CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors

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Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Curso A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação
Duração: 48 horas
•12 horas presenciais (distribuídas por 2 sessões presenciais + 1 Workshop Final);
•36 horas online (auto-estudo, trabalhos práticos, sessões síncronas e assíncronas, realização do projeto individual).

Curso Recuperação Económica e Coesão Social (1)
Duração: 30 horas
Sessões presenciais: 12 horas
Sessões à distância:
Síncronas: 3h
Assíncronas: 15h

Curso Afirmação da União Europeia no Mundo
Duração: 45 horas
•Sessões presenciais (4 dias):11h
•Sessões à distância
Síncronas (12 sessões): 20,30h
Assíncronas (9 sessões): 13,30h

Por uma Eco-Europa
Duração: 55 horas
•Sessões presenciais:15h
•Sessões à distância:40h

Recuperação Económica e Coesão Social (2)
Duração: 30 horas
•Sessões presenciais:15h
•Sessões à distância:15h

União Europeia: Cultura e Cidadania
Duração: 44 horas
•Sessões presenciais:8h
•Sessões à distância:36h

Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal
Duração: 50 horas
•Sessões à distância:50h.

Para todos os cursos foram definidos roteiros pedagógicos pela equipa responsável pela implementação do projecto (instrucional designer, coordenador pedagógico, tutor)
Curso A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação
Estratégia formativa
• Aprendizagem Autónoma, onde o Formando constrói o seu próprio conhecimento e reflecte sobre o seu perfil de aprendizagem e os seus objectivos;
• Aprendizagem Colaborativa, através da partilha e troca de experiências, interagindo com o grupo (Formandos e Tutor) de acordo com o seu portfólio de competências e os seus interesses pessoais e profissionais;
• Tutoria Activa, orientadora e estimuladora de aprendizagens significativas, através da promoção de reflexões e pesquisas aliciantes;
• Acompanhamento Contínuo, através de um modelo sequencial de formação mas, também, através da presença contínua dos Tutores que acompanham todo o processo de aprendizagem de cada Formando;
• Investigação Ativa, assente em actividades práticas, em pesquisas estruturadas e na participação em fóruns de discussão. Sendo o curso ministrado num formato de Blended Learning, foi composto por um misto de sessões presenciais e sessões online.


Afirmação da União Europeia no Mundo:
Os planos de sessão foram concebidos de modo a estimular a motivação dos formandos ao longo do processo de aprendizagem. Neste sentido, foram desenvolvidos para todas as sessões (presenciais e à distância), pequenos inputs (explanações teóricas do formador com a duração máxima de 5 minutos e sempre acompanhadas de instrumentos audiovisuais: powerpoints , vídeos, apresentação de websites, fichas de exercícios, etc.) intercalados com métodos de apoio á participação activa dos formandos (dinâmicas de grupo, brainstorming, jogos pedagógicos, votação on-line, entre outros).
Deu-se principal ênfase ao método de ensino “aprender fazendo” ou “ Educação através do diálogo” porque se considera que o formando é o principal responsável pela sua própria aprendizagem. O tutor estimulou a aprendizagem e acompanhou os formandos tendo em conta, não só os resultados a atingir, mas também as necessidades, expetativas e motivações de cada um.
Nas sessões presenciais foram programados vários momentos com vista a promover a aquisição de competências relacionais e de interação no grupo de formação, visando a consolidação das aprendizagens, através da realização e debate de trabalhos de grupo, apresentações síntese dos formadores, discussão de problemas de gestão e de funcionamento do curso e o aprofundamento das questões técnico-pedagógicas relevantes em cada unidade.
Foram ainda realizadas sessões assíncronas - com recurso a fóruns, provas/testes, material interactivo do curso, fichas de trabalho, email - e sessões síncronas possibilitando ao formando a oportunidade de questionar o formador e/ ou os seus colegas, realizar actividades em conjunto, partilhar informação e até realizar trabalhos em pequenos grupos.

Curso Recuperação Económica e Coesão Social 1:
Estratégias de formação
- O curso foi moderado pelos e-formadores especializados em cada uma das temáticas do curso;
- Os conteúdos do curso foram disponibilizados online de modo a permitir a frequência do curso de forma autónoma. Os conteúdos foram criados pelos formadores, utilizando textos, imagens, exemplos de problemas e propostas de atividades. Aos formandos foi lhes possibilitado explorar livremente as secções de conteúdo e/ou seguir um percurso pré-determinado;
- Pesquisa orientada para a resolução de problemas que incluem análise de textos, resolução de webquests, realização de entrevistas, exercícios de auto-avaliação e exercícios formativos de interação com os formadores;
- Pesquisa na Internet de Comunidades de Prática on-line existentes para a contextualização do curso e exploração, a título exemplificativo, de uma comunidade de prática on-line;
- Organização de grupos para a elaboração de trabalhos sobre constituição de Comunidades de Prática Online e estratégias de dinâmicas e de interação;
- Realização de projetos individuais e de grupo.

