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Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

Twitter em contexto académico/profissional: Estudo de caso

Este estudo visa compreender, por um lado, de que forma as pessoas usam o Twitter integrado dentro do seu PLE (Personal Learning Environment) em contexto académico/profissional, e por outro, de que modo poderão alterar os seus comportamentos e práticas, depois de passarem por um processo de aprendizagem formal da ferramenta. Uma das principais características do Twitter é que qualquer indivíduo pode usá-lo como ferramenta de atualização imediata de informação em tempo real partilhando rapidamente qualquer tipo de informação ou interagindo com qualquer outro utilizador. A forma como o conseguirmos maximizar dentro um PLE torna-se fundamental no atual panorama da sociedade da informação e conhecimento, quer em contextos formais, quer informais de aprendizagem/formação. Para o estudo desta relação tomaram-se como referenciais teóricos os conceitos de PLE – Personal Learning Environment e Micro-blogging. Procedeu-se a um estudo de acordo com o paradigma de investigação da Design-Based Research junto de uma comunidade virtual de aprendizagem num contexto formal de aprendizagem académica/profissional, sendo utilizados como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aos estudantes assim como a análise de conteúdo da comunicação/interação desenvolvida pelos membros da comunidade virtual de aprendizagem – estudantes e professores nos diversos espaços das ferramentas, ou seja, no PLE, ao longo das diferentes momentos e atividades de aprendizagem propostas.

Ano: 2013
Autor(es): Paulo Simões
Editora: Universidade Aberta

Wiki as a tool for microbiology teaching, learning and assessment.

Evidence suggests that cooperative learning and peer-assessment fosters students’ ability to work with others and may lead to better cognitive outcomes and higher achievement. This work aimed to assess the use of an online collaborative tool for the teaching/learning and assessment of Microbiology.

Ano: 2013
Autor(es): Benedita Sampaio-Maia, JS Maia, Susana Leitão, Margarida Amaral, Pedro Vieira-Marques
Editora: European Journal of Dental Education

Aprender na Era Digital: Jogos e Mobile-Learning

Jogos e Mobile-Learning são dois tópicos importantes na investigação e na vida de muitos cidadãos. Os jogos digitais têm seduzido muitos jogadores e influenciaram o aparecimento de dois conceitos: gamebooks e gamefication, que são abordados nesta obra. Com a evolução tecnológica, os dispositivos móveis são cada vez mais pequenos, mais leves, com maior capacidade de armazenamento, com funcionalidades diversificadas e intuitivas, possibilitando a conexão à Internet, em qualquer hora e em qualquer lugar. A expressão Bring Your Own Device (BYOD) está a tornar-se uma realidade em contextos educativos e profissionais. Deve-se rentabilizar os dispositivos móveis que os alunos têm e que dominam tecnologicamente, como tablets, smartphones, telemóveis, leitores de MP3/MP4, etc. O leitor encontra neste livro exemplos de jogos, de projetos e de estudos na área de mobile learning.

Ano: 2012
Autor(es): Ana Amélia Carvalho
Editora: De Facto Editores

Blended Learning em Contexto Educativo – Perspetivas teóricas e práticas de investigação

Centrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.

Ano: 2012
Autor(es): Angélica Monteiro, J. António Moreira, Ana Cristina Almeida, José Alberto Lencastre
Editora: De Facto Editores

Educação Online – Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais

A presente publicação reúne um conjunto de contributos conceptuais e estudos empíricos relativos a aspetos diferenciados da educação online. Com esta obra pretende-se promover uma reflexão aprofundada, situada na realidade próxima, pela combinação de sinergias de investigadores e docentes de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com experiência prática no trabalho mediado por plataformas digitais. Embora centrada em questões pedagógicas relacionadas com a aprendizagem em ambientes digitais, esta proposta de reflexão conjunta pretende alavancar o debate e participação interdisciplinar, pelo que a obra resulta multifacetada nas suas vertentes de análise e perspetivas dos autores, por ora, envolvidos.

Ano: 2012
Autor(es): Angélica Monteiro, J. António Moreira, Ana Cristina Almeida
Editora: De Facto Editores