Repositório

Educação Online – Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais

A presente publicação reúne um conjunto de contributos conceptuais e estudos empíricos relativos a aspetos diferenciados da educação online. Com esta obra pretende-se promover uma reflexão aprofundada, situada na realidade próxima, pela combinação de sinergias de investigadores e docentes de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com experiência prática no trabalho mediado por plataformas digitais. Embora centrada em questões pedagógicas relacionadas com a aprendizagem em ambientes digitais, esta proposta de reflexão conjunta pretende alavancar o debate e participação interdisciplinar, pelo que a obra resulta multifacetada nas suas vertentes de análise e perspetivas dos autores, por ora, envolvidos.

Ano: 2012
Autor(es): Angélica Monteiro, J. António Moreira, Ana Cristina Almeida
Editora: De Facto Editores
Repositório

O que é o e-Learning

No início do novo milénio, tanto a educação com a formação são sujeitos de processos de transformações complexos que decorrem dos desafios que a humanidade enfrenta. A investigação especializada sobre multimédia e o desenvolvimento de aplicações em e-learning justifica-se por se considerar que este é um vetor poderoso, suscetível de ajudar a ultrapassar a crise educativa, cultural e civilizacional em que estamos mergulhados.

Ano: 2007
Autor(es): Irene Tomé, Carlos Correia
Editora: Plátano Editora
Repositório

Ensino a Distância – Conceitos e Práticas

Um manual sobre ensino a distância em elearning deve ser visto tendo em conta o contexto em que vai ser utilizado, particularmente os níveis de formação e o público-alvo. O presente manual faz parte de um conjunto de materiais que se complementam para propiciar uma aprendizagem na unidade curricular Ensino a distância em elearning, do curso de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, desenvolvido em regime de ensino a distância. Este manual é complementado com os materiais pedagógicos considerados adequados, não só ao público-alvo mas também ao regime em que o ensino é desenvolvido. Esses complementos foram construídos em suporte vídeo, com a transcrição mediatizada das lições transcritas para linguagem gestual num DVD e a disponibilização de um guião de actividades, em papel e em suporte digital, este disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem, para cada um dos capítulos. O objetivo desta Unidade Curricular é a de familiarizar os estudantes com o regime de ensino em que vão estar imersos durante o desenvolvimento da sua licenciatura. Trata-se de um manual introdutório à temática, pelo que a sua profundidade é adequada a um estádio inicial do seu estudo.

Ano: 2009
Autor(es): José Reis Lagarto
Editora: Universidade Católica Editora
Repositório

e-Conteúdos para e-Formadores

Tem por objetivo divulgar conhecimento e discutir algumas abordagens relacionadas com a conceção e o desenvolvimento de conteúdos educativos para ambientes de e-learning.  Trata-se de uma obra que, embora centrada na temática dos conteúdos digitais de aprendizagem, por vezes também designados por e-conteúdos e/ou objetos de aprendizagem, e nos contextos em que as aprendizagens em cenários de e-learning se desenvolvem, é multifacetada nas vertentes de análise e nas próprias perspetivas dos autores envolvidos.

Ano: 2008
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho
Repositório

E-Learning para e-Formadores

A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.

Ano: 2004
Autor(es): Ana Augusta Silva Dias, Maria João Gomes (Coord.)
Editora: TecMinho
Repositório

Ambientes educativos emergentes

A publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas: a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem;  a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem;  a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Dias, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Repositório

Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas

A presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspetivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.

Ano: 2012
Autor(es): J. António Moreira, Angélica Monteiro (org.)
Editora: Porto Editora