XZ Consultores, SA

Voltar à lista

Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
O e-curso apresenta um Programa de Formação (072 SQ) onde constam os seguintes elementos:
- Objetivos gerais e Objetivos específicos
- Destinatários
- Conteúdos programáticos
- Área de Formação
- Carga Horária
- Cronograma previsto
- e-formador/tutor
- Modalidade de Formação
- Organização da Formação
- Metodologias de Formação
- Recursos Pedagógicos
- Avaliação (Formas de Avaliação)
- Parâmetros de Avaliação
- Espaços/Equipamentos
- Certificação
8. Sistema de informação e apoio ao formando
O e-formando, aquando da inscrição no e-curso, recebe indicação sobre os conteúdos do curso e como funciona (modelo 072SQ), acima referido. Após iniciar o e-curso recebe as indicações sobre como deverá frequentar o e-curso, através do manual do e-formando, mais técnico.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
A plataforma da XZ Consultores, a e-xz, é uma plataforma Moodle.
A plataforma Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre, logo em constante mudança e atualização com novas funcionalidades. Suporta um número elevado de e-formandos em simultâneo. Fundamentalmente, trata-se de um LMS - Learning Management System, ou seja, um aplicativo desenvolvido para ajudar na criação de cursos online com uma vasta disponibilização de recursos. Corre na web sem necessidade de nenhuma instalação, apenas um computador ligado à internet.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Neste e-curso disponibilizamos:
- as normas inerentes ao e-curso, como "cópia de trabalho";
- material teórico, em power point ou em flash (formato livro), com as apresentações sobre cada um dos módulos
- material em word (exemplo de relatório) para download
- exercícios de avaliação
- fóruns para esclarecimento de dúvidas
Todo o material é revisto quando a norma que suporta o e-curso é a atualizada.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Por cada um dos 6 módulos existe um exercício e um fórum para a colocação de dúvidas/relexões.
No final, após a sessão presencial para realização de uma atividade prática em contexto de trabalho, os e-formandos entregam um relatório final, também contemplado para a nota do e-curso.
Todos os momentos de avaliação realizados são individuais e têm timings definidos para a sua realização/entrega.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
O curso está estruturado em 6 módulos. Por cada módulo, é efetuada uma avaliação dos conhecimentos, contemplada na avaliação contínua, através da realização de testes de avaliação, na plataforma, e da entrega de um trabalho final prático.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
O Tutor/e-formador tem um papel ativo utilizando o fórum em duas vertentes diferentes:
- para esclarecimento de dúvidas sobre os módulos - Reativa
- para colocação de reflexões/incentivo à participação - Ativa
5.1. Duração dos cursos/projeto
40H = 90% a distância + 10% presencial, s/ horas síncronas mas com apoio do formador/tutor.
Entidade
XZ Consultores, SA
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
e-curso de Auditor Interno da Qualidade, em grupo, na modalidade de blended learning.
3. Caracterização dos cursos online
A XZ Consultores disponibiliza todas as modalidades de formação a distância:
- elearning com e sem apoio de tutor, com óu sem sessões síncronas
- blended learning com apoio de tutor
Toda a sua oferta é externa.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
40% a 60
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
XZ Consultores, SA - Prestação de Serviços de Consultoria e Formação
Responsável pelo e-learning
Helena Araújo
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
Que todas as entidades que disponibilizem formação a distância tenham algum referencial orientativo, tal como existe na formação presencial.
Voltar à lista