e-Solve – Ready to Use VET

O projeto E-SOLVE visa filtrar conhecimento de projetos inseridos no programa Leonardo da Vinci relacionados com e-learning, classificando-os de acordo com vários aspetos, selecionando boas práticas setoriais e disseminando-as entre as partes interessadas em formação e educação vocacional em toda a Europa. O foco incide em soluções que poderiam ser utilizadas na educação e formação de quadros de topo/de gestão.

A fim de ir de encontro às novas necessidades e comportamentos dos seus alunos/formandos adultos, as entidades de educação e formação profissional precisa familiarizar-se com os mais recentes conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras baseadas em TIC para a aprendizagem ao longo da vida. Tal requer atividades de disseminação e valorização. Centenas de boas soluções foram financiadas com a contribuição financeira do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, os prestadores de serviços na área de formação e educação vocacional necessitam de uma orientação através desta grande seleção de projetos, de modo a mais facilmente poderem encontrar as melhores soluções para a sua atividade específica.

Os resultados finais deste projeto incluem as 50 melhores práticas internacionais em e-learning (“TOP 50 of Best Practices in E-Learning for Vocational Education and Training (VET)”), incluindo a dissertação do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta, integrada na investigação desenvolvida no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning e realizada por Sandra Brás, com o título “A importância do E-Learning na transformação de estratégias organizacionais: O estudo de caso da The Réseaux IP Européens Network Coordination Centre”.

O consórcio do projeto E-SOLVE inclui diversas universidades e associações de e-learning oriundos  de quatro países europeus.

O projecto foi financiado através do apoio do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia.

Data: 2013 - 2014
Promotor: Universidade de Pannonia - Hungria

Voltar à lista