Conclusão – Estudos e Formação, Lda.

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Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
O Centro de Incubação de formação a Distância assenta num modelo de aprendizagem que procura interligar a aprendizagem autodirigida e na aprendizagem colaborativa, dando um papel preponderante na qualidade de ensino às especificidades dos formandos.A aprendizagem autodirigida pressupõe que o formando seja responsável e autónomo por autodirigir o processo de aprendizagem pessoal. Além do formando gerir a sua auto-aprendizagem de acordo com as tarefas solicitadas pelo formador, o formando adopta também papel activo como produtor de conhecimentos, efectuando pesquisas, fornecendo links de interesse, publicando documentos, contribuindo para enriquecer os conteúdos abordados nos cursos.
A aprendizagem colaborativa resulta da circunstância dos indivíduos trabalharem em conjunto, preconizando os valores e princípios essenciais para promover as competências individuais e colectivas para atingirem os objetivos definidos. Na tutoria online assíncrona, o formador realiza um acompanhamento a cada formando, facultando no ínicio de cada módulo um ROTEIRO PEDAGÓGICO - cujo modelo é facultado pela Coordenação. Este documento assume como guia orientador que tem como finalidade acompanhar o auto-estudo do e-formando, realizando todas as atividades previstas respeitando, sempre que possível, o prazo de entrega das mesmas (prazo definido pelo formador), antes de passar para o módulo seguinte, de forma a evitar a sobrecarga de trabalhos, permitindo assim, a sequência de aprendizagem.
O nosso modelo contemplará o sistema de gestão de aprendizagem LMS (Learning Management System) em www.e-conclusao.forinsia.com
A nossa plataforma de formação a distância – onde decorrerá os cursos a distância - oferece aplicações distributivas de conteúdos multimédia interactivos, canais de comunicação síncrona e assíncrona e gestão da aprendizagem com a participação de formandos e formadores.
Ao longo do curso, os formandos beneficiarão do apoio permanente da Coordenação Pedagógica e dos formadores, que esclarecerão as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderão colocar as suas questões a qualquer momento durante a formação. O curso encontra-se estruturado em aulas que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
Os formando aceder à mesma a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de estarem disponíveis até ao último dia da formação. As aulas são disponibilizadas na plataforma de gestão de aprendizagem e pode frequentar cada aula quantas vezes desejar.
Os formando têm a possibilidade de efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável e/ou pela Coordenação da Formação a Distância ao longo do funcionamento do curso.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Na vêspera do curso a Coordenação disponibiliza a cada participante um Kit do e-Formando. Este Kit contempla um conjunto de documentos de apoio aos futuros e-formandos com o objetivo de fornecer informação adequado ao nível da: 1) entrada da plataforma e-Learning (credencias de acesso à plataforma e-learning juntamente com o Guia/tutorial informativo de acesso à Plataforma eLearning Center para auxiliar os formandos em cada passo);
2) Funcionamento dos cursos e formatos de avaliação (b-learning / e-learning); 3) Dicas de uma aprendizagem de sucesso (como participar, como aprofundar temas com o formador; planificar e gerir o autoestudo da melhor forma através da adequada utilização das ferramentas e atividades integradas na plataforma Moodle.
- Manual do e-formando (que contempla informações gerais específicas cerca do curso, nomeadamente a metodologia de fucionamento do curso e-learning / b-learning, cronograma). No 1º dia do curso até ao último dia a Coordenação de Formação a Distância desempenha um papel ativo ao nível da integração/acolhimento dos formandos na plataforma, acompanhamento ao longo do curso.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
A Conclusão utiliza a plataforma Moodle instalada e desenvolvida pela Forinsia (Secretaria online), com vista a obter uma maior interface e facilidade de navegação para toda a comunidade online. Recorrendo a tecnologias e ferramentas de videoconferência, o For.Talent (Projeto Inovador de Formação a Distância) implementa uma metodologia dinâmica que permite que as sessões síncronas decorram com recurso a som, imagem e escrita. Esta metodologia permite a interação em tempo real entre o formador/tutor e os participantes.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Durante o curso serão disponibilizados na plataforma de e-Learning documentação variada de apoio à aprendizagem como: exercícios de consolidação da aprendizagem, no sentido de se conciliar a vertente teórica com exercícios/exemplos práticos para os participantes poderem testar os conhecimentos adquiridos. Além disso, estão igualmente disponíveis na plataforma documentos em pdf e outros tipos de ficheiros (animações/videos, etc) com diversas das matérias abordadas no curso, concebidas pelos formadores. Na fase de conceção e desenvolvimento de conteúdos, os formadores seguem os procedimentos solicitados pela equipa do e-learning. Posteriormente, através da utilização de uma tecnologia, a Equipa converte os conteúdos para o e-learning (produzidos pelos formadores num template) para conteúdos interativos. Sempre que considerar necessário - conforme os resultados dos inquéritos de satisfação e de avaliação de desempenho aplicada a cada formador - a Coordenação foca especialmente na em atender à satisfação dos nossos formandos e a perceção da qualidade da formação fornecida. Neste sentido, a Coordenação solicita aos seus formadores a atualização/revisão períodica dos conteúdos. Além dos conteúdos dos cursos desatualizados, a Coordenação foca em outras questões relevantes que colocam a em causa a qualidade de qualquer curso e-learning, como por exemplo: Conteúdos pouco apelativos (por exemplo: contéudos baseados unicamente em texto); Incumprimento de prazos de tutoria (prazo máximo de 48H); Incuprimento dos procedimentos de boas práticas que cada formador deve respeitar e aplicar em todo o processo formativio, principalmente ao nível do acompanhamento dos formandos; Tutoria com comentários pouco detalhados e de baixo valor acrescentado para o formando nos fóruns de discussão; Ausência de tutoria nos últimos dia de formação.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
O sistema de avaliação dos nossos cursos e-learning baseiam-se em três vertentes:
1) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA/INICIAL: A avaliação diagnóstica é fulcral, pois permite avaliar o grau de conhecimentos e as competências dos formandos antes de iniciar qualquer curso.
Os formandos terão de realizar um teste de diagnóstico antes de iniciar o primeiro módulo.
2) AVALIAÇÃO FORMATIVA/CONTÍNUA: Para o e-formador a avaliação formativa serve para testar a aprendizagem dos e-formandos, esclarecer todas as suas dúvidas, fornecer sugestões de melhoria, redefinir estratégias e tirar o melhor proveito das sessões online a avaliação formativa será realizada em duas situações: pelas respostas dos formandos aos testes no final do módulo; pelo envolvimento dos formandos nas atividades do fórum e em sessão síncrona e tarefas previstas nos planos de sessão online. Ao serem fornecidas as soluções propostas para os testes, os e-formandos poderão compará-las às suas, de modo a que compreendam o que erraram e porque erraram. Além disso, terão a possibilidade de questionar o seu e-formador quer através de mecanismos assíncronos previstos (e-mail ou fórum de discussão) ou síncronos (numa sessão online síncrona).
3) AVALIAÇÃO FINAL: A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
- (TF) Média simples dos testes finais / trabalhos relativos a cada módulo do curso: 80%.
- (PS) Participação e contribuição individuais nas sessões online: 10%.
- (PF) Média das notas atribuídas à participação individual nos fóruns: 10%.
A avaliação final da formação destina-se a fazer corresponder, sob a forma de escala numérica (0 a 100) ou escala qualitativa (Insuficiente a Muito Bom), o grau de domínio dos objectivos por parte dos formandos. A avaliação final (AF) será obtida pela soma dos resultados da avaliação em cada um dos critérios, tendo em conta as ponderações indicadas, de acordo com a seguinte fórmula: (AF) = 0,8* (TF) + 0,1* (PS) + 0,1* (PF). A aprovação na parte curricular do curso requer aprovação em todos os módulos, com uma classificação igual ou superior a 10 valores. Nota: todas as atividades/testes/exercícios práticos deverão ser submetidos na plataforma na ferramenta alocada para o efeito (e.g. Envio de ficheiros avançado; trabalho de casa…), bem como a participação nos fóruns que envolvem igualmente a realização de reflexões e atividades serão contabilizados para avaliação da aprendizagem.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
A tipologia de atividades é definida pelo e-formador e depende da especificidade de cada curso / módulo. No geral, todos os módulos deverão contemplar exercícios práticos, reflexões, testes de avaliação e/ou outro tipo de atividades (individual ou grupal) para objeto da aprovação modular e/ou final. Dada extensidade dos módulos, uma vez por semana é disponilizado (tornar o módulo em modo visível na plataforma) um módulo e respetivos conteúdos e guia de atividades previstas para objetivo de avaliação. Os formandos deverão realizar as atividades previstas, num prazo estipulado, antes de passar para o módulo seguinte, de forma a respeitar a sequência de aprendizagem.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
A Coordenação de Formação a Disância fornece um conjunto de documentos aos seus e-formadores de apoio ao planeamento e conceção de cursos/módulos nos quais os tutores deverão cumprir os procedimentos solicitados com vista a promover a qualidade dos cursos: (e.g: Referencial de Desempenho dos Formadores/Tutores - Boas Práticas de Tutoria;Estratégias de dinamização de fóruns; Comunicação/interação com os Formandos; Critérios de Avaliação dos cursos e-Learning; Guião de Atividades/módulo;bem como o preenchimento obrigatório de documentos para inclusão no Dossier Técnico-Pedagógico (planos de sessão; avaliaçãop das aprendizagens; inquéritos de avaliação no Gesfor [avaliação global do curso e autoavaliação do formador; e avaliação da plataforma e-learning, etc.). Todos os formandos beneficiam do acompanhamento ativo e personalizado por parte do formador quer nas sessões síncronas, quer nas atividades assíncronas.
