Twitter em contexto académico/profissional: Estudo de caso

Este estudo visa compreender, por um lado, de que forma as pessoas usam o Twitter integrado dentro do seu PLE (Personal Learning Environment) em contexto académico/profissional, e por outro, de que modo poderão alterar os seus comportamentos e práticas, depois de passarem por um processo de aprendizagem formal da ferramenta. Uma das principais características do Twitter é que qualquer indivíduo pode usá-lo como ferramenta de atualização imediata de informação em tempo real partilhando rapidamente qualquer tipo de informação ou interagindo com qualquer outro utilizador. A forma como o conseguirmos maximizar dentro um PLE torna-se fundamental no atual panorama da sociedade da informação e conhecimento, quer em contextos formais, quer informais de aprendizagem/formação. Para o estudo desta relação tomaram-se como referenciais teóricos os conceitos de PLE – Personal Learning Environment e Micro-blogging. Procedeu-se a um estudo de acordo com o paradigma de investigação da Design-Based Research junto de uma comunidade virtual de aprendizagem num contexto formal de aprendizagem académica/profissional, sendo utilizados como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aos estudantes assim como a análise de conteúdo da comunicação/interação desenvolvida pelos membros da comunidade virtual de aprendizagem – estudantes e professores nos diversos espaços das ferramentas, ou seja, no PLE, ao longo das diferentes momentos e atividades de aprendizagem propostas.

Ano: 2013
Autor(es): Paulo Simões
Editora: Universidade Aberta

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