- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- >
Lino Oliveira
Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em 2012 com a tese “Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior”. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1986. Docente de Informática no Ensino Superior desde 1991, no Politécnico do Porto (P.PORTO) desde 2001 e na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) desde 2016 onde é Professor Adjunto do Departamento de Informática. Pró-Presidente do P.PORTO para os Sistemas de Informação e Responsável pelo Gabinete de Infraestruturas, Sistemas e Comunicações (2018-2022). Membro da Unidade de E-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (EIPP/P.PORTO) (2012-2022). Investigador integrado fundador da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD) da ESMAD desde 2017. Investigador integrado na Unidade de I&D Games, Interaction & Learning Technologies (GILT) desde 2022. Investigador do INESC Norte (1986-1988) e Investigador Estagiário do CERN (1987) desenvolvendo trabalhos em redes de computadores. As suas principais áreas de interesse e nas quais desenvolve grande parte de sua investigação são a Web social e as tecnologias aplicadas à Educação, o e/b‑learning e os ambientes pessoais de aprendizagem. Publicou vários artigos sobre estes assuntos em conferências nacionais e internacionais. Tem sido membro de Comissões Científicas e de Programa de várias conferências. Tem sido revisor de publicações de diversas revistas científicas.
Patrícia Ervilha
Formadora e consultora na área de formação e desenvolvimento, com 20 anos de experiência. E-formadora, criadora e gestora de e-conteúdos desde 2020. Formação mais recente em ferramentas digitais e pedagogia do e-learning: CCPE em e-formador CCPE em criação de conteúdos para auto aprendizagem Instructional Designer H5P
OptimTex – Software Tools for Textile Creatives
O setor têxtil está a exigir fortemente recursos humanos com competências em tecnologias de informação, como programadores de máquinas de tecelagem ou designers de vestuário. Assim, o projeto OptimTex está focado em melhorar os conhecimentos e competências dos estudantes do Ensino Superior na área das aplicações de software para o setor têxtil, bem como a empregabilidade no seio das empresas têxteis, fornecendo os instrumentos de formação adequados para a sua profissão.
O projeto Erasmus+ “OptimTex” inclui:
– Criação de um Curso online de aplicações de software do setor têxtil, fornecendo conteúdos educativos numa abordagem da prática à teoria.
– Criação de instrumentos para a transferência de soluções de software para as empresas têxteis, oferecendo ferramentas adequadas para melhorar a utilização de software de modelação e simulação nas empresas do setor.
– Implementação de ferramentas para apoio multilingue e organização de programas de estudo intensivos.
Observatório de b-Learning: Investigação, Planeamento e Gestão das Tecnologias Digitais ao Serviço da Educação
Procurou-se determinar as respostas que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a oferecer para promover o desenvolvimento das aptidões reconhecidas como essenciais aos actuais profissionais. Verificou-se uma crescente preocupação por parte das instituições sobre esta temática que estruturam a reflexão sobre o que se pretende com os processos formativos, direccionando para a definição clara dos objectivos da aprendizagem. Dado o foco de interesse deste estudo estar direccionado para o ensino superior, após a breve revisão da literatura, é efectuada uma descrição sumária da estrutura do sistema de ensino superior em Portugal, do seu funcionamento e da sua maturidade face ao e-Learning. Este documento inclui a descrição do processo de recolha de dados efectuado com o objectivo de determinar os elementos considerados mais relevantes para os docentes, aquando da definição das unidades curriculares, avaliando a importância dos descritores sugeridos no sistema ECTS. Este processo culminou com o desenvolvimento de um protótipo para a definição de unidades curriculares. Mais do que a construção de uma aplicação tecnologicamente avançada, este protótipo teve como objectivo primordial o estabelecimento de uma “linguagem comum” na definição de cada unidade, que seja realmente útil e que facilite a mobilidade estudantil ao nível nacional e europeu.
Mariana Barros
Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Mariana Barros é formadora nos cursos de Especialização EaD (E-Learning) em Organização e Gestão da Formação, em Gestão de Recursos Humanos e coordenadora dos cursos de Formação pedagógica inicial de Formadores, homologados pelo IEFP. Faz parte da Equipa de coordenação e gestão dos cursos homologados pela ACT. Atualmente, desempenha funções de Coordenadora da Formação na Twofold – Academia de Formação.
Joana A. P. Fernandes da Costa
Joana Costa é licenciada em Educação, pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Foi autora de um dos primeiros estudos sobre o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na vida dos adultos certificados. Atualmente desempenha funções de Gestora da Formação , Coordenadora Científica e E-Formadora na Twofold – Academia de Formação.
TAD: The Ability Advisor
O projeto “TAD – The Ability Advisor” visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto lançou um um curso de formação em b-learning que incluiu uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.
O curso online “Consultor de Turismo Acessível” está disponível em https://learning.abilityadvisor.eu/
Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.
Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)
A wake-up call for b-learning in Portuguese higher education
A Universidade do Minho e outras instituições de ensino superior (IES) estão a criar novos currículos de 2º ciclo do 3º ciclo, proporcionando cursos b-learning ágeis com modelos e formatos pedagógicos diferentes. Esses cursos estão a modelar um setor contemporâneo de IES, visando estudantes online e atraindo estudantes internacionais para estudos de curto prazo. O panorama do e-learning nas IES em Portugal está a mudar, com a criação de programas a solo ou em consórcio, desenvolvendo políticas internas, regulamentos e programas para alunos em todo o mundo, em e-learning ou b-learning.
Case based learning for therapeutics: student’s performance in face to face vs blended learning
A adoção de atividades de E-Learning por instituições de ensino superior é considerada uma importante contribuição para novas oportunidades de aprendizagem, tanto em termos de formação inicial, bem como de formação ao longo da vida. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para fins de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimento. Na medicina e de enfermagem, há exemplos extensos que ilustram a adaptação de componentes tecnológicos e métodos de ensino. No entanto, tanto quanto foi possível apurar, os exemplos são escassos em Farmácia e Ciências Farmacêuticas. Neste trabalho, propomos a explorar uma abordagem de aprendizagem baseada em casos para o ensino de terapêutica, utilizando blended learning. Quando em comparação com a situação do face a face, os nossos resultados mostram um significativo melhor desempenho no grupo de blended learning.
Advan2Tex – E-learning course for innovative textile fields
O projeto Advan2Tex pretende contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.
Este projeto é dinamizado numa parceria entre o INCDTP – Instituto Nacional de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (Roménia – coordenador do projeto), Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho (Portugal), TZU – Instituto de Ensaios Têxteis (República Checa), Universidade de Maribor (Eslovénia), e Universidade Técnica de Iasi (Roménia).
Financiado pela Comissão Europeia – Parceria estratégica KA2 na área de têxteis inovadores – programa Erasmus+.