Recuperação Económica e Coesão Social - 2:
Sessões online para execução dos 4 tópicos do Curso, correspondendo a cada um deles um LO – Learning Object, concebidos e ministrados na Plataforma Moodle e passíveis de reutilização posterior nos contextos específicos dos Participantes (Sala de Aula, Formação Profissional, Empresa, etc);
Momentos de Comunicação Síncrona: Chat (Plataforma Moodle);
Momentos de Comunicação Assíncrona: Fórum (Plataforma Moodle);
Conteúdos concebidos para o Curso;
Forte interação entre participantes e e-Tutores e incentivo ao trabalho colaborativo;
Participantes organizados em Grupos para a respetiva produção de trabalhos por LO – Learning Objects, e trabalho final de Curso, elaboração de um artigo para submissão a publicação na Wikipedia;
Materiais diversos, Textos, Vídeos, Testes, Exercícios, grafismo e locução
Os objetos de Aprendizagem foram concebidos em função da definição dos Objetivos de Aprendizagem para cada Unidade, essencialmente referenciais de modo a apontar pistas, abrir caminhos a reflexões ulteriores.

Por uma Eco- Europa:
Estratégias utilizadas
• Comunicação Síncrona por texto, som e vídeo;
- Comunicação moderada entre os participantes por texto, áudio e vídeo;
- Utilização quadro branco interactivo;
- Possibilidade de gravação das sessões para utilização assíncrona.
• Fóruns de discussão - Discussões assíncronas; - Múltiplos fóruns em torno de diferentes tópicos com subscrição
• Colaboração e aprendizagem ativa
- Permite que o formando seja activo no seu percurso de aprendizagem;
- Permite a reflexão pública e partilhada com colegas;
- Permite a reflexão privada e partilhada com o formador;
- Potencia a interação e o social learning com a criação dos Social Learning Spaces ;
- Edição colaborativa de conteúdos online e criação de espaços de trabalho de grupo para comunicação e partilha.
• Percursos de aprendizagem personalizados
- Aprendizagem personalizada de acordo com o progresso de cada aluno baseada em regras e critérios.
• Criação de Portefólios Digitais
- Os membros da comunidade reúnem e partilham informação online que documentam o seu percurso de aprendizagem, permitindo uma avaliação do progresso dos formandos no Curso;
- Criação de Portfólios partilhados (Grupos de trabalho e equipas de projeto podem desenvolver portefólios em conjunto incentivando a colaboração e o social learning);
-Criação de blogues e diários no seu Portefólio que refletem o seu percurso de aprendizagem.

União Europeia: Cultura e Cidadania:
A metodologia adotada assentou em dois vetores fundamentais: estudo individual e trabalho colaborativo, através da participação em fóruns de discussão.
O estudo individual pressupõe que o formando leia os materiais que são disponibilizados, tomando nota dos aspetos que se lhe afiguram menos conhecidos, procurando colocá-los em confronto com os seus conhecimentos anteriores, distinguindo aspetos essenciais de aspetos acessórios, numa perspetiva de apreciação crítica e construtiva de conhecimentos, organizando e elaborando sínteses/reflexões pessoais.
Cada temática desenvolve-se, assim, em torno de propostas de atividades que partem da consulta orientada de determinados recursos, esperando-se que haja uma participação ativa nos fóruns associados a essas atividades. Para cada tema, serão indicados os materiais de leitura obrigatória. Será, ainda, disponibilizado um conjunto de materiais de consulta/leitura opcional, sempre que se considere necessário.
O trabalho individual deverá fornecer a base para o trabalho colaborativo, nomeadamente a participação nos fóruns de discussão, de natureza assíncrona, que têm como objetivo a partilha de conhecimentos com os colegas e a clarificação de dúvidas com os docentes responsáveis pela formação.

Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal:
O curso assenta numa metodologia de projeto, com uma componente forte de diálogo e de interação na resolução cooperativa de problemas entre os formandos.
Incorpora uma componente teórica e conceptual, seguindo um Guia de Formação, com o suporte em e-Learning para consubstanciar os dois vetores, de autoaprendizagem e trabalho colaborativo. A plataforma permite aceder a recursos, orientações, bem como alocar fóruns de discussão reflexiva ou documentos de apoio às práticas que, entre si, os professores podem partilhar e com a equipa de formação analisar, selecionar ou melhorar. Os(as) formandos(as) concretizarão projetos em tutoria direta aos seus alunos, com a condução dos trabalhos sob diretivas comuns. Desta forma, aposta-se na criação de comunidade(s) de aprendizagem (cf. Modelo pedagógico Community of Inquiry – CoI, de Randy Garrison, Terry Anderson e Walter Archer). Cada membro é autónomo na gestão das suas dinâmicas elaborando o seu percurso documentado em portefólio digital, aberto, no entanto, a comentários e questões dos restantes membros da comunidade, com a moderação dos responsáveis pelo curso (seguindo orientações do modelo E-moderating, de Gilly Salmon).
Ao longo do curso serão co-construídos blocos de informação intercomunicantes acerca da União Europeia – Cultura e Cidadania.
O curso pretende, ainda, promover ações de consciencialização para as formas de participação ativa dos cidadãos, a partir de Portugal, na construção europeia centrada nos objetivos da Estratégia 2020. Para tal contempla a realização de uma atividade Wiki-ICE, além da ministração de conteúdos relativos à educação para a cidadania europeia.
Do conjunto de todas as ações resulta uma síntese das situações-problema identificadas e eventuais soluções, cujo mapeamento supõe sustentar atitudes favoráveis e participação ativa ou exercício responsável do ser cidadã(o) da Europa.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Em todos os cursos foi disponibilizado um guia da plataforma, um guia do curso com as informações pertinentes, nomeadamente sobre a avaliação, atividades a desenvolver, etc. A existência de um serviço de help desk ao formando foi um dos requisitos solicitados às empresas/Universidades que implementaram os cursos.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
Importa salientar que o caderno de encargos dos concursos lançados para a concepção e implementação dos cursos consagrou, enquanto condição necessária, "A plataforma LMS (Learning Management Systems) a utilizar deverá ser software Open Source e deverá cumprir no mínimo as normas de acessibilidade nível A das WCAG 1.0 (Web Content Acessibility Guidelines) da W3C (World Wide Web Consortium), tanto ao nível da ferramenta como dos conteúdos".
Em todos os cursos a Plataforma utilizada foi a Moodle, associando várias ferramentas web 2.0., sendo utilizadas em praticamente todos os momentos da formação: Fóruns de discussão, Chats, Blogues, Twitters, YouTube.
No caso do curso Afirmação da União Europeia no Mundo, para além da Moodle foi feita a ligação directa a uma plataforma dedicada à comunicação e colaboração síncrona – Elluminate Live! – que assegurou as sessões online síncronas do curso, com resultados positivos .
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Os conteúdos dos diferentes cursos foram desenvolvidos por especialistas na área dos assuntos europeus e em Ciências da Educação, com recurso sempre que necessário de acordo com o formato utilizado, a programadores informáticos. Todos os conteúdos foram revistos e validados pela equipa da unidade de Formação, Animação Pedagógica e Projetos.
Uma vez que os cursos foram realizados no âmbito de contratos estabelecidos entre a empresa/Universidade e o CIEJD, na qualidade de Organismo Intermediário da Comissão Europeia por um período não superior a 12 meses, não existiu qualquer upgrade dos conteúdos disponibilizados para a realização dos cursos.
Alguns exemplos.

A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação
Em suporte papel:
• Manual do Curso (contém informação geral sobre o curso e regras de funcionamento, entre outros);
• Plano de Trabalho do Curso (com todas as atividades a realizar diariamente);
• Guia da Plataforma (tutorial sobre como utilizar as diferentes funcionalidades da plataforma),
• Documentos de suporte às actividades presenciais.
Em formato electrónico (na plataforma):
• Guia do eFormando (Contém sugestões de como ser formando online, entre outros.);
• Conteúdos multimédia;
• Artigos de referência específicos sobre as temáticas abordadas nos diferentes módulos;
• Bibliografia;
• FAQs;
• Glossário;
• Sites úteis;
• …entre outros.

Afirmação da União Europeia no Mundo
• Planos de sessão (formato PDF);
• Apresentações electrónicas (formato PowerPoint) de suporte às sessões presenciais;
• Apresentações electrónicas (formato PowerPoint) de suporte às sessões online síncronas na plataforma Elluminate Live!;
• Apresentações electrónicas com as explanações teóricas e links associados aos temas
• Sumários e objectivos dos módulos;
• Textos em formato PDF ou editados na moodle; Resumos;
• Fichas de exercícios;
• Fóruns: gerais e de aprendizagem;
• Wiki;
• Links de interesse para o tema e recursos audiovisuais externos referentes às temáticas;
• Bibliografia compilada;
• Informação e ajuda sobre o curso.

Recuperação Económica e Coesão Social (1)
• Recursos didáticos interativos sobre os temas centrais de cada um dos módulos , de forma a apoiar o processo de aprendizagem dos formandos.

Foram criadas várias animações em linguagem Flash, contendo imagens, grafismos, e conteúdos didáticos com o objetivo de explanar cada uma das temáticas abordadas de uma forma independente, facilitando, assim, a sua utilização em contextos posteriores ao curso.

Por uma Eco Europa
Foi proposto um conjunto de actividades, nomeadamente:
• Leitura, visualização e interação com conteúdos multimédia;
• Participação em fóruns temáticos para discussão e partilha de conhecimento;
• Participação em fóruns para esclarecimento de dúvidas;
• Realização de autoavaliações;
• Leitura de artigos de referência sobre os temas dos diferentes módulos;
• Pesquisas Orientadas e Pesquisas Livres em sites;
• Realização de actividades práticas de grupo, procurando desenvolver competências colaborativas e de trabalho em equipa;
• Realização de trabalhos individuais;
• Realização de um projecto individual.
Foram, ainda, desenvolvidos conteúdos multimédia interactivos para:
• Introdução dos temas em estudo;
• Aprofundamento dos principais conceitos, apresentando pontos de vista, realidades actuais e visões de futuro e testemunhos.

