente necessidade das instituições académicas corresponderem a uma procura de cursos à distância por parte de novos públicos, mantendo-se assim atualizadas e competitivas no mercado da educação. As Bibliotecas universitárias acompanham esta tendência disponibilizando cursos em infoliteracia, um conjunto de conhecimentos e competências no domínio da informação que se inserem no âmbito das “soft skills” que o paradigma da aprendizagem ao longo da vida na era digital valorizou e que o ensino superior tem vindo cada vez mais a integrar na sua oferta por serem promotoras do sucesso académico dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo fazer uma avaliação do “Certificado de Infoliteracia”, um curso e-learning desenvolvido pela Biblioteca da FEUP para estudantes dos vários ciclos de estudo da referida instituição. A avaliação realizada pretendeu aferir qual o grau de eficácia e eficiência desse curso no desenvolvimento de competências de infoliteracia nesses estudantes, qual o grau de atualização do curso em relação a referenciais de boas práticas na área do ensino à distância e que melhorias se poderia implementar, se necessário, para que o curso promova o sucesso académico desses estudantes. Usando uma abordagem combinada de métodos quantitativos e qualitativos, esta investigação faz um estudo de caso que analisa dados obtidos durante o 1º semestre do ano letivo de 2015-2016, relacionados com as perceções, o desempenho e a satisfação dos estudantes do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP inscritos na unidade curricular “Preparação da Dissertação” (PDIS) do 5º ano do curso. Os dados quantitativos foram recolhidos a partir de instrumentos diversos: questionário de perceções em modo pré e pós-teste, teste diagnóstico, vários testes com perguntas de escolha múltipla do curso, questionário de satisfação e questionário de autoavaliação do curso. Os dados qualitativos foram obtidos a partir da análise de conteúdo dos trabalhos entregues na UC PDIS. Os resultados mostram que o curso não está a ser eficaz nem eficiente, muito embora haja evidências positivas do seu impacto no desempenho dos estudantes. O resultado da avaliação das perceções revelou que os estudantes têm uma confiança elevada nos seus conhecimentos e competências, no entanto no teste diagnóstico revelaram dificuldades a determinados níveis. No desempenho no curso os estudantes tiveram resultados muito bons, todavia o desempenho nos trabalhos de PDIS demonstrou problemas ao nível da estrutura dos resumos, da natureza das fontes e da citação e referenciação. Na satisfação os resultados obtidos mostram que os estudantes estão satisfeitos com o curso e valorizam grande parte das caraterísticas relacionadas com o acesso imediato a recursos online e com a aprendizagem independente, não mostrando interesse na interação com os pares ou com o formador. Os resultados da autoavaliação do curso demonstram o cumprimento de uma pequena parte dos critérios de boas práticas e de excelência. São discutidas melhorias do curso na sequência da análise deste conjunto de resultados. Conclui-se que a qualidade do curso é deficitária, sofrendo de diversos problemas. O mais significativo é o da falta de alinhamento entre necessidades do público-alvo e os objetivos, atividades e conteúdos do mesmo. Conclui-se também que o curso não cumpre com o referencial de boas práticas. Propõe-se melhorias na área do desenho instrucional e das boas práticas em ensino à distância e recomenda-se um modelo de desenho instrucional para o seu redesenho que deverá iniciar-se com a fase de análise das necessidades, após redefinição do público-alvo, bem como com uma avaliação e reformulação cuidadas das perguntas de escolha múltipla nos testes do curso. Com este estudo espera-se poder contribuir para um maior conhecimento a nível nacional acerca da experiência de avaliação de cursos e-learning, beneficiando em particular cursos online em infoliteracia implementados por bibliotecas universitárias cujo impacto as mesmas pretendam avaliar.

Ano: 2016
Autor(es): Teresa Alexandra Cardoso de Oliveira Ramos
Editora: Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia
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Fatores críticos de sucesso de âmbito institucional para a implementação de e-learning no ensino superior: um estudo nas universidades portuguesas

Este estudo tem como principal foco analisar os fatores de relevo associados à dimensão institucional no desenvolvimento de programas de e-learning no contexto do Ensino Superior. Em específico procura-se identificar os fatores organizacionais que potenciam e inibem o processo de desenvolvimento do e-learning, elegendo como campo de análise o ensino universitário e politécnico público português.

