PT – Portugal Telecom

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Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
O desenho pedagógico de cada curso é criado pela equipa de produção de conteúdos eLearning. Os cursos eLearning desenvolvidos pela PT PRO são, normalmente, caracterizados por uma componente teórico-prática e uma componente avaliativa. Pretende-se que a aprendizagem seja progressiva, o que, em eLearning, significa disponibilizar os conteúdos por níveis de aprendizagem. No início do curso, o formando deve encontrar o essencial, resumido e suficientemente motivador para que ele pretenda saber mais informação, para aprofundar ou complementar a matéria.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Além dos objetivos pedagógicos e da contextualização da aprendizagem, presentes no início de todos os cursos eLearning, os formandos têm sempre à sua disposição o programa do curso e as respetivas instruções de navegação (muitas vezes apresentadas de forma esquemática).
Como sistema de apoio, os formandos têm à sua disposição na plataforma:
• "Manual de utilização da plataforma" disponível na Biblioteca da plataforma;
• Tutoriais sobre as principais funcionalidades da plataforma (disponíveis na homepage da plataforma);
• Listagem de "dúvidas frequentes" (disponível na homepage da plataforma);
• "Verificador de requisitos" técnicos (disponível na homepage da plataforma);
• email de suporte técnico à plataforma;
• Fórum de suporte administrativo à plataforma e suporte pedagógico aos cursos.
Além disso, a PT disponibiliza aos seus clientes suporte técnico na gestão da formação e na gestão da plataforma.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
A plataforma Formare® é um Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS – Learning Management System) desenvolvido pela PT, que suporta soluções de formação e educação em ambientes de eLearning e bLearning.
O desenvolvimento do LMS Formare® assenta no recurso a tecnologias inovadoras que fazem desta plataforma uma ferramenta pedagogicamente orientada para uma eficaz aquisição e difusão do conhecimento.
O LMS Formare® adapta-se a diferentes contextos e metodologias formativas e abrange os principais componentes de um sistema de eLearning: a interação eficaz e intuitiva com o utilizador (alunos/formandos e professores/tutores), o acesso fácil à tecnologia (plataforma), a disponibilização de serviços intuitivos e inovadores para os eProfessores, a difusão de materiais pedagógicos (conteúdos formativos e informativos) em diversos formatos e a avaliação da formação. Tudo isto permitindo a autoaprendizagem e a aprendizagem colaborativa.
O LMS Formare® é uma solução escalável que:
• Utiliza o português como língua oficial, predefinida, mas também tem disponível a versão em inglês;
• Possibilita customizações à medida;
• Permite uma gestão flexível de recursos para eLearning, para bLearning, para mLearning e para apoio a aulas presenciais;
• Permite uma interação eficaz e intuitiva com todos os intervenientes do sistema;
• Disponibiliza serviços síncronos e assíncronos para ensino à distância;
• Possibilita a criação, gestão e difusão de conteúdos formativos e informativos em diversos formatos, normalizados e não normalizados;
• Cumpre o principal nível de acesso em termos de acessibilidade (elimina qualquer possibilidade de determinados grupos de pessoas não poderem aceder ao conteúdo);
• Foi desenvolvido de acordo com as principais referências ao nível da usabilidade e de HCI (Human Computer Interaction).
As principais funcionalidades encontram-se organizadas numa estrutura modular, facilitando uma interação eficaz e intuitiva com todos os intervenientes do sistema, sendo de destacar os seguintes módulos:
• Gestão administrativa: gestão de eventos formativos em eLearning e bLearning (catálogo, plano de formação, participantes, formadores, coordenadores, áreas temáticas);
• Gestão pedagógica: gestão da autoaprendizagem e da aprendizagem colaborativa (tutoria, questionários, trabalhos individuais ou de grupo, recursos pedagógicos);
• Comunicação e interação: comunicação síncrona (chat de texto ou vídeo; trabalho colaborativo - partilha de aplicações e apresentações online; comunicação assíncrona - email, fóruns temáticos, fórum geral, troca de ficheiros);
• Disponibilização de conteúdos: criação, importação, disponibilização, normalização e gestão de conteúdos no LMS;
• Avaliação: avaliação pedagógica, da envolvente e da eficácia da formação, com capacidades de avaliação formativa e sumativa;
• Parametrização e Integração: integração com sistemas de informação externos; segurança e confidencialidade dos dados; parametrização à medida do LMS, do ambiente de formação e dos relatórios e indicadores por curso, por turma, por aluno.
Ao nível da exploração realça-se uma grande agilidade na execução de todas as operações e um forte enfoque no cliente final – o utilizador (qualquer que seja o seu perfil), pedagogicamente orientada a uma eficaz aquisição e difusão de conhecimento.
A plataforma Formare® acompanha a evolução tecnológica e a inovação ao serviço da Formação, apresentando cenários evolutivos e funcionalidades tecnológicas inovadores, nomeadamente no que diz respeito à utilização da Web 2.0, a ambientes personalizados de aprendizagem (PLE – Personal Learning Environment), a ambientes imersivos de formação em contextos de Learning 3D e a desafios do tipo Serious Games.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
O material disponibilizado nos cursos é bastante diversificado podendo ser um conteúdo desenvolvido em ambiente de desenvolvimento de conteúdos ou numa ferramenta de autor , ou ser um simples ficheiro vídeo, PDF ou PowerPoint. Todos os cursos são submetidos à norma SCORM, possibilitando a comunicação com a plataforma e o registo do percurso formativo dos formandos. Todos os cursos que são desenvolvidos pela equipa de produção de conteúdos de eLearning são desenhados com o apoio de equipas de especialistas que validam os conteúdos em duas fases distintas: storyboard (validação da componente pedagógica) e multimédia (validação de todo o curso - componente pedagógica + componente multimédia).
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Os cursos eLearning são disponibilizados na plataforma Formare® (LMS da PT), onde decorrem todas as atividades e onde é realizado todo o controlo de acessos e avaliação. A plataforma permite uma análise de resultados e acompanhamento do ciclo de vida da formação em tempo real.
O processo de avaliação depende do tema abordado no curso, sendo que pode incluir exercícios de autoavaliação, avaliação formativa, avaliação sumativa, exercícios de prática simulada, assessments ou testes de avaliação final.
Paralelamente, o fórum de turma pode ser avaliado, partindo da participação dos formandos no mesmo e considerando mais do que uma variável de avaliação. Outra atividade alvo de avaliação é o trabalho individual e/ou grupo.
A avaliação realizada diretamente na plataforma é disponibilizada a partir de uma série de perguntas que, podem ser apresentadas de forma aleatória, assim como as respetivas hipóteses de resposta.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Todos os cursos desenvolvidos têm uma componente prática que pode corresponder a exercícios de autodiagnóstico, exercícios formativos ou exercícios de prática simulada. Estas atividades estão presentes ao longo do curso, tendo como principal objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Assim, todos os exercícios têm feedback imediato de forma a complementar a aprendizagem.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
A tutoria utilizada é maioritariamente do tipo reativa uma vez que os cursos são disponibilizados para um elevado número de formandos em simultâneo e estão desenhados para minimizar a intervenção do formador. Assim, qualquer questão relacionada com os conteúdos formativos deve ser colocada no Fórum da plataforma e é respondida pela equipa de produção de conteúdos.
Nas situações em que a tutoria é ativa, cabe ao tutor a utilização das diversas funcionalidades da sala de aula virtual, no sentido de acompanhar os formandos ao longo do processo de aprendizagem.
A plataforma Formare® (LMS da PT) disponibiliza funcionalidades que permitem a interação entre um tutor e os seus formandos:
• Chat para sessões síncronas com áudio, imagem e texto;
• Fórum de discussão para sessões assíncronas;
• Caixa de mensagens individual (essencialmente utilizada pela tutoria);
• Sistema de avisos;
• Biblioteca (podendo ser criada uma área de partilha de documentação para um curso específico);
• Trabalhos individuais e/ou de grupo;
• Questionários de avaliação final;
• Inquéritos de satisfação da formação.
5.1. Duração dos cursos/projeto
A duração dos cursos eLearning depende do percurso pedagógico desenhado e da temática, havendo uma preocupação de ajustar os dois primeiros em função do seu público-alvo. Os cursos eLearning da PT têm uma duração média de 3 horas.
