Repositório

Ensino a Distância – Conceitos e Práticas

Um manual sobre ensino a distância em elearning deve ser visto tendo em conta o contexto em que vai ser utilizado, particularmente os níveis de formação e o público-alvo. O presente manual faz parte de um conjunto de materiais que se complementam para propiciar uma aprendizagem na unidade curricular Ensino a distância em elearning, do curso de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, desenvolvido em regime de ensino a distância. Este manual é complementado com os materiais pedagógicos considerados adequados, não só ao público-alvo mas também ao regime em que o ensino é desenvolvido. Esses complementos foram construídos em suporte vídeo, com a transcrição mediatizada das lições transcritas para linguagem gestual num DVD e a disponibilização de um guião de actividades, em papel e em suporte digital, este disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem, para cada um dos capítulos. O objetivo desta Unidade Curricular é a de familiarizar os estudantes com o regime de ensino em que vão estar imersos durante o desenvolvimento da sua licenciatura. Trata-se de um manual introdutório à temática, pelo que a sua profundidade é adequada a um estádio inicial do seu estudo.

Ano: 2009
Autor(es): José Reis Lagarto
Editora: Universidade Católica Editora
Repositório

e-Conteúdos para e-Formadores

Tem por objetivo divulgar conhecimento e discutir algumas abordagens relacionadas com a conceção e o desenvolvimento de conteúdos educativos para ambientes de e-learning.  Trata-se de uma obra que, embora centrada na temática dos conteúdos digitais de aprendizagem, por vezes também designados por e-conteúdos e/ou objetos de aprendizagem, e nos contextos em que as aprendizagens em cenários de e-learning se desenvolvem, é multifacetada nas vertentes de análise e nas próprias perspetivas dos autores envolvidos.

Ano: 2008
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho
Repositório

E-Learning para e-Formadores

A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

Ano: 2004
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho
Repositório

e-Learning –O Papel dos Sistemas de gestão da Aprendizagem na Europa

Grande parte do sucesso do e-Learning pode ser atribuído à disponibilidade dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (Learning Management Systems – LMSs), também conhecidos por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Virtual Learning Environments – VLEs) ou plataformas de aprendizagem.  O presente estudo mostra uma distribuição desigual dos LMSs nos diferentes países europeus.  Através deste estudo foi identificado o grau de satisfação das instituições europeias em relação aos LMSs adquiridos no mercado e/ou desenvolvidos à medida. Numa altura em que inúmeras instituições e empresas se confrontam com a decisão da disponibilização da educação e formação online, o estudo revela-se particularmente oportuno, podendo as diferentes análises assumirem-se como estratégicas para decisões futuras.

Ano: 2002
Autor(es): Desmond Keegan, Ana Dias, Carina Baptista, Gro-Anett Olsen, Helmut Fritsch, Holger Föllmer, Mária Micincová, Morten Flate Paulsen, Paulo Dias, Pedro Pimenta
Editora: INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação
Repositório

Ambientes educativos emergentes

A publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas: a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem;  a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem;  a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Dias, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Repositório

TIC na Educação: Perspetivas de Inovação

As tecnologias promovem novas formas de ver, pensar e conhecer, enquanto mediação técnica, social e cognitiva para a experiência e construção do conhecimento na Sociedade Digital. Contudo, a disponibilização de meios e sistemas tecnológicos para a educação não significa necessariamente o desencadear de um processo de inovação ao nível dos processos e contextos de aprendizagem. Para ultrapassar este constrangimento será necessário empreender uma mudança profunda nas formas de diálogo cultural e educacional, reflexão colaborativa e pensamento critico, orientado para a construção das competências necessárias para enfrentar os desafios do futuro. Na perspetiva da educação para a inovação este é o grande desafio que se apresenta à escola, desenvolver a mudança profunda das suas práticas e promover a implementação dos processos de inovação no sistema.

Ano: 2012
Autor(es): Paulo Dias, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Repositório

Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas

A presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspetivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.

Ano: 2012
Autor(es): J. António Moreira, Angélica Monteiro (org.)
Editora: Porto Editora
Repositório

Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia

Esta obra reúne um conjunto de autores que se debruçam sobre estes desafios que hoje  se colocam ao mundo do ensino e da aprendizagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação. A qualidade, o rigor e a simplicidade dos textos organizados pela Prof. Guilhermina Miranda prometem colmatar um vazio no mercado ao nível da reflexão e da análise, em língua portuguesa, de conceitos vários como o e-learning, tutoria online, e-cursos, sistemas de gestão de aprendizagem, recursos educativos, avaliação online, design educacional, ambientes de aprendizagem, interatividade, literacia, etc.

Ano: 2009
Autor(es): Guilhermina Lobato Miranda (org.)
Editora: Relógio D’Água