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VMCOLAB – European Co-Laboratory for the Integration of Virtual Mobility in Higher Education, Innovation & Modernisation Strategies
O objetivo é contribuir para a inovação e internacionalização das Instituições de Ensino Superior Europeus através da exploração de todo o potencial das TIC e da Mobilidade Virtual e alargando o acesso às experiências internacionais de aprendizagem a todos os estudantes europeus.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Projetos Multilaterais.
Entidade parceira de Portugal: Universidade do Porto
TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom
O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.
SH.A.R.P – Platform for SHAring and Re-Presenting
O projeto “SH.A.R.P – A platform for SHAring and Re-Presenting” visa desenvolver uma plataforma online para promover a partilha de experiências representativas das memórias, das interculturas locais e da educação.
Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: Almada Forma
EMOTE –EMbodied-perceptive Tutors for Empathy-based learning
A ideia dos tutores artificiais começa a ser cada vez mais popular como um complemento ao ensino tradicional. O sucesso de plataformas de e-learning, e de sites como a Khan Academy, está a demonstrar o forte potencial desta tecnologia num novo tipo de ensino, personalizado e distribuído. O projeto EMOTE pretende investigar o papel de robôs com características afetivas e empáticas no processo de facilitar a aprendizagem num contexto de e-learning. Os investigadores irão explorar como criar estímulos sócio emocionais entre alunos e um tutor artificial, de forma a criar relações sociais e afetivas e, desta forma, melhorar a experiência de aprendizagem.
Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do FP7-ICT.
Entidades parceiras de Portugal: INESC-ID ; YDreams Robotics, SA