Projeto

IDC-VET: Improve Digital Competences of VET Teachers and Trainers

O projeto Erasmus+ IDC-VET pretende desenvolver uma série de recursos para apoiar  docentes e formadores de educação/formação profissional (EFP) na utilização da tecnologia, desenvolvendo as suas competências digitais. Um dos resultados finais deste projeto: criação de vários OER nas áreas de produção de metalomecânica e de maquinaria, da assistência social, do Turismo/hotelaria para apoiar docentes e formadores de educação/formação profissional na utilização da tecnologia, desenvolvendo as suas competências digitais.

Data: 2020 - 2022
Promotor: Alytus Vocational Training Centre (AVTC)
Projeto

Inclusive Tourism

O projeto internacional “Inclusive Tourism – Turismo Inclusivo” visa apoiar a inserção profissional de pessoas com deficiência no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo (setor do Turismo). O principal objetivo é o desenvolvimento de ferramentas formativas inovadoras para aumentar as competências das Pessoas com Deficiência, dos formadores e técnicos que com elas trabalham e dos profissionais do setor do Turismo como forma de melhorar a empregabilidade das Pessoas com Deficiência no contexto do Turismo Inclusivo.

Os materiais formativos produzidos serão traduzidos para 4 línguas diferentes: Português, Espanhol, Esloveno e Inglês e serão alojados numa plataforma aberta e acessível à comunidade em geral, com um curso online.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus +.

Parceria:
– Câmara do Comércio de Valência (Espanha)
– AMICA (Espanha)
– CUDV Draga (Eslovénia)
– CPU (Eslovénia)
– PERFIL (Portugal)
– CERCIGUI (Portugal)

Data: 2017 - 2019
Promotor: Câmara do Comércio de Valência
Projeto

Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN

O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).

Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade do Minho, e Latino Group.

Data: 2016 - 2017
Promotor: Politechnika Rzeszowska im. Ignacego Lukasiewicza PRz (Polónia)
Projeto

e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates

Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. O principal objetivo do projeto é responder à necessidade clara na Europa em geral, e dos países (TR, PL, PT, HU, ES) para fortalecer a alunos dos parceiros do projecto e as competências dos diplomados para interagir com uma proporção considerável da futura força de trabalho qualificada.

Os Objetivos do Projeto são:
– Denunciar atuais aplicações relacionadas com a formação baseada na Web, portfolio e e-portfolio na educação profissional na Europa.
– Para construir uma estrutura de e-portfolio que seria usado por formadores de projetar e-carteira de processos em diferentes áreas de formação profissional.
– Desenvolver materiais de aprendizagem baseados na web para ensinar aprendizagem e avaliação abordagem de e-portfolio e seu uso no ensino profissional.
– Para projetar processos e-carteira de amostra para diferentes profissões em educação profissional e aplicá-los em grupos-alvo.
– Para relatar os resultados relacionados com a aplicação de e-portfolio no ensino profissional.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Universidade de Çukurova
Projeto

OportUnidad

O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.

Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa

Data: 2012 - 2014
Promotor: Università degli Studi Giuglielmo Marconi
Projeto

TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom

O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.

Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.

Data: 2011 - 2014
Promotor: GO! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap