eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal

Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.

Ano: 2008
Autor(es): Mário Figueira, Roberto Carneiro, Etelberto Costa, José Lagarto, Maria do Rosário Cabrita, George Siemens, Ludo Pyis, Marc Rosenberg, Stephen Downes
Editora: Novabase, S.A.

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