Entidade
PT - Portugal Telecom
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
A formação dos colaboradores é considerada uma prioridade na PT. Pensar a formação antecipadamente e elaborar um plano de formação adequado permite antecipar soluções e agregar valor aos recursos humanos, aos negócios, ao ambiente e à sociedade. O planeamento do projeto formativo é uma fase crítica para o decorrer de todo o seu desenvolvimento. Nesta fase, são meticulosamente definidos todos os requisitos a implementar, tornando a fase de desenvolvimento mais rica e eficaz.
Uma vez que a PT tem uma grande abrangência de temas na atividade dos seus colaboradores, a estratégia de formação é igualmente bastante diversificada e criativa. Os conteúdos dos cursos de eLearning da PT são organizados de uma forma clara e objetiva e isso representa não só uma organização em módulos/tópicos e subtópicos mas, também, uma seleção e divisão criteriosa da informação a disponibilizar. O bLearning assume também um papel fundamental proporcionando momentos de aprendizagem colaborativa e de conciliação com a atividade diária.
As práticas que a PT tem vindo a utilizar na formação dos seus colaboradores são também disponibilizadas aos seus clientes. Os conteúdos formativos fornecidos a entidades externas têm demonstrando grande qualidade através da métrica mais aplicada na formação - a taxa de sucesso. Constata-se que esta tem sido elevada, revelando a motivação de formandos com uma realidade/cultura empresarial diferente da realidade PT.
3. Caracterização dos cursos online
Para além da formação implementada dentro do grupo, a PT desenvolveu um vasto programa de conteúdos formativos (presencial, eLearning, bLearning e, nalguns casos, mLearning) – catálogo de cursos - que correspondem às várias temáticas mais relevantes para o desenvolvimento de competências necessárias em qualquer organização. A PT também adapta conteúdos pré-existentes e desenvolve novos conteúdos de forma a responder a objetivos mais específicos de cada cliente.
O desenvolvimento multimédia dos cursos tem sempre em conta o público-alvo, a facilidade de utilização, a interatividade e a aproximação com a realidade profissional dos colaboradores. Mobile learning, storytelling, simuladores, vídeos, exercícios interativos, animações são alguns dos exemplos utilizados para dar vida aos mais diversos temas abordados.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
Número total de ações de formação (dados referentes a formação presencial, eLearning e bLearning para colaboradores PT): 5.225, das quais 13% são eLearning e 2% são bLearning.
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
A PT PRO é uma entidade especializada na gestão de processos de suporte, designados por BPO – Business Process Outsourcing. Foi formalmente constituída em 2003 e tem uma história de sucesso na prestação de serviços a mais de 100 clientes nacionais e internacionais. A PT PRO presta serviços nos diferentes domínios das atividades de suporte, nomeadamente gestão financeira e de cobranças, gestão de recursos humanos (incluindo serviços de eLearning), gestão de facilities e gestão documental.
Desde 2005 que a PT PRO detém certificação em três referenciais: qualidade (ISO 9001), ambiente (ISO 140001) e segurança, higiene e saúde no trabalho (OHSAS 18001). A qualidade é, aliás, um dos pilares fundamentais da gestão da PT PRO. Pelo 4º ano consecutivo, a consultora internacional The Hackett Group classificou os processos da PT PRO como world class, equiparando a sua eficiência e eficácia às das mais destacadas empresas internacionais. No âmbito da oferta de serviços de gestão de recursos humanos, a PT PRO desenvolveu uma oferta integrada de soluções de formação multimédia e multiplataforma (eLearning, bLearning e mLearning), sendo uma entidade formadora acreditada pela DGERT - Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho em formação profissional, presencial e eLearning. Para mais informações: www.ptpro.pt
Responsável pelo e-learning
Dina Leitão
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
O sucesso da implementação do eLearning numa empresa com a dimensão da PT deve-se, em grande parte, à relação criada entre os utilizadores, os especialistas pedagógicos e os designers multimédia.
Os percursos pedagógicos são desenhados em conjunto com os principais intervenientes das operações, criando-se cursos que pretendem, acima de tudo, simular a realidade do dia-a-dia dos colaboradores e colmatar as necessidades daí decorrentes.
Toda a componente pedagógica do curso, nomeadamente o desenvolvimento teórico, a definição de exercícios e a avaliação, é criada por uma equipa de concetores de conteúdos – especialistas pedagógicos. Este trabalho é complementado por uma equipa de designers multimédia que assegura a realização da componente de imagem e multimédia.
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