Quem é quem

Célio Gonçalo Marques

Célio Gonçalo Marques é Professor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, exercendo também as funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão e de Vice-Director do Centro de eLearning do Instituto Politécnico de Tomar. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning e doutoramento em Ciências da Educação, área de Tecnologia Educativa. Colaborou com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e com a Universidade Lusíada de Lisboa na lecionação de várias unidades curriculares de mestrado, tendo também sido convidado para lecionar no Instituto Superior de Educação da Universidade de Cabo Verde. Esteve envolvido em projetos relacionados com a informática na educação e prestou consultoria informática a várias empresas. Em termos internacionais esteve em missões de ensino na Universidade de Yasar (Izmir, Turquia), na Universidade de Vilnius (Vilnius, Lituânia) e na Universidade de Ciências Aplicadas Eszterházy Károly (Eger, Hungria) e é membro do comité editorial de várias revistas, entre elas, Electronic Learning, Information and Communication: Theory and Practice. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais, entre elas, o livro “Os Hipermédia no Ensino Superior” e tem estado na organização de vários eventos científicos e técnicos, entre eles, o “Encontro sobre Jogos e Mobile Learning” (Universidade de Coimbra, 2012 e 2014) e o “Encontro sobre Web 2.0” (Universidade do Minho, 2008) do qual resultou o livro “Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores” editado pelo Ministério da Educação. É também investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Curriculum Vitae: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9617437441412951
Categorias: Consultor, Formador, Professor
Entidade: Instituto Politécnico de Tomar
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Quality of Blended Learning within the Scope of the Bologna Process

O artigo baseia-se em dados existentes sobre a abordagem blended learning no ensino superior. Apresenta o quadro teórico e os dados de um estudo empírico realizado na Universidade do Porto envolvendo professores, e que ganhou o “E-Learning Prize of Excellence” no período entre 2006 e 2010. O objetivo principal deste artigo é contribuir para um entendimento do valor do b-learning no âmbito do processo de Bolonha, iniciado na Universidade do Porto em 2006.

O estudo incluiu a recolha de dados através de questionários aplicados a professores e alunos, bem como entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Os resultados de pesquisa destacam a importância da intervenção do professor para criar um ambiente que estimula os processos de cooperação, autonomia, integração social e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem, importantes neste mundo competitivo.

Ano: 2013
Autor(es): Angélica Monteiro, Carlinda Leite, Lurdes Lima
Editora: TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology
Repositório

E-learning e educação on-line : contributos para os princípios de Bolonha

Pretende-se, neste artigo, refletir sobre o potencial do e-learning e da educação online na implementação de práticas pedagógicas que permitam operacionalizar e maximizar alguns dos princípios associados ao processo de Bolonha, nomeadamente no desenvolvimento de práticas que estimulem hábitos e concretizem oportunidades reais de aprendizagem ao longo da vida, na promoção de uma efetiva dimensão europeia do ensino superior e no alargamento do conceito de mobilidade de estudantes e professores, aspetos valorizados e preconizados pela Declaração de Bolonha.

Ano: 2006
Autor(es): Maria João Gomes