Projeto

GAIN TIME

O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.

Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.

Data: 2014 - 2016
Promotor: CECE - Confederación Española de Centros de Enseñanza
Projeto

Panorama e-learning no Ensino Superior

O estudo irá analisar, ao longo de 2015/2016, o estado da arte da governação e práticas do setor da formação e-learning no Ensino Superior (ES), para além de prever o lançamento de uma proposta de carta da qualidade para o e-learning no ES.
Ao longo do projeto, serão realizados debates com peritos, investigadores e representantes da governação que operam a política pública, e trabalho de campo, com estudos de caso e entrevistas, recolha de boas práticas e  benchmarking internacional sobre governação e práticas do e-learning no ensino superior.

O estudo, organizado pelo Observatório Panorama e-Learning , está a ser desenvolvido por Ana Dias (TecMinho),  Paula Peres (Instituto Politécnico do Porto), Neuza Pedro (Universidade de Lisboa) e Leonor Rocha, pretendendo-se alargar o leque de investigadores envolvidos.

Data: 2015 - 2016
Promotor: Observatório e-Learning 360
Projeto

e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates

Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. O principal objetivo do projeto é responder à necessidade clara na Europa em geral, e dos países (TR, PL, PT, HU, ES) para fortalecer a alunos dos parceiros do projecto e as competências dos diplomados para interagir com uma proporção considerável da futura força de trabalho qualificada.

Os Objetivos do Projeto são:
– Denunciar atuais aplicações relacionadas com a formação baseada na Web, portfolio e e-portfolio na educação profissional na Europa.
– Para construir uma estrutura de e-portfolio que seria usado por formadores de projetar e-carteira de processos em diferentes áreas de formação profissional.
– Desenvolver materiais de aprendizagem baseados na web para ensinar aprendizagem e avaliação abordagem de e-portfolio e seu uso no ensino profissional.
– Para projetar processos e-carteira de amostra para diferentes profissões em educação profissional e aplicá-los em grupos-alvo.
– Para relatar os resultados relacionados com a aplicação de e-portfolio no ensino profissional.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Universidade de Çukurova
Projeto

GREAT – Game-based Research in Education & Action Training

Este projeto visou transferir metodologias inovadoras na aprendizagem, de modo a permitir que formadores e professores (e gestores) incrementem o seu trabalho, melhorando a sua criatividade e inovação através da aprendizagem baseada em jogos. Tradicionalmente, os sistemas educacionais e de formação têm promovido um paradigma educacional centrado mais no formador, como o agente exclusivo da ação, e menos como um facilitador do conhecimento. Neste sentido, o paradigma da aprendizagem baseada em jogos faz parte de uma metodologia de educação não-formal e informal e de aprendizagem ao longo da vida, que a União Europeia promove em todas as dimensões, assumindo relevância na Estratégia E&T 2020.

Data: 2011 - 2013
Promotor: APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas
Projeto

LECH-e – Lived Experience of Climate Change: interdisciplinary e-module development and virtual mobility

O projeto “A Experiência vivenciada da alteração climática: desenvolvimento de e-módulo interdisciplinar e mobilidade virtual (LECH-e)” desenhou um conjunto de módulos de ensino inovadores e desenvolveu também um espaço virtual de aprendizagem aberto, que promove a criação de uma comunidade europeia de académicos, estudantes e cidadãos, os quais têm vindo a contribuir, coletivamente e de forma relevante, para a década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Este projeto dirige-se à promoção da participação alargada dos cidadãos na discussão das questões associadas à mudança climática, visando contribuir pela aprendizagem ao longo da vida para uma cidadania Europeia informada e ativa na definição da política europeia neste domínio. Centrando-se nas experiências vivenciadas das mudanças climáticas de como os indivíduos, as comunidades e as organizações enquadram e respondem aos impactos locais, o projeto visa complementar outros trabalhos nesta área.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus.

Entidade parceira portuguesa: Universidade Aberta.

Data: 2009 - 2012
Promotor: The Open University
Projeto

Dialogue – Bridges between Research & Practice in ULLL

O projeto Dialogue visa colmatar a lacuna que existe entre a pesquisa académica na Universidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (ULLL) e a prática profissional em torno do ensino, aprendizagem e orientação de adultos. Ao fortalecer estes laços, o projeto apoia a produção coletiva de conhecimento e a troca interativa de informação. Projeto coordenado pelo EUCEN em colaboração com Intituições de Ensino Superior de 15 países europeus.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Grundtvig.

Entidade parceira portuguesa: Universidade do Porto.

Data: 2010 - 2013
Promotor: EUCEN
Projeto

CPDLab – Continuing Professional Development Lab

Tem como objetivo promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPDLab pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes, disponibilizando um conjunto de três cursos de formação focados nas necessidades dos docentes, nomeadamente, Quadros Interativos, eSafety (segurança na internet) e Sala de Aula do Futuro (cenários de aprendizagem inovadores).

Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira portuguesa: Direção-Geral da Educação – MEC.

Data: 2011 - 2013
Promotor: European Schoolnet
Projeto

Panorama e-Learning Portugal 360˚

O estudo pretende contribuir para apoiar a construção de um referencial de boas práticas (no sentido plural do termo) e a Carta da Qualidade para o e-learning, e melhorar os mecanismos de governação operados no âmbito dos sistemas de qualidade e de gestão do financiamento operados pela política pública. Cumpre-se este objetivo através da avaliação e valorização dos modelos e práticas de e-learning existentes e da proposta de estratégias e critérios para a arquitetura de um modelo de regulação desta modalidade no âmbito do sistema de educação e formação. Pretende-se, desse modo, contribuir, na criação de condições para que esta modalidade possa apoiar e participar no esforço de promover a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Projeto financiado pelo programa POAT-FSE sob o lema Gerir, Conhecer e Intervir.

Entidades parceiras: TecMinho, Quaternaire Portugal.

Data: 2013 - 2014
Promotor: TecMinho
Projeto

OportUnidad

O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.

Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa

Data: 2012 - 2014
Promotor: Università degli Studi Giuglielmo Marconi
Projeto

VIRQUAL – Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions

O Projeto da Rede VIRQUAL propõe-se a ajudar as instituições de ensino e formação a atingir a mobilidade virtual e a garantir a aplicação do QEQ através do e-learning, com o objetivo de encontrar obstáculos específicos nas instituições e propor soluções concretas e inovadoras. Espera-se que através dos resultados da rede do projeto, outros países europeus e instituições possam encontrar orientação, estudos de caso e ferramentas para integrar a mobilidade virtual nas suas práticas, contribuindo para a construção de um Espaço Europeu de Educação / Formação real.

Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – KA3 ICT/Network.

Entidades parceiras de Portugal:Universidade do Porto; Universidade Aberta; TecMinho.

Data: 2009 - 2011
Promotor: Universidade do Porto