Repositório

TIC na Educação: Perspetivas de Inovação

As tecnologias promovem novas formas de ver, pensar e conhecer, enquanto mediação técnica, social e cognitiva para a experiência e construção do conhecimento na Sociedade Digital. Contudo, a disponibilização de meios e sistemas tecnológicos para a educação não significa necessariamente o desencadear de um processo de inovação ao nível dos processos e contextos de aprendizagem. Para ultrapassar este constrangimento será necessário empreender uma mudança profunda nas formas de diálogo cultural e educacional, reflexão colaborativa e pensamento critico, orientado para a construção das competências necessárias para enfrentar os desafios do futuro. Na perspetiva da educação para a inovação este é o grande desafio que se apresenta à escola, desenvolver a mudança profunda das suas práticas e promover a implementação dos processos de inovação no sistema.

Ano: 2012
Autor(es): Paulo Dias, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Repositório

Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas

A presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspetivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.

Ano: 2012
Autor(es): J. António Moreira, Angélica Monteiro (org.)
Editora: Porto Editora
Repositório

Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia

Esta obra reúne um conjunto de autores que se debruçam sobre estes desafios que hoje  se colocam ao mundo do ensino e da aprendizagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação. A qualidade, o rigor e a simplicidade dos textos organizados pela Prof. Guilhermina Miranda prometem colmatar um vazio no mercado ao nível da reflexão e da análise, em língua portuguesa, de conceitos vários como o e-learning, tutoria online, e-cursos, sistemas de gestão de aprendizagem, recursos educativos, avaliação online, design educacional, ambientes de aprendizagem, interatividade, literacia, etc.

Ano: 2009
Autor(es): Guilhermina Lobato Miranda (org.)
Editora: Relógio D’Água