Recuperação Económica e Coesão Social (2)
Recursos didáticos SCORM para as 4 unidades do curso
Manual com todos os conteúdos para o formando (143 pag.) incluindo links para outras fontes de informação, vídeos, etc.

União Europeia: Cultura e Cidadania
Os conteúdos de suporte à formação foram construídos por forma a poderem ser reutilizados pelos docentes em contexto de sala de aula, na ótica do aprofundamento das questões inerentes à União Europeia, à cidadania e ao envelhecimento ativo, com os seus alunos. Os slides são essencialmente informativos e muito visuais e pretendem facilitar a aproximação do cidadão comum às instituições europeias, ao seu enquadramento e intervenções.
Foram ainda selecionados um conjunto de documentos e colocados na rúbrica “Saber +” da plataforma de ensino a distância para permitir aos docentes aprofundarem os temas abordados no curso. No “Saber +” constam referências bibliográficas, links com informações úteis sobre os temas, vídeos e filmografia selecionada para permitir aos docentes trabalhar os temas noutros contextos, de forma criativa e diferenciada.

Ser Cidadão da Europa em Portugal
Foram produzidos vários textos de apoio para cad um dos módulos e proposto um guião de atividades educativas, de abrangência nacional que teve como objetivo despertar os cidadãos para as questões culturais e de ordem cívica para a afirmação da identidade, valorização, requalificação, defesa e manutenção.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação:
• Realização do Projeto (30%);
• Criação do e-Portfolio individual (15%);
• Participação nos fóruns de discussão (15%);
• Participação nas sessões síncronas (10%) [20% na Ação da Madeira e Açores];
• Participação nas sessões presenciais (10%) [0% na Ação da Madeira e Açores];
• Testes de avaliação (10%);
• Interação com o dispositivo de eLearning (10%).

Afirmação da União Europeia no Mundo:
1- Trabalho individual a desenvolver pelos professores nas respectivas Escolas acerca do papel da UE no Mundo – 30% ;
2- Trabalho individual, oral e escrito, sobre “As mais- valias da integração europeia para Portugal” – 20% ;
3- Participação activa dos alunos nas sessões síncronas (participação em debates, fóruns, votações, etc.) – 15%;
4- Realização de fichas formativas ao longo do curso – 10%;
5- Trabalho de grupo – 10%
6- Teste de avaliação de aprendizagens adquiridas – 10%.

Recuperação Económica e Coesão Social (1):
O processo de aprendizagem é baseado em actividades/tarefas que o formando desenvolve semanalmente, tendo um formador responsável por cada módulo para apoio neste processo construtivo de interacção permanente. O desempenho no Curso será aferido ao longo de toda a formação e através de vários meios, dando a oportunidade a todos os formandos de alcançarem os objectivos pedagógicos.

Por uma Eco - Europa:
Projeto individual - 20%;
Projeto global - 10%;
Portfólio individual - 15%;
Discussão nos Fóruns - 15%;
Sessões Síncronas - 20%;
Testes de avaliação - 10%;
Participação Global - 10%;
Total. 100%.

Recuperação Económica e Coesão Social (2):
1. Participação global 10%;
2. Sessões presenciais 15%;
3. Sessões on-line 10%;
4. Testes de avaliação 10%;
5. Actividades Colaborativas 30%;
6. Actividade Colaborativa wiki 25%.

Ser Cidadadão da Europa em Portugal:
Avaliação contínua (50%), avaliação final (50%) atribuída individualmente aos professores-formandos, com base nos projetos concebidos e emergentes da turma ou grupo de alunos que acompanhou como professor/tutor.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Europa da Cidadania da Criatividade e Inovação
Módulo 0 (sessão presencial)
• Boas Vindas/ Apresentação do Formador e dos Formandos;
• Apresentação do Curso;
• Exploração do Ambiente da Aprendizagem Online.
Módulo 0 Acolhimento e Introdução ao Curso
• Exploração da Plataforma de Aprendizagem
• Criar e personalizar o seu e-Portfolio;
• Perfil de Aprendizagem;
• Inquérito de Expectativas;
• Balanço de Competências;
• Convívio online.
Módulo 1 Desafios para a Europa no Século XXI
• Desafios de uma sociedade em mudança;
• New Millenium Learners.
Módulo 2 Cidadania, Criatividade e Inovação
• Novas competências para o Século XXI;
• Promoção da Cidadania;
• Resolução criativa de problemas;
• Inovação na Escola do Século XXI.
Sessão Presencial 2
• Desafio prático criativo (consolidação dos conteúdos abordados).
Módulo 3 Projecto
• Introdução ao Projeto
• Fase de Análise;
• Fase de Desenho;
• Fase de Desenvolvimento;
• Fase de Implementação;
• Fase de Avaliação.
Workshop Final
• Apresentação dos resultados do Projecto;
• Apresentação de trabalhos dos formandos e testemunhos desta experiência formativa.
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Afirmação da União Europeia no Mundo
Estrutura Modular:
Módulo 1 - Da CEE à União Europeia – a evolução da afirmação da UE no Mundo
Módulo 2- A comemoração dos 25 anos do Tratado de Adesão de Portugal à UE
Módulo 3 - A UE e a minha prática pedagógica
Módulo 4 – A afirmação da UE no Mundo para lá das suas fronteiras
Módulo 5 - A UE, ator normativo com responsabilidades mundiais
Módulo 6 – Os desafios atuais da afirmação da UE no mundo e o Tratado de Lisboa