Ano: 2017
Autor(es): João Monteiro, Neuza Pedro
Editora: Indagatio Didactica, CIDTFF, Universidade de Aveiro
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Blended learning

In recent years, the training initiatives in blended learning increased enormously as a result of the different demands to integrate the Information and Communication Technologies (ICT) in educational systems. In Higher Education, the blend approach is highly pursued because of its unique flexibility that allows the teacher to propose, in every situation, more advantageous train- ing solutions for their students, contrary to mandatory classroom in Basic and Secondary schools. It seems that the blended learning approach, a concept often bordering others such as e-learning, distance education, online learning or open learning, allows you to get the best of both worlds, the face-to-face and the virtual, and be an alternative to the traditional classroom teaching models and to enhance the new forms of electronic learning environments that use only the virtual and the distance. The blended learning approach seems to have the advantages of some of the concepts described, as the flexibility to determine their own pace of learning, and removes the greater disadvantage which is the lack of human contact with colleagues and teacher.

Ano: 2015
Autor(es): José Alberto Lencastre, Clara Pereira Coutinho
Editora: IGI Global
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O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios.

O artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas.

Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.

Ano: 2015
Autor(es): Francisco Sousa
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Evaluation of Online Higher Education – Learning, Interaction and Technology

The work presents a theoretical framework for the evaluation of e-Teaching that aims at positioning the online activities designed and developed by the teacher as to the Learning, Interaction and Technology Dimensions. The theoretical research that underlies the study was developed reflecting current thinking on the promotion of quality of teaching and of the integration of information and communication tools into the curriculum in Higher Education (HE), i. e. bearing in mind Portuguese and European guidelines and policies on this subject. This way, an answer was sought to be given to one of the aims put forward in this study, namely to contribute towards the development of a conceptual framework to support research on evaluation of e-Teaching in the context of HE. Based on the theoretical research carried out, two evaluation tools were developed to collect teachers’ and students’ perceptions regarding activities developed online. Consequently, aiming at testing those tools, an empirical study was structured. Following an exploratory study, e-Learning and b-Learning courses were identified, from which a restricted number of Portuguese HE institutions were selected, enabling the use, testing and validation of both tools created to evaluate online activities, including students’ and teachers’ perceptions. From the comparison of the theoretical framework established and the analysis of the data obtained, we found that the differences in teaching should be valued and seen as assets by HE institutions rather than annihilated in a globalizing perspective.

Ano: 2014
Autor(es): Ana Balula, António Moreira
Editora: Spriner Verlag
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A Influência do Digital na Criação de Espaços de Aprendizagem de Alta Qualidade – O Espaço Como Agente de Mudança

O uso generalizado de Redes de Comunicação e das Tecnologias de Informação é hoje um fenómeno mundial, com múltiplos impactos na forma como se ensina/aprende e nos contextos em que esse processo decorre – Espaços de Aprendizagem. Estes espaços incluem Espaços Físicos de Aprendizagem, Espaços Virtuais de Aprendizagem, Espaços Colaborativos de Aprendizagem, entre outros. Estas propostas estão a proporcionar novos cenários no processo ensino/aprendizagem, com contornos ainda não muito bem definidos. Um Espaço de Aprendizagem necessita de um conjunto complexo de recursos materiais e humanos. Justifica-se um estudo mais aprofundado e continuado, dada a relevância que este tem nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o objectivo geral da presente investigação é conhecer as percepções dos Docentes do Ensino Superior, sobre os Espaços de Aprendizagem, das instituições onde leccionam. São descritos os tipos de espaços existentes, a sua importância, as necessidades sentidas pelos docentes e o tipo de equipamentos sugeridos para esses Espaços. Neste contexto, considerou-se relevante a recolha de opiniões sobre as necessidades/prioridades, utilidade, qualidade e sustentabilidade, produzidas pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos espaços de aprendizagem. Foram ainda recolhidas opiniões sobre boas práticas da utilização do Espaço, através da experiência dos docentes inquiridos em diversas instituições.

Ano: 2011
Autor(es): Pedro Nuno Moreira da Silva
Editora: Tese de Doutoramento
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Web 2.0 and Higher Education – a psychological perspective

A emergência de ferramentas como os Blogues ou os Wikis tornaram muito mais fácil a criação de conteúdos online. O conceito de Web 2.0, em permanente evolução, visa enfatizar o facto de que os utilizadores podem, hoje em dia, participar de forma simples na distribuição e partilha de conteúdos Web, tirando partido das novas ferramentas existentes.
Nesta tese, são descritos dois estudos empíricos. O primeiro estudo visou estudar a utilidade que docentes do Ensino Superior percepcionavam no uso de ferramentas Web 2.0 no contexto das suas atividades lectivas. O segundo estudo visou a população dos estudantes.

Ano: 2012
Autor(es): Luís António Morão Pinto Simões da Cunha
Editora: Tese de doutoramento