Instituto Politécnico de Leiria

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Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
A preparação de todas as UCs e cursos envolve uma equipa multidisciplinar: coordenador de curso, professor, designer instrucional, técnico, programador, etc.. É sempre construído um plano de aprendizagem detalhado (com todas as atividades, recursos, instrumentos e critérios de avaliação) e um roteiro de aprendizagem (documento mais sucinto) que é distribuído aos alunos no início de cada UC/curso.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Para além dos roteiros de aprendizagem disponíveis para cada UC, alunos e professores têm acesso a vários tutoriais (vídeos e pdfs) com orientações (plataforma, cursos, ferramentas, como estudar, acessibilidade, etc.). O modelo pedagógico é público e divulgado.
Há um helpdesk (com acesso direto) específico para apoio à utilização da plataforma.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
Atualmente é usada a plataforma moodle 2.5, que foi alvo de várias adaptações e melhorias por parte dos programadores da UED, sobretudo ao nível da usabilidade e acessibilidade. Para além da plataforma e das ferramentas que esta disponibiliza (chat, wiki, fórum, glossário, livro, etc.), são usadas de forma integrada outras ferramentas como o bigbluebutton e youtube.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Os recursos são muito variados dentro de cada UC e entre UCs. São utilizados: tutoriais, pdfs, powerpoints, ebooks, vídeos, animações. Os professores são os responsáveis científicos destes materiais. São também responsáveis pela sua atualização periódica.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
As metodologias de avaliação são muito variadas dentro de cada UC e entre UCs, podendo envolver: exercícios; discussões em fóruns; glossários e wikis colaborativos; sínteses colabrativas; trabalhos e projetos individuais e em grupos; testes. Os critérios de avaliação são divulgados no início de cada UC.
Todas as UCs envolvem atividades de avaliação presencial. Em caso de avaliação por exame, os exames são comuns ao ensino presencial.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Todas as UCs são estruturadas em várias atividades (4 a 8) cada uma com várias tarefas e duração variável (1 a 4 semanas). Cada atividade é alvo de avaliação e é dado feedback ao formando sobre o seu desempenho.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
O tutor tem como principal função promover a participação e interação e dar feedback aos formandos. A intervenção de forma ativa está prevista no plano de aprendizagem inicial.
5.1. Duração dos cursos/projeto
50%-90% horas a distância; 0%-20% horas síncronas.
Entidade
Instituto Politécnico de Leiria
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
As atividades da grande maioria das UCs assentam num modelo colaborativo, centrado no aluno, com tarefas a desenvolver colaborativamente na plataforma ou através de ferramentas da web 2.0.
O IPL criou em 2007 o seu modelo pedagógico - Modelo EaD do IPL (disponível na página da UED em http://www.ued.ipleiria.pt/ ) - que é seguido em toda a oferta EaD.
3. Caracterização dos cursos online
Oferta externa ao nível de licenciaturas, pós-graduações e mestrados em modalidade de b-learning, com tutor em todas as Unidades Curriculares. Oferta interna e externa de cursos de curta duração em modalidade de e-learning, com tutor.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
4 licenciaturas online num total de 45 - 8,9%; 4 mestrados online num total 48 - 8,3%; 3 cursos formação contínua.
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
O Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior comprometida com a formação integral dos cidadãos, a aprendizagem ao longo da vida, a investigação, a difusão e transferência do conhecimento e cultura, a qualidade e a inovação.
Promove ativamente o desenvolvimento regional e nacional e a internacionalização. Valoriza a inclusão, a cooperação, a responsabilidade, a criatividade e o espírito crítico e empreendedor.
Email de contacto
rita.cadima@ipleiria.pt
Responsável pelo e-learning
Rita Cadima
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
Deve existir um processo contínuo de avaliação da qualidade do e-learning que conduza à reformulação e melhoria constante. No caso do IPL tentamos monitorizar aspetos como: taxas de sucesso; taxas de abandono; nível participação/interação; relevância dos conteúdos e atividades; qualidade materiais; estruturas e estratégias de suporte; tipos e funções de avaliação; adequação da tecnologia.
São usados vários instrumentos como inquéritos a estudantes e a docentes, e learning analytics da própria plataforma.
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