Conteúdos Programáticos:
Módulo 1 - Da CEE à União Europeia – a evolução da afirmação da UE no Mundo.
a) De Roma a Lisboa: evolução histórica, reflexão crítica;
b) A afirmação da Europa como potência mundial;
c) Dimensão económica, comercial e financeira;
d) Dimensão social;
e) Dimensão de segurança e defesa: Política Externa e de Segurança Comum (PESC); Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD).
Módulo 2- A comemoração dos 25 anos do Tratado de Adesão de Portugal à UE
a) Mudanças ocorridas em Portugal desde a entrada na CEE em 1986;
b) O contributo da UE para os cidadãos portugueses, europeus e mundiais: Agricultura, Pesca e Alimentação; Liberdade, Segurança e Justiça; Ambiente, Consumidores e Saúde; Ciência e Tecnologia - Competitividade e Inovação; Emprego e direitos sociais – Crescimento e Emprego; Energia e recursos naturais; Economia, Finanças e Fiscalidade;
c) Os 25 anos do Tratado de Adesão de Portugal à UE;
d) Mudança de perceção dos conceitos de cidadania nacional/europeia.

Módulo 3 - A UE e a minha prática pedagógica:
O papel do professor enquanto educador e multiplicador
a) O novo conceito de “educação global”;
b) Coaching: O papel do professor enquanto multiplicador na Europa;
c) Educação e métodos de educação não formal para projectos de contexto europeu nas escolas, associações e organismos locais;
d) Boas práticas de programas de apoio comunitário, campanhas e iniciativas de contexto europeu nas áreas da educação, cultura, juventude, cidadania e empreendedorismo: Juventude em Acção; Aprendizagem ao Longo da Vida; Fundo Social Europeu (QREN); Cultura e Media – Europa dos Cidadãos; Empreendedorismo: Erasmus for young entrepreneurs; Outros Programas (Investigação, CORDIS/7º P-Q, Progress, etc.); Iniciativas em contextos de âmbito europeu: Dia(s) da Europa; Ano(s) Europeu(s); Primavera da Europa; Campanha Todos Diferentes Todos Iguais;
e) Fontes de Informação europeia: websites, portais e publicações;
f) Como promover o meu sentido de pertença e vivência de cidadania europeia?

Módulo 4 – A afirmação da UE no Mundo para lá das suas fronteiras
4.1. O alargamento como fator de preponderância
a) Implicação das relações com os novos países fronteiriços;
b) Critérios de adesão; influência no orçamento comunitário, reforma das instituições e legislação comunitária.
4.2. Relações externas com outros países/regiões do mundo
a) América do Norte; América Latina; BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China); Japão e Médio Oriente;
b) Agrupamentos regionais;
c) Política de vizinhança com o mediterrâneo e o Leste Europeu.
4.3. Relações externas com organizações internacionais
a) UE – Organização Mundial do Comércio;
b) UE – NATO;
c) UE – ONU.

Módulo 5 - A UE, ator normativo com responsabilidades mundiais
a) Novo ímpeto de ajuda humanitária: programas de assistência externa (administração civil no Kosovo; ajuda financeira à Autoridade Palestiniana, reconstrução do Afeganistão, etc.);
b) O ambiente e o aquecimento global;
c) Eficácia energética;
d) Luta mundial contra o terrorismo, o crime internacional e o tráfego de droga;
e) Promoção do desenvolvimento, dos direitos humanos e do combate à pobreza;
f) Estratégia europeia de segurança e a construção de um actor global.

Módulo 6 – Os desafios atuais da afirmação da UE no mundo e o Tratado de Lisboa
a) As principais mudanças ocorridas com o Tratado de Lisboa a nível da política externa, segurança e defesa;
b) O papel do Presidente do Conselho Europeu e do Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança; a importância da Personalidade Jurídica da Comissão Europeia; a «A cláusula da solidariedade»; novos serviços para a ação externa / ajuda humanitária; etc;
c) O Tratado de Lisboa como fomentador dos princípios orientadores da UE: Democracia participativa, paz, solidariedade, prosperidade, respeito pelos Direitos Humanos; igualdade;
d) A Estratégia europeia de segurança e a construção de um ator global.
Os planos de sessão foram concebidos de modo a estimular a motivação dos formandos ao longo do processo de aprendizagem. Neste sentido, estão previstas para todas as sessões (presenciais e à distância), pequenos inputs (explanações teóricas do formador com a duração máxima de 5 minutos e sempre acompanhadas de instrumentos audiovisuais: powerpoints , vídeos, apresentação de websites, fichas de exercícios, etc) intercalados com métodos de apoio à participação activa dos formandos (dinâmicas de grupo, brainstorming, jogos pedagógicos, votação on-line, entre outros).
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Recuperação Económica e Coesão Social (1):
Estrutura modular
• Módulo 1 – Introdução ao curso e à plataforma e-Learning
- Introdução ao curso;
- Introdução à plataforma e-learning e modos de utilização;
- Principais etapas e datas do curso;
- Experimentação na utilização da plataforma e-Learning em sala;
- Experimentação dos conteúdos para preparação da formação online.

