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e-Contents – Conteúdos Multimédia para eFormadores

Constituído por recursos didácticos para autoestudo com o objectivo focado na Formação de Formadores, proporcionando aos mesmos conteúdos multimédia especificamente criados para o exercício da função de “eFormador”.  A construção dos conteúdos para eLearning do projecto eContents, refletiram preocupações de cariz pedagógico (estruturação das sequências lógicas de aprendizagem), técnico (desde a forma de acesso à optimização das potencialidades da normalização enquadrada numa estratégia global de avaliação) e comunicacional (interação humano-computador, usabilidade, ergonomia, design comunicacional, design instrucional), enquanto elementos essenciais e vitais ao sucesso da aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Arnaldo Santos, Filomena Marques, Alcindo Ferreira da Silva, Antonieta Romão
Editora: PT Inovação
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Manual Técnico do Formando – Curso Concepção de e-conteúdos para e-learning

Este manual está estruturado em três partes. A primeira contém informação que incide sobre aspectos gerais de contextualização do próprio curso, os seus objectivos e o papel do formando.
Na segunda parte, será disponibilizado o plano geral de desenvolvimento dos temas, Módulos e Unidades, do curso de “Concepção de e-Conteúdos para e-Learning”.
A terceira parte contém um aprofundamento do desenvolvimento temático, incluindo as actividades propostas para cada unidade, bem como os modos de avaliação da aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Ana Dias, Luís Valente, José Bidarra, José Carvalho, Paula Escudeiro, Paulo Dias, Sofia Torrão
Editora: TecMinho
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Manual Técnico do Formador – Curso Concepção de e-conteúdos para e-learning

Este manual está estruturado em três partes. A primeira contém a informação que incide sobre aspectos gerais de contextualização do próprio curso, os seus objectivos, os pré-requisitos e o perfil do formador. Na segunda parte, será disponibilizado o plano geral de desenvolvimento dos temas, Módulos e Unidades, do curso Concepção de e-Conteúdos para e-Learning. A terceira parte contém um aprofundamento do desenvolvimento temático, incluindo uma apresentação detalhada das planificações, das orientações metodológicas e das actividades propostas para cada unidade de aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Ana Dias, Luís Valente, José Bidarra, José Carvalho, Paula Escudeiro, Paulo Dias, Sofia Torrão
Editora: TecMinho
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Referencial de Formação [Curso:Concepção de e-Conteúdos para e-Learning]

O curso de Concepção de e-Conteúdos para e-learning está desenhado de modo a ser pragmático e de utilidade imediata para o formando, no sentido de lhe proporcionar competências e meios que lhe facilitem a utilização das tecnologias e ferramentas para a concepção e produção de e-conteúdos para e-learning. É dada grande ênfase às novas tecnologias, nomeadamente, à Internet, às ferramentas Web e a software open-source específico que facilite o desenvolvimento de e-conteúdos de acordo com os pressupostos do e-learning, e de acordo com as normas e standards internacionais para e-learning. O curso é composto por duas componentes, uma componente Pedagógica e uma componente Técnico-Pedagógica.

Ano: 2007
Autor(es): Ana Dias, Luís Valente, José Bidarra, José Carvalho, Paula Escudeiro, Paulo Dias, Sofia Torrão
Editora: TecMinho
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Avaliação online

A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do “novo” paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender. Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projetos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta. A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efetuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Dias, Bento Silva, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
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e-learning e formação avançada : casos de sucesso no ensino superior da Europa e América Latina

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão a ser forçadas a reagir às recentes transformações sociais, económicas, culturais e tecnológicas. Nomeadamente, debatem-se com questões relacionadas com a capacitação dos seus alunos para uma formação contínua ao longo da vida e para o apoio formativo especializado a um público novo, que tenta conciliar a sua vida profissional e social com a sua progressão e qualificação. O projecto FADO – Formação Avançada e Desenvolvimento Organizacional, aborda esta problemática, visando propor uma estratégia e um modelo de desenvolvimento para IES europeias e latino americanas que lhes permita proporcionar oportunidades de qualificação, através de formação contínua avançada, a toda a sociedade envolvente. A utilização do e-learning como suporte para esta formação, para além de permitir uma abordagem muito flexível, just-in-time, adequada às necessidades e restrições de cada indivíduo, permitirá que estes se integrem virtualmente na própria IES, criando comunidades de aprendizagem alargadas.

Ano: 2006
Autor(es): Carlos Vaz de Carvalho (org.)
Editora: Politema - IPP
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Educação Online – Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais

A presente publicação reúne um conjunto de contributos conceptuais e estudos empíricos relativos a aspetos diferenciados da educação online. Com esta obra pretende-se promover uma reflexão aprofundada, situada na realidade próxima, pela combinação de sinergias de investigadores e docentes de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com experiência prática no trabalho mediado por plataformas digitais. Embora centrada em questões pedagógicas relacionadas com a aprendizagem em ambientes digitais, esta proposta de reflexão conjunta pretende alavancar o debate e participação interdisciplinar, pelo que a obra resulta multifacetada nas suas vertentes de análise e perspetivas dos autores, por ora, envolvidos.

Ano: 2012
Autor(es): Angélica Monteiro, J. António Moreira, Ana Cristina Almeida
Editora: De Facto Editores
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Blended Learning em Contexto Educativo – Perspetivas teóricas e práticas de investigação

Centrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.

Ano: 2012
Autor(es): Angélica Monteiro, J. António Moreira, Ana Cristina Almeida, José Alberto Lencastre
Editora: De Facto Editores
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Aprender na Era Digital: Jogos e Mobile-Learning

Jogos e Mobile-Learning são dois tópicos importantes na investigação e na vida de muitos cidadãos. Os jogos digitais têm seduzido muitos jogadores e influenciaram o aparecimento de dois conceitos: gamebooks e gamefication, que são abordados nesta obra. Com a evolução tecnológica, os dispositivos móveis são cada vez mais pequenos, mais leves, com maior capacidade de armazenamento, com funcionalidades diversificadas e intuitivas, possibilitando a conexão à Internet, em qualquer hora e em qualquer lugar. A expressão Bring Your Own Device (BYOD) está a tornar-se uma realidade em contextos educativos e profissionais. Deve-se rentabilizar os dispositivos móveis que os alunos têm e que dominam tecnologicamente, como tablets, smartphones, telemóveis, leitores de MP3/MP4, etc. O leitor encontra neste livro exemplos de jogos, de projetos e de estudos na área de mobile learning.

Ano: 2012
Autor(es): Ana Amélia Carvalho
Editora: De Facto Editores
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O que é o e-Learning

No início do novo milénio, tanto a educação com a formação são sujeitos de processos de transformações complexos que decorrem dos desafios que a humanidade enfrenta. A investigação especializada sobre multimédia e o desenvolvimento de aplicações em e-learning justifica-se por se considerar que este é um vetor poderoso, suscetível de ajudar a ultrapassar a crise educativa, cultural e civilizacional em que estamos mergulhados.

Ano: 2007
Autor(es): Irene Tomé, Carlos Correia
Editora: Plátano Editora