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Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior: Construção de um Referencial de Qualidade

A utilização da tecnologia como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável no Ensino Superior e nas prioridades institucionais. A sua utilização tem sido, no entanto, mais norteada por um paradigma de disponibilização em vez de ser norteada por um paradigma de potenciação. Este estudo procura discutir o papel da tecnologia como potenciadora da aprendizagem, através da introdução de um conceito de aprendizagem potenciada pela tecnologia. Nesse sentido o estudo procura apresentar um referencial de qualidade dos pressupostos para a existência de uma aprendizagem potenciada pela tecnologia que permita orientar os diversos atores para práticas de qualidade na utilização da tecnologia e facilitar o desenho de instrumentos de avaliação, autoavaliação e monitorização.

Ano: 2014
Autor(es): Diogo Casanova
Editora: Tese de doutoramento
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A Avaliação das aprendizagens em Contexto Online – o e-Portfólio como Instrumento Alternativo

Procuramos neste texto fazer uma breve síntese da evolução do conceito de avaliação, identificando as suas principais características nas designadas 4 gerações da avaliação. Identificamos a 4ª geração da avaliação como ancorada no paradigma construtivista da aprendizagem e abordamos em seguida as características dos contextos de aprendizagem online que permitem inscrevê-los neste paradigma defendendo uma avaliação da aprendizagem consonante com os modelos pedagógicos daí decorrentes, ou seja uma avaliação que assume como essencial uma função auto-reguladora e que se constitui como parte integrante do processo de aprendizagem. Abordamos, em seguida, um instrumento de avaliação alternativo – o e-portefólio – que se nos afigura particularmente relevante e adequado aos contextos de aprendizagem online, abordando de forma sucinta a experiência da sua utilização no âmbito de uma unidade curricular de um curso de 2º ciclo.

Ano: 2011
Autor(es): Lúcia Amante
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eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal

Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.

Ano: 2008
Autor(es): Mário Figueira, Roberto Carneiro, Etelberto Costa, José Lagarto, Maria do Rosário Cabrita, George Siemens, Ludo Pyis, Marc Rosenberg, Stephen Downes
Editora: Novabase, S.A.
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Avaliação online

A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do “novo” paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender. Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projetos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta. A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efetuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!

Ano: 2008
Autor(es): Paulo Dias, Bento Silva, António José Osório (org.)
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
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Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia

Esta obra reúne um conjunto de autores que se debruçam sobre estes desafios que hoje  se colocam ao mundo do ensino e da aprendizagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação. A qualidade, o rigor e a simplicidade dos textos organizados pela Prof. Guilhermina Miranda prometem colmatar um vazio no mercado ao nível da reflexão e da análise, em língua portuguesa, de conceitos vários como o e-learning, tutoria online, e-cursos, sistemas de gestão de aprendizagem, recursos educativos, avaliação online, design educacional, ambientes de aprendizagem, interatividade, literacia, etc.

Ano: 2009
Autor(es): Guilhermina Lobato Miranda (org.)
Editora: Relógio D’Água