• Módulo 2 – Fontes de Informação e Conhecimento sobre a UE
- Indicadores estruturais e conjunturais
- Fontes de informação estatística da UE: o Eurostat, Comissão Europeia (AMECO, LAF, …), Banco Central Europeu;
- Fontes de informação estatística extra U.E.: OCDE – STAN Database, FMI, IFS, ONU, Banco Mundial, Penn Tables ;
- Problemas associados à construção de indicadores: conversão monetária, preços correntes e preços constantes, análise dinâmica: taxas de variação (homologa, média, em cadeia).

• Módulo 3 – O Mercado Interno e a Coesão Social
- A construção da Europa – do Tratado de Roma ao Tratado de Lisboa. Políticas comuns e coesão (Política Regional; Estratégia 2020; Quadros Comunitários de Apoio /QREN);
- União Económica e Monetária – o papel do Euro na coesão;
- Relevância da qualificação e Aprendizagem ao Longo da Vida nos objectivos da coesão social.

• Módulo 4 – Regulação Financeira, Crise e Recuperação Económica
- Regulação Financeira e inovação financeira;
- Sobreendividamento: causa e consequência da crise financeira;
- Desequilíbrios externos: o papel dos BRICs na nova ordem mundial;
- Falhas de mercado e do Estado;
- A recuperação económica: V, W ou L.

• Módulo 5 – Projecto de divulgação/Plano de ação
- Criar um plano de ação para implementar as aprendizagens adquiridas junto dos seus alunos, utilizando os conteúdos multimédia criados no curso.
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Por uma Eco- Europa:
Estrutura Modular
Módulo 0 - Introdução
Apresentação do Curso;
Exploração do ambiente de aprendizagem online;
Sensibilização para o tema do Curso com debate;
Projeto.

Módulo 1 - Conhecer
A Europa e o Ambiente;
Temas de Ecologia;
Ecologia Urbana;
Eco-Projetos;
Projeto.

Módulo 2 - Mobilizar
Criação e Dinamização de Comunidades;
Mobilizar com a web 2.0;
Projeto.

Módulo 3 - Agir
Projeto;
Encerramento do curso.
Na vertente online foram realizadas um conjunto de atividades:
• Leitura, visualização e interação com conteúdos multimédia;
• Participação em fóruns temáticos para discussão e partilha de conhecimento;
• Participação em fóruns para esclarecimento de dúvidas;
• Realização de autoavaliações;
• Leitura de artigos de referência sobre os temas dos diferentes módulos;
• Pesquisas Orientadas e Pesquisas Livres em sites;
• Realização de atividades práticas de grupo, procurando desenvolver competências colaborativas e de trabalho em equipa;
• Realização de trabalhos individuais;
• Realização de um projeto individual.
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Recuperação Económica e Coesão Social (2):

Módulo 1
Aborgadem Histórica e de Enquadramento
• Origens da UE – Condições Históricas e Sócio-Económicas para o seu surgimento;
• A CEE;
• O Mercado Interno;
• O Alargamento;
• A UE.

Módulo 2
O Desenvolvimento da Estrutura Comunitária
• A Comunidade Económica Europeia - CEE;
• A União Monetária: o Euro;
• Desenvolvimento económico e social;
• A União Europeia: desenvolvimento da CEE à UE;
• A União Política: perspetivas

Módulo 3
A Crise e a Coesão Económica e Social
• A Crise Mundial – Fenómeno de Globalização;
• Estratégias Político – Económicas para debelar a Crise;
• A Coesão Económica e Politica;
• A necessidade de Coesão Social;

Módulo 4
A Crise e a Coesão Económica e Social
• A ameaça dos mercados emergentes (China, Índia, …);
• União Europeia, no contexto das grandes potências;
• Para onde caminha a Europa;
• Perspetivas de desenvolvimento;
• Nota Final.
Conceitos presentes na operacionalização do curso
• Learning On Demand: Micro Learning
Módulos temáticos constituídos em Unidades minimalistas e reportando a Objectivos Específicos de Aprendizagem .
• Social Learning: Cooperation/Collaboration/Sharing
Incentivo permanente à actividade Colaborativa e ao estabelecimento de laços de Cooperação entre os Participantes, bem como à partilha do Conhecimento, tendo em vista a potenciação do Output final solicitado (trabalhos, intervenções, etc.).
• Informal Learning: We learn with the others
Incentivo à pesquisa e ao auto-estudo em contexto informal recorrendo e utilizando as ferramentas Web 2.0 para aquisição de conhecimentos.
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UNIÃO EUROPEIA – CULTURA E CIDADANIA:
• Módulo 0 – Introdução ao curso e à plataforma e-learning – 4 horas presenciais
Unidade 1 - Apresentação da estrutura do curso / funcionamento da plataforma de ensino a distância / apresentação e planeamento das várias atividades / metodologia de avaliação

