Projeto

Panorama e-Learning Portugal 360˚

O estudo pretende contribuir para apoiar a construção de um referencial de boas práticas (no sentido plural do termo) e a Carta da Qualidade para o e-learning, e melhorar os mecanismos de governação operados no âmbito dos sistemas de qualidade e de gestão do financiamento operados pela política pública. Cumpre-se este objetivo através da avaliação e valorização dos modelos e práticas de e-learning existentes e da proposta de estratégias e critérios para a arquitetura de um modelo de regulação desta modalidade no âmbito do sistema de educação e formação. Pretende-se, desse modo, contribuir, na criação de condições para que esta modalidade possa apoiar e participar no esforço de promover a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Projeto financiado pelo programa POAT-FSE sob o lema Gerir, Conhecer e Intervir.

Entidades parceiras: TecMinho, Quaternaire Portugal.

Data: 2013 - 2014
Promotor: TecMinho
Projeto

OportUnidad

O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.

Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa

Data: 2012 - 2014
Promotor: Università degli Studi Giuglielmo Marconi
Projeto

VIRQUAL – Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions

O Projeto da Rede VIRQUAL propõe-se a ajudar as instituições de ensino e formação a atingir a mobilidade virtual e a garantir a aplicação do QEQ através do e-learning, com o objetivo de encontrar obstáculos específicos nas instituições e propor soluções concretas e inovadoras. Espera-se que através dos resultados da rede do projeto, outros países europeus e instituições possam encontrar orientação, estudos de caso e ferramentas para integrar a mobilidade virtual nas suas práticas, contribuindo para a construção de um Espaço Europeu de Educação / Formação real.

Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – KA3 ICT/Network.

Entidades parceiras de Portugal:Universidade do Porto; Universidade Aberta; TecMinho.

Data: 2009 - 2011
Promotor: Universidade do Porto
Projeto

Q-Cert-VET: Quality Certification for Vocational Education and Training

O projeto europeu pretende criar a partir de uma  norma alemã uma certificação de qualidade para o setor da Formação Profissional (FP) em Portugal. O objetivo principal do projeto Q-Cert-VET é o desenvolvimento de uma norma de certificação nacional, com requisitos para um Sistema de Gestão da Formação Profissional, (incluindo o e-Learning).

Apoiado e financiado pela Comissão Europeia através do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidades parceiras de Portugal: CIICESI; IPQ; I-Zone

Data: 2011 - 2012
Promotor: Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI) - ESTGF-IPP
Projeto

IMPLEMENT

O objetivo do projeto consistiu em apoiar as instituições de ensino superior a tornarem-se verdadeiras Universidades de Aprendizagem ao Longo da Vida – divulgar e explorar os resultados altamente elogiados do projeto BeFlex Plus. O valor obtido por este projeto foi adicionado ao material pedagógico existente, adaptando-os às necessidades nacionais, bem como através do desenvolvimento de uma versão online para fornecer uma solução sustentável e dinâmica para a exploração, a longo prazo, dos recursos de aprendizagem e exemplos de melhores práticas.

Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: TecMinho

Data: 2011 - 2012
Promotor: EUCEN
Projeto

SH.A.R.P – Platform for SHAring and Re-Presenting

O projeto “SH.A.R.P – A platform for SHAring and Re-Presenting” visa desenvolver uma plataforma online para promover a partilha de experiências representativas das memórias, das interculturas locais e da educação.

Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: Almada Forma

Data: 2011 - 2013
Promotor: Università degli studi di Pavia
Projeto

TELL-ME Technology Enhanced Learning Livinglab for Manufacturing Environments

O projeto TELL-ME visa desenvolver e testar, num contexto autêntico (PME – locais de trabalho centrados nas pessoas e orientados para serviços de fabricação), uma metodologia inovadora interempresa e plataformas de tecnologia de informação para o ensino e formação contínuos em ecossistemas de negócio heterogéneos, combinando o Ensino Preciso (Precision Teaching), a aprendizagem ao longo da vida e o Living Lab.

Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do FP7-ICT.

Entidade parceira de Portugal: Alfamicro, Sistemas de Computadores lda.

Data: 2012 - 2015
Promotor: Consórcio constituído por 14 organizações de investigação académica, tecnologia e indústria de 8 países europeus.
Repositório

E-learning e educação on-line : contributos para os princípios de Bolonha

Pretende-se, neste artigo, refletir sobre o potencial do e-learning e da educação online na implementação de práticas pedagógicas que permitam operacionalizar e maximizar alguns dos princípios associados ao processo de Bolonha, nomeadamente no desenvolvimento de práticas que estimulem hábitos e concretizem oportunidades reais de aprendizagem ao longo da vida, na promoção de uma efetiva dimensão europeia do ensino superior e no alargamento do conceito de mobilidade de estudantes e professores, aspetos valorizados e preconizados pela Declaração de Bolonha.

Ano: 2006
Autor(es): Maria João Gomes
Repositório

Teoria e Prática de Educação a Distância

Assentando numa perspetiva epistemológica moderada, e partindo de uma análise da evolução histórica do EaD, desde há 3 décadas, o livro é composto por duas partes: uma teórica, onde se enfatiza um EaD baseado em comunidades investigativas de aprendizagem; e uma parte prática, onde se referem diversas técnicas, recursos e tipos de atividades suscetíveis de facilitar uma aprendizagem significativa a distância e com ênfase na avaliação de conhecimentos.

Ano: 2011
Autor(es): Jorge Valadares
Editora: Universidade Aberta
Repositório

e-learning e formação avançada : casos de sucesso no ensino superior da Europa e América Latina

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão a ser forçadas a reagir às recentes transformações sociais, económicas, culturais e tecnológicas. Nomeadamente, debatem-se com questões relacionadas com a capacitação dos seus alunos para uma formação contínua ao longo da vida e para o apoio formativo especializado a um público novo, que tenta conciliar a sua vida profissional e social com a sua progressão e qualificação. O projecto FADO – Formação Avançada e Desenvolvimento Organizacional, aborda esta problemática, visando propor uma estratégia e um modelo de desenvolvimento para IES europeias e latino americanas que lhes permita proporcionar oportunidades de qualificação, através de formação contínua avançada, a toda a sociedade envolvente. A utilização do e-learning como suporte para esta formação, para além de permitir uma abordagem muito flexível, just-in-time, adequada às necessidades e restrições de cada indivíduo, permitirá que estes se integrem virtualmente na própria IES, criando comunidades de aprendizagem alargadas.

Ano: 2006
Autor(es): Carlos Vaz de Carvalho (org.)
Editora: Politema - IPP