Formação de professores a Distância: A experiência da Universidade Aberta de Portugal

Pretendemos apresentar sucintamente a experiência de formação de docentes a distância desenvolvida pela Universidade Aberta de Portugal, iniciada nos anos 90, dando conta da evolução desse modelo de formação e da forma como se concretiza atualmente. Esta evolução encontra-se, intrinsecamente ligada ao profundo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas que determinou mudanças significativas nos tradicionais sistemas de ensino a distância. Damos conta da profunda mudança educacional nestes sistemas, onde a comunicação em ambientes online veio proporcionar a criação de novos contextos de aprendizagem. Aborda-se o caso particular da Universidade Aberta e os princípios do seu modelo pedagógico virtual que enquadra a atual oferta pedagógica, incluindo o processo de formação profissional de professores em curso. Procuramos apontar, sucintamente, um conjunto de princípios/propostas, norteadores do caminho a seguir na atual formação de  professores, tendo em vista a construção de uma profissionalidade docente que conduza ao regresso dos professores ao centro das preocupações educativas (Nóvoa, 2005); por último, pretende-se lançar a reflexão sobre o possível contributo dos novos contextos de aprendizagem online no âmbito das propostas enunciadas.

Ano: 2011
Autor(es): Lúcia Amante

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