• Módulo I – O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações - 15 horas On-line
Unidade 1 - Emprego, Trabalho e Aprendizagem ao Longo da Vida
- Enquadramento ;
- O Envelhecimento da População na Europa;
- A Transição da Vida Ativa para a Reforma;
- Destaque Sénior Positivo;
- Testar Conhecimentos;
- Saber +.
Unidade 2 - Saúde, Bem-estar e Condições de Vida
- Atividades Promotoras de Saúde e Bem-Estar;
- Serviços de Apoio para Pessoas Idosas;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.
Unidade 3 - Solidariedade e Diálogo Intergeracional
- Relações Intergeracionais;
- Boas Práticas Intergeracionais;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.
Unidade 4 – Voluntariado e Participação Cívica
- Voluntariado Sénior;
- Cidadania Sénior;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.

• Módulo II – O Projeto da União Europeia - História, Cultura e Identidade: 15 horas On-line
Unidade 1 - Emprego, Trabalho e Aprendizagem ao Longo da Vida
- Enquadramento;
- O Envelhecimento da População na Europa;
- A Transição da Vida Ativa para a Reforma;
- Destaque Sénior Positivo;
- Testar Conhecimentos;
- Saber +.
Unidade 2 - Saúde, Bem-estar e Condições de Vida
- Atividades Promotoras de Saúde e Bem-Estar;
- Serviços de Apoio para Pessoas Idosas;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.
Unidade 3 - Solidariedade e Diálogo Intergeracional
- Relações Intergeracionais;
- Boas Práticas Intergeracionais;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.
Unidade 4 – Voluntariado e Participação Cívica
- Voluntariado Sénior;
- Cidadania Sénior;
- Destaque Sénior Positivo;
- Saber +.

• Módulo III – O Exercício da Cidadania na União Europeia - 14 horas On-line
Unidade 1 - O que é ser um Cidadão Europeu
- Enquadramento histórico;
- Exercício da cidadania na UE;
- Saber+.
Unidade 2 – Uma Porta de Oportunidades
- Viver, estudar e trabalhar na UE;
- Agenda europeia para a cultura;
- Saber+.
Unidade 3 – Cidadania Ativa
- Tratado de Lisboa;
- Iniciativa cidadania europeia;
- Saber+.
A cada um dos módulos foram associadas várias atividades e a estas um Fórum de discussão e de esclarecimento de dúvidas.
Existiram também fóruns de grupo que permitiram a discussão e o desenvolvimento dos trabalhos de grupo. Os grupos de trabalho foram formados nas sessões presenciais iniciais.
A salientar a atividade "Uma Europa para todas as Idades" realizada ao longo do curso, assumindo o caráter de trabalho final, que deu origem ao E-book “Uma Europa para Todas as Idades”. Os diferentes grupos de trabalho, constituídos por região, apresentaram a sua proposta de prática intergeracional na última sessão presencial.
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Ser Cidadão da Europa em Portugal:
Tema 1
A Cidadania Europeia: conhecer e saber usufruir dos direitos de cidadania
1.1. Conceito de cidadania europeia;
1.2. História da cidadania da União Europeia;
1.3. Tratados europeus e consagração da cidadania europeia;
1.4. Direitos e deveres dos cidadãos da UE;
1.5. Cidadania europeia versus cidadania nacional?;
1.6. Tratado de Lisboa – reforço da cidadania e participação;
1.7. Instituições e organismos da UE – contributos para o exercício da cidadania;
1.8. Fontes de documentação e informação oficial da UE;
1.9. Multilinguismo e a tradução – formas facilitadoras da comunicação com e entre os cidadãos da UE;
1.10 Educação para a cidadania Europeia

Tema 2
Cidadania ativa e participação
2.1. A Cidadania Europeia face aos objetivos UE 2020
2.2. Participação, cidadania ativa e passiva
2.3. A UE e os jovens – Iniciativa “Juventude em Movimento”
2.4. Apresentação do projeto “Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal”
2.5. Iniciativas da Cidadania Europeia (ICE): participação e envolvimento dos cidadãos no futuro da Europa
2.6. Cidadania europeia e contributos para a identidade nacional: Valorização do património e criação de ícones culturais, nacionais, regionais e locais, com o apoio da UE
2.7. Mapeamento da Cidadania Europeia.

