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Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática

Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente.

A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online – e-moderating – baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.

Ano: 2013
Autor(es): Ana P. Rodrigues, Angélica Monteiro, J. A. Moreira
Editora: Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra
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Educação on-line: impacto da formação na prática docente do ensino superior

Este artigo estabelece possíveis relações entre a formação no âmbito da educação on-line e as práticas letivas dos docentes, refletindo sobre o modo como a formação provocou mudanças nas práticas letivas e influenciou os docentes na estruturação e planeamento das Unidades Curriculares. Os docentes alteraram o modo de abordagem dos temas a tratar, adaptando as atividades, recursos e estratégias anteriormente utilizadas, para o ambiente on-line. Acreditamos que as formações desempenham um importante papel no sentido de promover a partilha de estratégias de dinamização da sala de aula virtual e de interação.

Ano: 2013
Autor(es): Ana Paula Rodrigues, Angélica Maria Reis Monteiro
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Quality of Blended Learning within the Scope of the Bologna Process

O artigo baseia-se em dados existentes sobre a abordagem blended learning no ensino superior. Apresenta o quadro teórico e os dados de um estudo empírico realizado na Universidade do Porto envolvendo professores, e que ganhou o “E-Learning Prize of Excellence” no período entre 2006 e 2010. O objetivo principal deste artigo é contribuir para um entendimento do valor do b-learning no âmbito do processo de Bolonha, iniciado na Universidade do Porto em 2006.

O estudo incluiu a recolha de dados através de questionários aplicados a professores e alunos, bem como entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Os resultados de pesquisa destacam a importância da intervenção do professor para criar um ambiente que estimula os processos de cooperação, autonomia, integração social e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, importantes neste mundo competitivo.

Ano: 2013
Autor(es): Angélica Monteiro, Carlinda Leite, Lurdes Lima
Editora: TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology
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Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior

O Ensino Superior está a sofrer uma grande transformação motivada pela adequação dos cursos ao Processo de Bolonha e pelas recomendações da UNESCO. A mudança em curso visa um ensino baseado na aquisição de competências, centrado no estudante e potenciado pela utilização das novas tecnologias, numa perspectiva de criação de condições para uma maior mobilidade, empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida. O objectivo principal desta tese de doutoramento é propor um modelo de organização de ambientes de aprendizagem e uma plataforma integrada de aplicações que permitam a utilização de aplicações e práticas Web 2.0 nas actividades lectivas e de avaliação, na infra-estrutura da Instituição de Ensino Superior e de modo integrado com o sistema de gestão de aprendizagem, e que garantam a segurança dos conteúdos criados e a sua preservação para memória futura. A implementação das propostas apresentadas possibilita aos estudantes a criação e gestão de ambientes pessoais de aprendizagem, configurados em função das unidades curriculares frequentadas, integrando conteúdos criados e sujeitos a avaliação e complementados com outros disponíveis na Internet. Oferece, também, funcionalidades para gestão de portefólios electrónicos e curriculum vitae. Os estudantes obtêm, assim, melhores condições para exercer a responsabilidade de conduzir o seu percurso de aprendizagem.

Ano: 2011
Autor(es): Lino Oliveira
Editora: Tese de doutoramento
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E-Learning in European Higher Education Institutions – Results of a Mapping Survey Conducted in October-December 2013

O presente estudo sobre e-learning pretende contribuir para colmatar uma lacuna de dados e estimular a discussão sobre o desenvolvimento de políticas nacionais e europeias sobre a questão . Baseia-se numa pesquisa realizada pela EUA – European University Association, entre Outubro e Dezembro de 2013. 249 respostas de instituições de ensino superior, na sua maioria de universidades, de 37 países europeus foram recebidas.
Enquanto que a amostra foi auto-selecionada, esta representa quase um terço dos membros da EUA.
A pesquisa questionava sobre o tipo de e-learning que as instituições utilizam, as suas experiências nesta área e suas expectativas para o futuro. Considerou blended learning e on-line em vários formatos. Dado o forte interesse em MOOCs, uma grande parte do relatório é dedicada a este tema. O estudo também colocou questões relativas às estruturas de suporte e serviços, a coordenação intra-institucional, garantia de qualidade e de reconhecimento.

Ano: 2014
Autor(es): Michael Gaebel, Veronika Kupriyanova, Rita Morais, Elizabeth Colucci
Editora: European University Association
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Aprendizagem potenciada pela tecnologia no ensino superior: uma metodologia para o desenvolvimento de critérios de qualidade

O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma investigação que tem com o objetivo construir um referencial de qualidade da Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia e desenvolver um modelo para avaliar a Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior. O processo de construção desse referencial integra um quadro teórico, proveniente da literatura da especialidade com um estudo empírico de cariz interpretativo e exploratório. O artigo conceptualiza a problemática assente na qualidade da Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia dando relevo à metodologia de quadro referencial utilizada para delinear de forma transparente critérios para aferir a existência de qualidade desta modalidade de aprendizagem. Serão apresentados os passos metodológicos assim como alguns resultados preliminares.

Ano: 2013
Autor(es): Diogo Casa Nova, Nilza Costa, António Moreira
Editora: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
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Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior: Construção de um Referencial de Qualidade

A utilização da tecnologia como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável no Ensino Superior e nas prioridades institucionais. A sua utilização tem sido, no entanto, mais norteada por um paradigma de disponibilização em vez de ser norteada por um paradigma de potenciação. Este estudo procura discutir o papel da tecnologia como potenciadora da aprendizagem, através da introdução de um conceito de aprendizagem potenciada pela tecnologia. Nesse sentido o estudo procura apresentar um referencial de qualidade dos pressupostos para a existência de uma aprendizagem potenciada pela tecnologia que permita orientar os diversos atores para práticas de qualidade na utilização da tecnologia e facilitar o desenho de instrumentos de avaliação, autoavaliação e monitorização.

Ano: 2014
Autor(es): Diogo Casanova
Editora: Tese de doutoramento