5.1. Duração dos cursos/projeto
O curso de NEE (com 4 módulos) tem a duração total de 30 Horas em regime e-learning repartidas da seguinte forma: Sessões síncronas (4 sessões x 1 hora): 8 horas comunicação síncrona online que decorreram em horário pós-laboral, em função da disponibilidade de todo o grupo; Sessões Assíncronas/Autoaprendizagem (nº total previsto): 17 Horas.
Entidade
Conclusão - Estudos e Formação, Lda.
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Curso de Necessidades Educativas Especiais (NEE) cujo projeto surgiu da iniciativa Job.Talent - Investir na Carreira como e-Formador(a). O projeto foi aprovado e integrado no Catálogo de Formação a Distância. Este curso é desenvolvido em regime e-learning em em turma/grupo (mínimo de 5 formandos) de forma a proporcionar experiências positivas através da troca de conhecimentos pelos vários elementos do grupo. Na 1ª edição participaram 16 formandos.
3. Caracterização dos cursos online
A Formação e-learning e b-learning promovida inclui: Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Formação de e-Formadores e Formação em Moodle, homologados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho (b-learning) é reconhecido pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). As outras áreas de formação as distância são Informática, Direito, Gestão e Administração e Saúde e Desporto, cursos de Ciência Forense e Criminologia, Geratria/Gerontologia. Todos os cursos beneficiam do apoio do formador. Temos desenvolvido e-Workhsops gratuitos que visam sensibilizar o público para a desmitificação de ideias erróneas a respeito das novas formas de aprendizagem: formação a distância, salientando as inúmeras vantagens que possui. Exemplos: Ano 2013: e-Workhsop: "Iniciação às Práticas de Ensino/Formação a Distância" Ano 2014 e-Workshop "Empreender e Inovar a Distância" com o apoio do Com.Empregos.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
5 %
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
A Conclusão - Estudos e Formação, Lda. é uma empresa que iniciou a sua atividade em 1987, especializando-se na promoção de cursos de formação profissional, na elaboração de estudos e projetos e no desenvolvimento de atividades de consultoria empresarial. Tem sede em Coimbra e delegações em Aveiro, Leiria, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Seia, Águeda, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital, Póvoa de Varzim e Santarém.Além das suas estruturas físicas, conta ainda com uma rede de Centros de Formação e de parcerias de colaboração com Promotores e a Agentes nas várias regiões do país, o que lhe permite ter uma estratégia de actuação de nível nacional, numa relação de proximidade com o cliente, apostando na qualificação do serviço e na fidelização dos clientes individuais e empresariais.
Como entidade promotora e como entidade formadora, tem direccionado a sua oferta formativa para as principais áreas de formação procuradas pelo mercado, nomeadamente formação para a qualificação inicial e continua de activos, contribuindo para a melhoria da sua empregabilidade e desenvolvimento profissional e formação especifica para as empresas, apoiando-as nas suas estratégias e obrigações legais de formação continua dos seus trabalhadores.
Como principais áreas de formação onde se tem destacado, nomeadamente pela dimensão da formação realizada, podem ser referenciadas as seguintes: Formação de Formadores; Higiene e Segurança no Trabalho; Mediação Imobiliária e Construção Civil; Ambiente e Novas Energias; Formação Empresarial; Novas Tecnologias; Mediação Laboral; Formação Linguística; Outras áreas.Além de desenvolvimento de formação na metodologia presencial, a Conclusão tem vindo nos últimos anos a especializar-se em novas metodologias de formação, tendo criado o seu e-Learning Center em 2012. O Projeto For.Talent abrange a oferta formativa a distância (em regime de b/e-learning) em diversas áreas de quatro empresas parceiras: Conclusão, Edacademy, Edicad e Associação JADRC. Contempla ainda propostas aprovadas na Iniciativa JOB.Talent cujo objetivo é fomentar o espírito empreendedor de profissionais que pretendem apresentar propotas de formação a distância.
Email de contacto
elearning@conclusao.pt
Responsável pelo e-learning
Mónica Garcia
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
• Competências técnicas e pedagógicas dos formadores e coordenadores de formação a distância: a necessidade de formar os formadores continuamente enquanto e-formadores (a própria certificação da DGERT exige isso) e coordenadores com experiência/conhecimento na área;
• Cursos pensados nos formandos e com valor acrescentado;
• Motivação das pessoas para aprender;
• Plataforma interativa e intuitiva (de utilização fácil) e, sempre possível, com a versão atualizada;
• Conteúdos interativos, com rigor técnico, centrados nas necessidades formativas e que respeitem a filosofia do e-elearning;
• A opinião dos formandos conta muito – questionários de satisfação aplicados aos formandos de modo a melhorar o funcionamento e atratividade da formação online;
- O trabalho de melhoria contínua de toda a Equipa Pedagógica nas questões acima referidas, já que quando temos um formando satisfeito com um curso há grandes probabilidades do mesmo vir a frequentar outros cursos (com o mesmo formador ou com outros formadores), como tem vindo a acontecer na nossa organização.
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