Das atividades propostas importa referir:
Mapa 3 – A Europa em perspetiva.
O presente mapa foi co-construído com base nos contributos dos professores-formandos relativamente ao reconhecimento de aspetos, elementos ou conteúdos sensíveis ou de particular importância no processo de Construção Europeia. Os diferentes contributos encontram-se organizados em torno de aspetos ou elementos relativos ao processo de Construção Europeia do conhecimento dos professores-formandos; elementos desconhecidos pelos formandos previamente à frequência do curso; elementos que, pela sua suma importância, todos os cidadãos deveriam reconhecer e conhecer; a identificação das principais fontes de consulta e aprendizagem relativamente ao processo de Construção Europeia; e os conteúdos do processo de Construção Europeia mais pertinentes e suscetíveis de serem trabalhados pedagogicamente.
Mapa 4 - A Europa e dos desafios locais.
No decorrer do Fórum de Discussão, foi solicitado aos formandos que indicassem elementos experienciais do exercício da Cidadania Europeia. Os mesmos encontram-se organizados em torno de 3 tópicos principais: os direitos adquiridos que são considerados fundamentais para o exercício da Cidadania Europeia; a identificação de elementos da participação e presença europeia a nível local; e ainda os elementos a nível local que carecem de particular atenção por parte da União Europeia.
Mapa 5 - Wiki-ICE: Iniciativa de Cidadania Europeia
Os professores formandos foram convidados a contribuir com ideias para uma Iniciativa de Cidadania Europeia. Os diversos contributos são passíveis de ser organizados em torno dos seguintes clusters: coesão; uniformidade; intercâmbio; e conhecimento.
Mapa 6 - PhotoVoice: Do conhecimento à ação.
O presente mapa representa contributos dos professores-formandos relativamente a elementos e iniciativas de participação e cidadania europeia desenvolvidos a nível local ou escolar.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
Em todos os cursos a interação entre tutores e formandos foi ativa e reativa, através da existência de sessões síncronas e sessões assíncronas. As sessões presenciais dos cursos em blended learning constituiram uma mais valia no acompanhamento dos formandos e na superação de algumas dificuldades tecnológicas.
• Interacção formando - sistema (nível de interacção entre o formando e as funcionalidades disponíveis na plataforma: publicação de artigos, troca de e-mails, participação nos fóruns);
• Interacção formando - tutor (nível de interacção entre o formando e o tutor através de colocação de questões e sugestões, debate de ideias e consolidação de conhecimentos);
• Interacção formando - conteúdo (nível de interacção entre o formando e o conteúdo avaliado através dos relatórios da plataforma, nomeadamente leitura de documentos e artigos de referência e visita a sites de referência);
• Organização (conhecimento do plano de trabalho e dinâmica da formação, cumprimento dos prazos e acompanhamento da matéria de acordo com o calendário indicativo, gestão do tempo).
Entidade
CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Os cursos tiveram como destinatários os professores dos diversos níveis de ensino e jovens quadros de empresas. Através destas iniciativas procurou-se facultar formação no âmbito dos assuntos europeus e promover a utilização das ferramentas Web 2.0. No caso do Pessoal Docente a aquisição de novas competências, nomeadamente na área das tecnologias, contribuiram para gerar um sentimento de autoconfiança, promovendo a criatividade, a construção de conhecimento, e a partilha entre pares no âmbito de uma aprendizagem colaborativa.
3. Caracterização dos cursos online
Todos os cursos foram ministrados em blended learning e embora tenham sido promovidos pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, na qualidade de Organismo Intermediário da Comissão Europeia, ao abrigo da Parceria de Gestão, foram implementados por diversas empresas e Universidades. Todos os cursos tiveram tutor.
- Ano 2009:
A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: NovaBase

- Ano 2010:
Recuperação Económica e Coesão Social (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: TecMinho

Afirmação da União Europeia no Mundo (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: Deltaconsultores

- Ano 2010/2011
Por uma Eco-Europa (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: Novabase

Recuperação Económica e Coesão Social (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: AIP

- Ano 2013
União Europeia: Cultura e Cidadania (5 turmas)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: CECOA e Universidade Aberta

Ser Cidadã(o) da Europa em Portugal (1 turma)
Entidade que assegurou a conceção/ desenvolvimento e implementação: Universidade de Coimbra
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
100 %
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direção Geral dos Assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros. O CIEJD tem como missão:
• Informar, promovendo o conhecimento e o debate sobre a União Europeia
• Formar os cidadãos nos assuntos europeus
• Promover uma maior participação de portugueses nas Instituições e Organismos da UE e de outras Organizações Internacionais
• Informar sobre abertura de concursos e outras oportunidades de negócio lançadas pelas instituições da União Europeia (instituições, órgãos, agências, etc.)
• Desenvolver e, ou apoiar a realização de iniciativas sobre a União Europeia
Desde 2008 que o Centro foi nomeado Organismo Intermediário (OI) no quadro de uma Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, sendo responsável pela implementação do Plano de Comunicação Anual sobre a União Europeia em Portugal.
Email de contacto
filomena.antonio@ciejd.pt
Responsável pelo e-learning
Filomena António
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
1. Design instrucional dos cursos - que deve ter presente quais os destinatários, promover aprendizagens significativas a nível pessoal ou profissional;
2. Tutoria ativa - a existência de uma tutoria ativa com recurso a feedback frequente motiva o formando para a aprendizagem e para a conclusão do curso;
3. Aprendizagem colaborativa - a partilha de experiências interpares, a construção de conhecimento constitui uma mais valia nos cursos de elearning, contribuindo para a motivação do formando, o que se traduz na redução do abandono.
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