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Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador)

Referencial do IEFP publicado em 2018, sendo um instrumento estruturante e operacional que integra um conjunto de competências de especialização, em função das quais se desenvolve o respetivo programa, metodologia pedagógica, planificação e avaliação, visando a melhoria da qualidade da formação profissional, em particular da ministrada a distância com recurso a plataformas de aprendizagem online, a tecnologias digitais e a aplicações. A principal finalidade deste referencial e da respetiva formação é dotar os participantes das competências necessárias ao exercício de funções de formador a distância, em diferentes contextos de aprendizagem, com diversos destinatários, e ainda modalidades de formação.

Ano: 2018
Autor(es): Ana Augusta Dias, Alda Leonor Rocha
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Carta da Qualidade para o e-Learning em Portugal

A carta da qualidade e-Learning que aqui se apresenta corresponde a um exercício desenvolvido pela TecMinho – Interface da Universidade do Minho e pela Quaternaire Portugal no âmbito do projeto Panorama e-Learning Portugal 360°. O exercício destina-se a criar uma proposta de carta da qualidade para servir de referência a operadores e governação, uma vez que não existe, em Portugal e em português, um instrumento deste tipo. Esta proposta de carta de qualidade resulta de um estudo de Benchmarking internacional e do estudo “no terreno” e com os operadores, ou seja, o estudo realizado em Portugal entre 2013 e 2014.

Ano: 2014
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Alda Leonor Rocha, Fátima Correia, Manuela Neves, Paulo Feliciano
Editora: TecMinho
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Tempo online : grau de participação, tempo de abordagem ao estudo do e-formando no curso de formação contínua de e-formadores (CFCeF)

Em qualquer experiência que tenhamos num formato de educação-formação online, como formando ou como docente verifica-se, empiricamente, que o tempo consumido é francamente maior se comparado com o formato mais tradicional. Para consubstanciar cientificamente esta questão, realizou-se o presente estudo, aplicado nomeadamente ao Curso de Formação Contínua de e-Formadores (CFCeF) realizado pela Escola de Formação Pedagógica de Formadores. Começa por se fazer uma revisão de literatura, relativamente a conceitos e estudos que permitem enquadrar a pertinência do presente estudo. Visitam-se alguns autores que consignaram alguns dos seus estudos relacionados com o Tempo Online e o Tempo Presencial, percebendo em que medida fará sentido este tipo de comparação. Abordam-se também nesta revisão conceitos relacionados com estratégias de aprendizagem mais adequadas neste formato, e o modo como os formandos encaram o estudo, nos cursos enquadrados na abordagem ao estudo.

Ano: 2013
Autor(es): João Manuel dos Santos Quintas
Editora: Tese de mestrado
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Moodle 2 para Professores

Redigido de forma clara e direta, este livro vai dotá-lo dos conhecimentos e aptidões necessárias à criação de conteúdos e atividades pedagógicas, potenciando o desempenho do papel de Professor. Simultaneamente acessível e abrangente, explica, através de instruções simples e imagens, como funciona este ambiente de aprendizagem, proporcionando exemplos de boas práticas e sugestões para tirar o melhor partido do Moodle 2.

Ano: 2012
Autor(es): António Vilela
Editora: Ed-Rom - Produção de Conteúdos Multimédia, Lda.
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e-Contents – Conteúdos Multimédia para eFormadores

Constituído por recursos didácticos para autoestudo com o objectivo focado na Formação de Formadores, proporcionando aos mesmos conteúdos multimédia especificamente criados para o exercício da função de “eFormador”.  A construção dos conteúdos para eLearning do projecto eContents, refletiram preocupações de cariz pedagógico (estruturação das sequências lógicas de aprendizagem), técnico (desde a forma de acesso à optimização das potencialidades da normalização enquadrada numa estratégia global de avaliação) e comunicacional (interação humano-computador, usabilidade, ergonomia, design comunicacional, design instrucional), enquanto elementos essenciais e vitais ao sucesso da aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Arnaldo Santos, Filomena Marques, Alcindo Ferreira da Silva, Antonieta Romão
Editora: PT Inovação
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Manual Técnico do Formador – Curso Concepção de e-conteúdos para e-learning

Este manual está estruturado em três partes. A primeira contém a informação que incide sobre aspectos gerais de contextualização do próprio curso, os seus objectivos, os pré-requisitos e o perfil do formador. Na segunda parte, será disponibilizado o plano geral de desenvolvimento dos temas, Módulos e Unidades, do curso Concepção de e-Conteúdos para e-Learning. A terceira parte contém um aprofundamento do desenvolvimento temático, incluindo uma apresentação detalhada das planificações, das orientações metodológicas e das actividades propostas para cada unidade de aprendizagem.

Ano: 2007
Autor(es): Ana Dias, Luís Valente, José Bidarra, José Carvalho, Paula Escudeiro, Paulo Dias, Sofia Torrão
Editora: TecMinho
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e-Conteúdos para e-Formadores

Tem por objetivo divulgar conhecimento e discutir algumas abordagens relacionadas com a conceção e o desenvolvimento de conteúdos educativos para ambientes de e-learning.  Trata-se de uma obra que, embora centrada na temática dos conteúdos digitais de aprendizagem, por vezes também designados por e-conteúdos e/ou objetos de aprendizagem, e nos contextos em que as aprendizagens em cenários de e-learning se desenvolvem, é multifacetada nas vertentes de análise e nas próprias perspetivas dos autores envolvidos.

Ano: 2008
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho
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E-Learning para e-Formadores

A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

Ano: 2004
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho